terça-feira, 9 de outubro de 2012

UM TRIBUTO À LIBERDADE E ALGUNS DE SEUS PERSONAGENS

Fábio Oliva

Analândia dormiu em paz e acordou festa.

Não é para menos. Gritos de liberdade ecoam por toda a cidade. O espocar de rojões também.

Depois de quase vinte anos vivendo sob os signos do medo, da perseguição e da humilhação, a cidade e o município estão libertos de um ditador e sua família.

A diferença entre o que aconteceu ontem em Analândia e o que aconteceu com o ditador líbio Muamar Kadafi é que na Líbia houve banho de sangue, aqui tudo transcorreu na paz.

Mas tanto o que aconteceu em Analândia quanto o que ocorreu na Líbia e está se repetindo em várias ditaduras mundo afora encerra uma lição insofismável: O povo, unido, jamais será vencido!

Até o gorjear dos passarinhos hoje cedo, na praça central de Analândia, parecia mais melódico e mais bonito. O sorriso no rosto das pessoas está diferente, mais largo, mais satisfeito.

É um sorriso de liberdade. E parafraseando o refrão do enredo de uma famosa escola de samba, pode-se dizer que “a liberdade abriu as asas sobre nós”.

Ouso dizer que tenho duas certezas: Analândia nunca mais será a mesma. De agora em diante, será muito melhor. E a família de ditadores agora alijada do poder, não voltará ao poder nunca mais.

A vitória de ontem em Analândia foi a vitória de todo um povo. Muitos contribuíram e tiveram papel decisivo para essa vitória. Mas Analândia deve e precisa reconhecer que essa luta começou lá atrás, com a criação da “onguinha”, como dizia o ditador-mor em tom de deboche, do alto de sua arrogância e prepotência.

A criação da organização não governamental de combate à corrupção AMASA – Amigos Associados de Analândia foi fundamental para investigar e mostrar à população que as obras de péssima qualidade, o caos em todos os serviços públicos (da saúde à limpeza pública), tinha uma única razão de ser: a corrupção.

Também não poderia deixar de reconhecer e render minha homenagem aqui, nesse singular momento de felicidade, ao casal Vanderlei e Kátia Vivaldini, que me buscou em Brasília (DF) para eu dar minha pequena colaboração nesse processo de mudança, sacrificou recursos próprios e correu toda espécie de risco, inclusive o de morte. Kátia e Vanderlei, saiba que vocês também são pilares dessa transformação.

Mesmo correndo o risco de cometer alguma imperdoável omissão, não posso deixar de mencionar também outros personagens que, como membros da ONG Amasa, escreveram seu nome nessa nova história de Analândia e tiveram a coragem de figurar como autores de diversas ações populares: Sônia Maria Dotta, Maura Estela Pezzan, Dalva Aparecida Garci, Mariza Muno de Mattos, José Luiz Vivaldini, Antônia Sodelli Graber, Edgar Alves Bastos, Joldázio Jandyr Marchizeli, Zuleica Marchizeli Canelo e tantos outros.

Em nome de cada um dos moradores de Analândia eu lhes digo: Muito obrigado a vocês.

O “mineirinho comedor de queijo” volta para casa imensamente feliz. E leva na bagagem do coração um grande número de amigos analandenses

8 comentários:

  1. Não devemos esquecer de um personagem muito importante neste processo que eu considero que foi o mártir desse movimento em prol de Analândia, EVALDO JOSÉ NALIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KATIA SILMARA WICHER NALIN10 de outubro de 2012 às 12:12

      Fabio Oliva:
      Em Analandia também teve derramamento de sangue! pode nao ter ocorrido no dia 07/10/2012, mas houve o derramamento de sangue do meu marido, em 09/10/2010! E é como disse o anônimo acima, NALIN foi um mártir desse movimento em prol de Analândia!

      Excluir
  2. VIRGÍNIA VIVALDINI SODELI.9 de outubro de 2012 às 12:52

    É ISSO AÍ FABIO OLIVA, TODOS QUE TOMARAM O REMO PARA QUE ESTE BARCO CHAMADO JUSTIÇA CHEGASSE AO SEU DESTINO, EM LINHA RETA, FORAM MUITO IMPORTANTES, TODOS,MAS GOSTARIA DE AGRADECER PUBLICAMENTE, A VOCÊ FABIO OLIVA,PELA SUA CORAGEM SEU CONHECIMENTO DAS COISAS, SUA DETERMINAÇÃO,SUA INTELIGÊNCIA, DESPREENDIMENTO, E AU MESMO TEMPO TRANQUILO, COMO SÓ UM MINEIRINHO SABE SER.
    COMA SUA AJUDA NÓS CONSEGUIMOS SEGURANÇA E CONHECIMENTO DAS LEIS, PARA FAZER VALER NOSSSOS DIREITOS.
    E HOJE ACORDAMOS EM PAZ, COM CORAGEM E FIRMESA EM NOSSOS PROPÓSITOS OS QUAIS NÓS JÁ TINHAMOS, MAS VC AJUDOU-NOS A LAPIDAR.
    TIRANIA NUNCA MAIS.
    LIBERDADE SEMPRE.
    ESTAMOS NO SÉCULO 21, ISTO NÃO DEVE MAIS ACONTECER.
    AMIGO FÁBIO OLIVA COMO CIDADÃ, AGRADEÇO-LHE POR TUDO QUE FEZ POR NÓS,E EU SEI QUE ESTOU AGRADECENDO EM NOME DE MUITA, MUITA GENTE.
    E AGRADECER TB À SUA FAMÍLIA, A QUAL LHE SERVE DE ESTEIO, OBRIGADA SILVANA POR NOS CEDER ESTA GRANDE FIGURA PARA NOS AJUDAR.
    COMO DIZ VC TAREFA DADA, TAREA CUMPRIDA.
    OBRIGADA GRANDE AMIGO.


    ResponderExcluir
  3. VIRGÍNIA VIVALDINI SODELI.9 de outubro de 2012 às 13:09

    TAMBÉM GOSTARIA DE AGRADECER A ESTA GRANDE FIGURA, QUE É VANDERLEI VIVALDINI JUNIOR, E SUA ESPOSA KATIA, POIS ELA COM CERTEZA SEGURAVA AS PONTAS, E ESTAVA NA RETAGUARDA PARA QUE TUDO CORRESSE BEM.
    A VC JUNIOR EU AGRADEÇO EM MEU NOME E EM NOME DE MUITA GENTE, OBRIGADA, MUITO OBRIGADA, POIS SEM VC, SEM A SUA CORAGEM, SEM A SUA INTELIGÊNCIA, SABEDORIA,DETERMINAÇÃO, FIRMEZA EM SEUS OBJETIVOS, NADA TERIA ACONTECIDO, VC SABE DA SUA IMPORTÂNCIA COMO GRANDE PILAR DESTA FORÇA QUE SE FEZ NOTAR EM NOSSA CIDADE.
    VOCÊ É UM GRANDE LIDER,É UM DOS REMOS DESTE GRANDE BARCO CHAMADO JUSTIÇA, QUE COM SUA DETERMINAÇÃO E FIRMEZA EM SEUS OBJETIVOS, CHEGOU ATÉ A MARGEM CHAMADA LIBERDADE ,CUMPRIU SUA MISSÃO E LIBERTOU-NOS DA TIRANIA E OPRESSÃO,
    JUNIOR VC É NOSSO HEROI, FORJADO A FIBRAS DE AÇO.
    TENHO MUITO ORGULHO DESTE MEU SOBRINHO QUE SEMPRE ME FOI TÃO QUERIDO.
    VANDERLEI VC CUMPRIU SUA MISSÃO,PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos que lutaram pela LIBERTAÇÃO de nossa Cidade...! "Não há mal que dure pra sempre"

    ResponderExcluir
  5. ANTONIO AUGUSTO TORQUESI9 de outubro de 2012 às 15:25

    SR.FÁBIO NÃO CONSIGO FALAR NÃO SEI FIQUEI LOUCO COMO A POPULAÇÃO DE ANALÃNDIA, MAS COMO SR. FALA A MIM TORQUESI CALMA TUDO VAI RESOLVER,SEI QUE DEVEMOS MUITO A ONG OU QUEM SR. CITOU, MAS UMA COISA APRENDI COM SR.COMO É BOM SER FELIX, E ANALÂNDIA SAIBA : QUE ATRÁS DE UM MINEIRINHO QUE COME QUEIJO EXISTE UM HOMEM DE UM CORAÇÃO ENORME .....CHEGA VOU FALAR PESSOALMENTE DEUS PROTEJA AO SR. E A SUA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  6. Será importante a partir de agora mantermos o controle da situação, o prefeito eleito, o Rogério, parece ser uma pessoa tranquila, de boa indole, de bons costumes, porem, como dizia meu avô, o olho do dono é que engorda o porco,e como todos sabem, os donos da Cidade somos nós, o povo, por isso vamos cobrar do novo Prefeito, dos Novos vereadores atitudes dignas de um representante eleito pelo POVO.
    Chega de maracutaia.

    ResponderExcluir
  7. Sim vamos manter o controle sim, e agora é daqui para frente, nunca mais aceitaremos tirania, nunca mais reelegeremos alguém que foi tão ruim ........ quem anda pra traz é carangueijo.
    Betinhooooooo, nunca mais......se precisar trabalhar para desbancar voce, nós o faremos... portanto abaixe sua bola, puxe a cordinha, pois voce não está com nada. voce já era....

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!