sábado, 29 de maio de 2010

Por que ainda não temos coleta seletiva do lixo ? Alguém pode responder ?



A implantação de sistemas para a coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e gera empregos.

A coleta e transporte do lixo de Analândia para o aterro de Guatapara tem alto custo para os cofres da prefeitura (povo) e também para a natureza, precisamos de coleta seletiva e de colocar o nosso aterro em funcionamento, até quando nossos administradores irão prorrogar a coleta seletiva do lixo ? Não é mais questão de projeto para o futuro. Teria que ser projeto prioritário.   Dados nesta postagem(abaixo), dão conta que 57% dos municípios já possuem essa coleta, e nós quando iremos ter?????? 
O caso é que em janeiro o prefeito Luisinho e o Presidente da câmara Leandro Santarpio visitaram Corumbataí , conheceram o sistema de coleta seletiva do lixo . Gostariamos de saber  que atitude foi tomada para implantar esta coleta, ou se após 5 mêses nada aconteceu.

Veja abaixo o aterro de Guatapará, local para onde vai o nosso lixo, temos que pagar transporte e o serviços do aterro.




 Analândia tem um aterro sanitário já construido, está abandonado e para nada serviu até agora , é  criatório de mosquitos e local onde morrem muitos animais. Cabe lembrar que  é local de grande desperdicio de dinheiro público, pois gastamos para construir e de nada serve.


Definição

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.



No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.



Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.



A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.



http://www.suapesquisa.com



Coleta seletiva de lixo atinge 57% dos municípios do Brasil



Ministério das Cidades divulgou neste ano os números mais recentes do manejo de resíduos sólidos urbanos no Brasil, referentes ao ano de 2007. Com base em dados de 306 municípios, que representam 55% da população urbana, o levantamento apresentado na segunda-feira, 19 de outubro, mostra que a cobertura média de coleta de lixo nas cidades pesquisadas é de 90%. Já a coleta seletiva só chega a 56,9% dos municípios da amostra, que inclui todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.



Cerca de 64% do lixo coletado vão para aterros sanitários, 26,6% são levados para aterros controlados – que têm estrutura melhor do que os aterros sanitários (lixões), mas onde há o trabalho de catadores – e 9,5% dos resíduos ainda são destinados para os aterros sanitários, considerados a pior solução para o destino final.



De acordo com o diretor do Departamento de Articulação Institucional do Ministério das Cidades, Sérgio Antônio Gonçalves, em muitos casos, os locais de depósito de lixo não têm autorização ambiental para funcionar. Dos 587 aterros catalogados, 46% não têm qualquer tipo de licença ambiental.



“Temos que intensificar a questão dos licenciamentos e reforçar a necessidade de gestão. Se não tiver acompanhamento, em seis meses, um aterro pode se transformar em um lixão. É preciso ter compromisso do gestor com a manutenção”, avaliou Gonçalves.



http://www.e-reciclagem.com.br

16 comentários:

  1. José Maria Pierobon Junior - Ju Maria30 de maio de 2010 às 02:10

    Era uma ideia minha se eu estivesse no cargo de vereador, pois alem de solucionar o problema do lixo, melhorando a qualidade da saude publica, a coleta seletiva de lixo e a usina de reciclagem de lixo, é uma fonte geradora de empregos.

    ResponderExcluir
  2. Iria mais longe....Municipio que não reciclar o seu lixo...ficaria impedido de receber verbas do governo estadual e federal....Para ter uma ideia...Analandia recebe R$16.500.000,00 por ano de verbas federais e estaduais...e arrecada somente R$1.500.000,00 em impostos e taxas do municipio... Esta administração ...Não trata do seu lixo....não importa com seu povo...não sabe fazer nada que preste....tudo aqui realmente cheira lixo..

    ResponderExcluir
  3. OTIMA IDEIA A COLETA DE LIXO MAS PRIMEIRO TEMOS QUE RECOLHER O MAIOR LIXÃO DE ANALANDIA QUE ESTA IMPREGUINANDO A PREFEITURA DESSA CIDADE HAJA CAMINHÃO .

    ResponderExcluir
  4. O abandono peculiar da Administração pública mais uma vez está estampado em mais uma invasão e depredação do Restaurante do Salto Major Levy…Apesar de portão e cadeado…vandalos invadem o local, depredam e saqueiam o restaurante. Os atrativo naturais estão: Na sua bela Cachoeira administrada pela Natureza….e o BOSTEIRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE desemboca criminosamente in natura logo abaixo da cachoeira… E todo o lixo jogado por “turistas” não é recolhido à semanas pela Prefeitura..que se posiciona como anjo zelador do pedaço…As perguntas ficam.. Cadê as luminarias do local? Cadê a segurança Municipal para proteção dos pontos turisticos? Cadê o desvio de esgoto que o Prefeito anterior ganhou verbas para fazer e não fez?…. Ora….quem não administra um simples coreto….não tem MORAL para julgar absolutamente NADA.

    ResponderExcluir
  5. PAULO HENRIQUE FRANCESCHINI31 de maio de 2010 às 14:59

    PARA QUEM NÃO SABE VAI AQUI UMA INFORMAÇÃO. UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS DO BRASIL NESSA AREA- SENÃO O MELHOR-CHAMA-SE WALDIR SCHALCH. FOI ELE QUEM IMPLANTOU O SISTEMA EM JABOTICABAL E MUITOS OUTROS MUNICIPIOS DO ESTADO DE SP.ALGUEM- PREFEITO, VEREADORES- PROCUROU O WALDIR PARA CONVERSAR A RESPEITO DO ASSUNTO?CREIO QUE NÃO.... SANTO DO LUGAR NÃO FAZ MILAGRE OU ENTÃO NÃO É CONVENIENTE SUA PARTICIPAÇÃO. PORQUE SERA?A RESPOSTA É OBVIA E TODOS SABEM......

    ResponderExcluir
  6. Mas quem está preocupado com esta cidade? Se as pessoas que os elegem são fantasmas, moram e ou trabalham em cidades da região? Os analandenses não escolheram esta administracão, e em represálias a cidade fica às moscas.Enquanto perdurar este sistema eleitoreiro,nunca sairemos deste buraco.

    ResponderExcluir
  7. Pra quem nao sabe, gostaria de informar,que a escola Zezé Salles esta com um projeto bem legal pras crianças sobre reciclagem.pode ser que nao seja muito.mas acredito que seja um começo.
    pequenas açoes tb sao validas.

    ResponderExcluir
  8. Paulo...o pior lixo que temos aqui...é o lixo moral...esse não se recicla...Tivemos recentemente as piores gestão pública da historia de Analandia....com o pior servidor público da cidade....Somos referencia em mau uso do dinheiro público, obras super ( e bota super nisso) faturada, roubo, estelionado e outros predicados já conhecidos....E a grande Camara municipal...onde lídimos vereadores....compactuam com toda essa nojeira...Se houver tratamento de esgoto moral...ficaremos sem prefeito...sem vice..sem assessor...e teremos uma camara legislativa com varias cadeiras vagas.

    ResponderExcluir
  9. CONCORDO PLENAMENTE COM O POST ACIMA, ENQUANTO NÃO ACABARMOS COM OS ELEITORES FANTASMAS,ENQUANTO A JUSTIÇA NÃO FIZER SUA PARTE, POIS JÁ DEMORA MUITO PARA PUNIR ESSES PILANTRAS, MAIS PROVAS? ATÉ QUANDO PRECISAREMOS FAZER DENUNCIAS? ENQUANTO ISSO A QUADRILHA FAZ E DESFAZ E NUNCA SÃO PUNIDOS...CANSEI, MAS NÃO DESISTI.

    ResponderExcluir
  10. José Maria Pierobon Junior - Ju Maria1 de junho de 2010 às 20:35

    Enquanto a justiça humana não se espelhar a justiça divina, essa nojeira citada pelo Minhoco, sempre vai continuar, ou seja, a justiça humana é mais podre que a administração do nosso municipio.
    Pois juizes e promotores não tem dignidade, na maioria são todos corruptos.

    ResponderExcluir
  11. mêis de junho é mêis de festa lalalalala! óia a quadrilha dançando! vai ser o arraiá da perinzada, vai ta todo mundo la, o coroné, as irmã trabuco, os vereadô pé de bode, o joãozinho do açougue, a muié da bota de couro, a mula, vai ser aquele festão! óia a cobra! é mentira! a ponte caiu! a concerge arrumô! óia a nota de carne! Foi erro da adevogada! óia o aumento de salário! os vereadô aprovou! óia o santarpio em cima do muro! Vai cair no chão! é farra que nao caba mais!

    ResponderExcluir
  12. É mesmo tudo é festa inclusive ontem teve expetaculo na prefeitura era só passar na frente que dava pra ouvir discussões é Santarpio a coisa ta feia pro seu lado arregassa as mangas pra essea bandidos de uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Essa galinha..depenada...pra mordize...acertô na mosca....mas comemorá...o privadão no dia da cidade...é gozação ou não cumpadre...

    ResponderExcluir
  14. leg bom comentrio mas qual os nomes dos lixos?

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!