domingo, 18 de abril de 2010

Turismo em Analândia

Quando falamos em turismo, falamos em uma grande fonte de renda e benefícios para a cidade, mas para que isto se realizar, precisamos ter um conjunto de ações ordenadas e orientadas por especialistas no assunto, para que possamos trilhar por caminhos certos e conseguir realmente aproveitar este mercado muito lucrativo.

Mas para isso se concretizar precisamos de fornecer beneficios e conforto ao turista, dar bom atendimento e mostrar lugares bonitos e agradavéis.

Esta  matéria foi inspirada nos comentarios do Sr Pedro  Ferreira, o Minhoco, que preocupado com o futuro da cidade,  por duas vezes foi até a tribuna da Câmara dos Vereadores e indagou os vereadores sobre quem seria o secretário do turismo,ou o responsável por este setor e nenhuma resposta obteve, aliás teve sim um comentário nada feliz do vereador Nando, que fez um comparativo com a cidade de Monte verde-MG, que ele  afirmou não conhecer, o que  não precisava ser falado,  pois muitos que lá estavam  conhecem  Monte Verde-MG, e sabem o grande potêncial turístico de referida cidade e desconsideraram a inverdade dita por este vereador. Veja sait de Monte Verde-MG e confira.


Monte Verde -MG


O que devemos pensar é em melhorar o nosso setor turístico, mas para isso não precisamos rebaixar as outras cidades, podemos sim traçar comparativos no sentido de obtermos bons exemplos e aplicar em nossa cidade.

Veremos alguns lugares e paisagens e analisaremos se Analândia está se preocupando com a população e com o turismo.






Veja este cartão postal de Analândia,uma verdadeira obra de engenharia do século XX, gastamos muito dinheiro público e  acreditem este matadouro nunca funcionou, gastamos mais dinheiro e transformamos em um viveiro de mudas, que também não faz mudas, veja que temos muitos atrativos.
 Ande mais um pouco e participe de um verdadeiro rallye, com direito a trator para rebocar seu carro encalhado.

Todos os anos depositamos milhões de toneladas de terra nos rios, contribuindo mais um pouco para que estes desapareçam.
Graças a toda esta preocupação ambiental conseguimos a pior classificação regional no Ranking, classificação 551º, e mais um pouquinho seriamos a pior do estado, mas estamos caminhando para isso, se continuarmos assim conseguiremos ultrapassar as 12 cidades que faltam.
Gastamos mais de R$1.500.000,00 e construimos na entrada da cidade, um enorme lago de merda,uma latrina gigante, para todos verem e sentirem, que após 8 anos do início das obras ainda continuamos poluindo nossos rios.



Animais mortos na lagoa da estação de tratamento de esgoto , este é o cuidado que temos com os animais.

A cidade está bela, limpa, asfaltos bem feitos, enorme respeito com o povo e seu dinheiro, vamos até mostrar.


Este asfalto já durou 1 ano, é de ótima qualidade não acham ?  O TC até já aprovou, o prefeito fez até muitas cópias da decisão e distribuiu pela cidade, as obras realmente são ótimas. Cabe falar que já teve três reformas, mas isto acontece, não é mesmo ?
Temos outros atrativos, mas não tem espaço para falar, mas vou citar: Assim cada um pode visitar e se deslumbrar com a beleza e a infraestrutura dos locais:
-Ponte amarela
-Caixa  d`água
-Salto Major Levy, sinta o perfume das águas
-Coreto
-Praças do centro
-Calçadão
-Praça Antonio Moura, antiga pousada da carola


Bom, agora a pergunta é:

Analândia está preocupada com o Turismo ?

21 comentários:

  1. Me desculpem, mas Analândia espanta os turistas, as pessoas que aqui vem, são pessoas que aqui nasceram, tem parentes, etc.
    Precisa sim de incêntivo e de ação, pois a cidade está em péssimas condeições.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. São Paulo é conhecido pelos estrangeiros, apesar de apresentar muitos problemas, como o estado que mais se aproxima do primeiro mundo.
    Analandia se localiza na região central do estado, muito próximo a São Carlos, capital da técnologia e outras cidades de grande desenvolvimento.
    As fotos apresentadas acima devem ser de alguma cidade na Etiópio,Gana, Cenegal, Mongólia ou algum desses paises de extrema miséria.Acredito que o administrador do blog se enganou quando pegou as fotos mostradas como sendo Analandia. Sr. administrador, olhe direito o seu arquivo e verifique se não houve engano?

    ResponderExcluir
  4. E o Nando disse que Monte verde é que cheira merda.

    ResponderExcluir
  5. E o Nando disse que Monte verde é que cheira merda.

    ResponderExcluir
  6. TURISMO NO FINAL DE SEMANA - PARTE 1
    Finalmente chegou o final de semana e junto com ele surgem os momentos de descontração, reunião familiar, encontro com os amigos.....enfim somos os donos do nosso tempo.
    O tempo agora nos pertence e podemos usufruí-lo de acordo com os nossos próprios interesses.
    Temos tempo suficiente para aproveitar de todas as belezas naturais da nossa querida Analândia.
    Ah.... como é bom sair sem ter hora para voltar;
    Ah..... como é gostoso estar próximo das pessoas de que a gente mais ama;
    Ah .....como é saudável prosear e jogar conversa fora andando pelas ruas da nossa cidade;
    Ah.... como é bom ir até a praça e dela se aproveitar
    Afinal de contas A PRAÇA DA NOSSA CIDADE está sempre ......
    limpa;
    com pessoas caminhando com suas famílias e crianças;
    com um parquinho infantil sempre muito bem cuidado;
    com bancos confortáveis e sempre limpos para a gente sentar;
    com shows de teatro ao vivo;
    com festas que desenvolvam a nossa cultura local e regional;
    com feira de livros, CDs, DVDs, LPs...
    com muitas atividades para todas as idades e patrocinadas pela prefeitura (exposição de fotos, feira de artesanato, encontro de carros antigos, exposição de flores, encontro de duplas sertanejas e populares que se utilizam do nosso coreto, feiras de produtos – doces, legumes , frutos, leite, queijo, ovos - que foram produzidos pelos sitiantes da nossa região).
    Sempre bem iluminada
    Com banheiros públicos sempre limpíssimos
    Realmente a praça pública em cidades como a nossa é o que de melhor pode existir em termos de convívio social, de criatividade, de aprendizagem e de alegria.
    Temos tudo ou quase tudo para ser felizes e isto está muito perto de nós todos.
    Como é bom viver e morar em Analândia.

    Gostaria que tudo o que foi citado acima, fazendo referência a nossa praça, fosse verdade, mas infelizmente não é e, o mais difícil de compreender é o porquê isso não acontece.
    Se nada está sendo feito na nossa praça e não é de hoje, gostaria pelo menos de saber para onde tem ido os recursos que para a nossa cidade são destinados. Perguntar não é crime e não ofende!!!

    Analândia é uma Estância Turística e por ser considerada uma Estância e ter menos de 10.000 habitantes, recebe recursos dos governos federal e estadual para desenvolver justamente este tipo de atividade. Esses recursos destinados a Analândia, deveria financiar todas estas atividades e muito mais.
    O poder público da nossa cidade deveria no mínimo cumprir com as obrigações que lhe são próprias por ser considerada uma Estância e continuar receber recursos por isto.

    Ao enviar recursos pra cidades como a nossa o governo estadual e federal esperam estar facilitando a criação de novos empregos, gerando novas fontes de renda, mantendo as pessoas nas cidades pequenas e evitando a saída destes habitantes para os grandes centros.

    ResponderExcluir
  7. TURISMO NO FINAL DE SEMANA - PARTE 2
    Voltando a questão da nossa praça, estive de passagem por ela neste fim de semana tanto no período da manhã e tarde como também da noite e o que constatei não foi nada agradável. A seguir em forma de relato, coloco algumas simples considerações que como cidadão comum pude presenciar. Vamos a elas:

    Calçamento – depois do último carnaval patrocinado pela prefeitura (3 anos atrás), os caminhões que subiram na praça para deixar os sanitários químicos (pinicos), afundaram totalmente o calçamento. E este calçamento continua com buracos desde aquele infeliz evento até os dias de hoje. UMA VERGONHA!!!!!
    Bancos de concreto – na praça da igreja, existem 4 mesas e8 bancos de concreto, deste total, 5 estão em total situação de depredação. UMA VERGONHA!!!!!
    Bancos de madeira – existem poucos, estão sujos e mal cuidados. UMA VERGONHA!!!!!
    Sanitários – vários vidros estão quebrados e as luzes do sanitário masculino não funcionam, durante a noite é uma escuridão total. UMAVERGONHA!!!!!!
    Gramado – não existe. UMA VERGONHA!!!!!
    Flores de jardim – não existem. UMA VERGONHA!!!!
    Cuidados com as árvores, podas, replantio e substituição de árvores doentes – não existe. UMA VERGONHA.
    Iluminação – provavelmente existiam 100 postes de iluminação nas duas praças, mas só consegui encontrar 96 postes. Destes 96 postes
    - 25 estão totalmente quebrados.
    - 25 estão queimados e não funcionam no período noturno.
    - 46 estão funcionando sendo que 11 tem cor amarela (sódio) e 35 tem cor branca (fluorescentes).
    Mais de 50% da iluminação não funciona e o que está funcionando além de terem cores diferentes, não iluminam praticamente nada. Existem pontos de escuridão que dá até medo de passar, imagina passear com crianças e idosos.
    Coleta de lixo – a praça neste final de semana esteve totalmente abandonada. Copos plásticos, garrafas pets, bitucas de cigarro, papel de sorvete fazem parte de um cenário de verdadeiro abandono. QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS POR ESTA DECADENTE SITUAÇÃO ENCONTRADA???
    Coreto – totalmente abandonado, está podre e caindo aos pedaços. LAMENTÁVEL
    Eventos realizados – nenhum. Onde foi parar o nosso dinheiro? Como serão gerados novos empregos? Como os turistas irão vir até Analândia? CORRUPÇÃO
    Usuários da praça - famílias com carrinhos de bebe ou crianças pequenas – nenhum. INCOMCEBÍVEL.
    Funcionários da prefeitura que estavam cuidando da praça nestes dias – nenhum – Retirando-se os trabalhadores honestos e dedicados da prefeitura dos quase 500 funcionários que ela tem, onde estarão os funcionários que trocaram seu voto por uma boquinha no serviço público? CORRUPÇÃO.

    Somente estes motivos, já deveriam ser o suficiente para que houvesse uma verdadeira faxina tanto na praça como na própria prefeitura municipal, vocês não concordam????
    Obs: gostaria de dizer que em Analândia existem atualmente apenas duas praças públicas.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Lamentavel a situação da nossa cidade.A aproximadamente dois meses houve uma discussão neste blog a respeito do Coreto da praça da matriz, foi colocado foto do coreto de Pirassununga, lamentou-se o estado de abandono do nosso coreto.
    Agora eu pergunto:para que serve um coreto, no caso de Analandia, não serve para absolutamente nada, não se usa para nada, a não ser algumas crianças que brincam de pega-pega e mais nada.
    Gostaria de saber quanto vai custar a reforma do famigerado coreto.
    Acredito que seria muito mais importante para as pessos da cidade, para os Turistas(se eles voltarem a visitar a nossa cidade) bancos confortaveis, um banheiro que possa ser utilizado sem medo de se contrair uma doença, piso regular onde as crianças e os idosos não corram riscos quando passearem pelo jardim, e outros apetrechos uteis como iluminação eficiente.
    O famigerado coreto deve ser desmontado, colocado na caçamba da Saveiro que esta indo a leilão e mandados para a sucata.

    ResponderExcluir
  10. A constituinte de 1988 mudou a forma de controle do sistema publico, deu poderes ao cidadão(por isso que o deputado Ulisses Guimarães quando da sua promulgação a chamou de CONSTITUIÇÃO CIDADÃ), transferiu-se para o cidadão o controle dos atos dos agentes publicos, pois é o cidadão que sabe tudo sobre a sua cidade, portanto ele deve estar atento e cobrar dos agentes publicos como estão sendos usados os recursos financeiros que a cidade possui.

    ResponderExcluir
  11. Uma cidade que investe no turismo investe tambem na qualidade de vida!Uma vez que a cidade se torna limpa,com sistema de esgoto,iluminação, calçamento,paisagismo,manutençao dos pontos turisticos e faz para o turista, quem ganha é o municipio que alem de ter uma cidade descente,tem o retorno do turista que vem para deixar dinheiro na cidade!

    Mas atualmente o que vemos é turismo eleitoral nas vesperas e no dia das eleições para prefeito!Esse sim tem sido o maior fluxo de turistas da cidade!Porem, a administração publica tem suas falhas!Mas tambem não vejo o comercio,os hoteis e pousadas,agencias operadoras,restaurantes e proprietarios de atrativos se unindo em beneficio do turismo.Com certeza ai vai uma dica,por que não formar uma Associação?Uma cooperativa do turismo em Analandia?Acredito seria um grande passo.

    Gosto muito da cidade e seria realmente um sonho ver nossa cidade recebendo turistas numa cidade limpa e bem conservada!

    ResponderExcluir
  12. Com todos estes comentários acima, e que são facilmente identificáveis a olho nu, como pode o vereador ex primeiro cunhado, falar que Monte Verde-MG, cheira merda. Ora sr. ex primeiro cunhado, verifique primeiro o seu quintal para depois falar da casa do outro, se é que tem moral para isso.

    ResponderExcluir
  13. Só para um esclarecimento.
    A cidade conta com 3 (TRÊS)TURISMOLOGOS e moradores em Analandia.
    A cidade conta com 1 Tecnico em Turismo
    A cidade conta com 1 Guia de Turismo formado pelo SENAC.
    E por final, a cidade NÃO conta com NENHUM RESPONSAVEL pelo turismo em Analandia.

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe este não é um bom caminho para se iniciar algumas discussões sobre o turismo e o lazer da nossa cidade.

    Como o próprio Sr. Pedro Minhoco (batalhador incansável pelo bem da nossa cidade) afirmou, existem pessoas capacitadas e interessadas para pensar e desenvolver o turismo aqui em Analândia.

    Quem sabe estas pessoas não possam iniciar uma organização de encontros regulares, para debater e elaborar um projeto de turismo.

    Temas para serem discutidos não faltam e pessoas interessadas, tenho certeza, também não irão faltar.

    Quem sabe a área de turismo não seja um modelo a ser seguido pelas outras áreas (educação, saúde, transporte, patrimônio público, manutenção, conselho tutelar......)

    E por falar em Educação, sinto tremenda a falta do posicionamento crítico dos educadores da nossa cidade. Porque existem tão poucos posicionamentos desta categoria sobre os fatos que acontecem em nossa cidade? Professores vai aqui um apelo:
    - a presença de vocês é fundamental !!!!!
    - a opinião desta classe é um divisor de águas entre a continuidade do coronelismo e a independência participativa rumo ao pleno exercício da cidadania.

    A cidade merece a nossa colaboração e tenho certeza, ela vai saber reconhecer quem nos momentos de dificuldade lutou por ela.

    ResponderExcluir
  15. Que horror ver as fotos do "bosteiro" com bichos mortos, é ai que gastaram R$ 1.500.000. Cadeia urgente para esses caras. E ainda tem coragem de ir na tribuna e falar . O mentiroso compulsivo convictos são treinados e a mentira vira verdade para eles.Dá para notar quando um inocente mente. Já o mau caráter não. O mentiroso compulsivo geralmente é inteligente. E tem problemas de auto estima, sentimento de inferioridade. Ele não tem muito auto confiança e quando engana as pessoas sentem-se mais fortes. Uma coisa é certa pelo menos unânime entre especialistas A VERDADE É A BASE DA SANIDADE MENTAL. Nenhuma mentira é eterna. Se ninguém descobre a verdade, muitas vezes o mentiroso não suporta a autopressão e inconscientemente dá um jeito de contá-la. Pode demorar, mas um dia a casa cai.

    ResponderExcluir
  16. É depois tem gente da gente que fala do quintal dos outros sem ver o próprio quintal, é só fazendo comparação. Que lugar lindo é Monte Verde, Analândia esta lamentavelmente um lixo em todas as áreas. Isso que é incompetência administrativa.

    ResponderExcluir
  17. Olá a todos

    Acompanho esse blog há algum tempo e fico feliz em constatar a existência de pessoas de bem e conscientes dos problemas da cidade de Analândia. Morei 11 anos na cidade e posso dizer que sou apaixonada por esse lugar! Porém a cada visita vejo quantas oportunidades são perdidas por conta da negligência pública.
    Estou realizando o trabalho acadêmico de conclusão do meu curso de arquitetura e urbanismo e gostaria de propor a implementação de infra-estrutura turística na cidade, que aumente a qualidade de vida dos moradores e visitantes, gere emprego e renda para a população. A princípio estou estudando o potencial da cidade e o próximo passo seria a proposta de novas praças e edifícios, assim como a transformação de existentes, tanto na área urbana como rural.
    Sugiro a criação de um forum sobre turismo, nos moldes do que foi criado para educação e saúde, para que possamos debater.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sugestão do anônimo acima. Eu como turismóloga e moradora de Analandia estou a total disposição para organizarmos um grupo para discutirmos o turismo na cidade e principalmente utilizarmos desses encontros para a elaboração de projetos para o ano de 2011.
    Vamos lá pessoal....

    ResponderExcluir
  19. Eu estava muito animada em ir visitar Analândia e suas ditas belas cachoeiras, estava até marcando uma viagem com meu namorado e quase conseguindo convencê-lo de trocarmos São Lourenço por Analândia, mas confesso que depois de visitar este site fiquei até com medo de ir passear na cidade e me decepcionar! Sinto muito, mas pra Analândia não vou mais!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia.
    Acredito ser de enorme importância a cidade de Analândia ter pessoas que possuem senso politico e noção do dinheiro público e preocupação cívica , me refiro ao dono(a) deste blog,
    Porém atualmente a cidade possui uma belíssima praça, coreto novíssimo, entre outros atrativos ecológicos,
    A cidade agora (2013) no meu ponto de vista esta prazerosa e aconchegante, tanto que eu e minha família estamos nos mudando definitivamente pra lá, toda as cidades tem seus problemas, nós como "preocupados" além dos problemas devemos também criarmos juntos pelo menos uma pequena solução para tal.

    Parabéns aos criadores,

    Visite Analândia, ligar mágico.

    ResponderExcluir
  21. e depois de...mais 3 anos....ainda pergunto....
    CADÊ.....O DESGRAÇADO.....DO SECRETARIO.....DE TURISMO...QUE NÃO EXISTE?????.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!