quarta-feira, 22 de julho de 2009

"CONSELHOS MUNICIPAIS"

As vezes me surpreendo com tanta falta de informação, a algum tempo o Blog levantou o assunto do Fundeb e de seu conselho, pois então, até hoje não se sabe o nome dos conselheiros, se alguem quiser saber com certeza vai ter que fazer um requerimento e esperar, esperar e esperar.O que a população não sabe é que isso deveria ser público e estar ao acesso de todos. Muito interessante para o Poder Executivo, a população mal informada nunca poderá exigir nada.
Mas o Blog deseja hoje, alertar a população que podemos sim, participar da administração de nossa cidade seja individual ou através dos CONSELHOS MUNICIPAIS.O que a população não sabe é que os conselhos devem ter participação ativa nas verbas, e poder de decisão .Abaixo vamos citar alguns desses conselhos:

CONSELHO DE ALIMENTÇÃO ESCOLAR:controla o dinheiro para a merenda escolar,verifica se o que a prefeitura comprou chegou as escolas,analisa a qualidade da merenda e deve se reunir freqüentemente.

Deve ter representantes dos pais de alunos e prestar conta dos gastos efetuados.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE: controla o dinheiro destinado a saúde, acompanha as verbas que chegam pelo SUS e repasses de programas federais, controla a execução das ações na saúde e deve se reunir freqüentemente.

Deve ter representantes do povo e outras classes

CONSELHO DO FUNDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Fundeb):examina gastos realizados com recursos do fundo ,supervisiona o censo escolar, acompanha a aplicação dos recursos do fundo e do transporte escolar e presta conta ao Fnde

Também deve ter representantes de pais de alunos.

Esses são alguns dos conselhos municipais, deveriam exercer suas funções.Devemos agora saber quem são os membros destes conselhos e nos informar com os conselheiros, vamos também pedir a colaboração de nossos vereadores para que informe a população os membros de cada conselho, para que a população possa exercer o seu papel!

Para mais informações existem cartilhas no site http://www.cgu.gov.br/ e se desejar pode deixar sua pergunta no Blog!!!

2 comentários:

  1. Pode haver dois membros de uma mesma família representando um mesmo conselho? Com tantos habitantes em Analândia, muitos pais e alunos, como pode acontecer isso?

    ResponderExcluir
  2. GENTE , TÁ TUDO ERRADO !!! SERÁ QUE UMA PINTURINHA RESOLVE? CREIO QUE NÃO .
    DERRUBA ESSES CONSELHOS E FAÇAM TUDO DE NOVO .
    VAI DAR MAIS TRABALHO CORRIGIR DO QUE FAZER TUDO NOVO. PODE SER????
    QUANTA COISA ERRADA !!! ISSO NÃO PODE ACONTECER NUMA CIDADE COM APENAS 4 MIL HABITANTES .ESTÁ FALTANDO COMPETÊNCIA PESSOAL!
    NUM GUENTA????????ENTÃO..............

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!