domingo, 13 de janeiro de 2013

ONG AMASA promove palestra sobre Lei de Acesso à Informação

A ONG AMASA – Amigos Associados de Analândia, entidade filiada à AMARRIBO Brasil, organizou em sua sede ontem, sábado(12), em Analândia, palestras sobre a "Lei de acesso à informação".



Alguns dos participantes em evento de Analândia














O evento contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre eles o Prefeito de Analândia Rogério Ulson(PMDB), o Presidente da Câmara Rodrigo Balerini(PMDB), representantes de ONGs da região e moradores da cidade.




Fabio Oliva, VanderleiVivaldini junior, Alexandre Sampaio e Lizete Verillo
Os convidados palestrantes foram: o professor da USP Marcelo Arno Nerling, a diretora de combate à corrupção da AMARRIBO Brasil Lizete Verillo, Alexandre Sampaio do “Artigo 19”, Fábio Oliva da Ong ASAJAN e Vanderlei Vivaldini Junior da Ong AMASA.
O objetivo do evento foi o de reafirmar a importância do acesso à informação pública, dos órgãos e entidades da Administração Federal que a partir do dia 16 de maio de 2012 passaram a divulgar uma série de informações de maneira proativa em seus respectivos sítios eletrônicos e a receber pedidos de solicitação de acesso a informações por meio dos diversos Serviços de Informações ao Cidadão do acesso à informação pública.

Marcelo Arno Nerling(foto), Professor e doutor da USP do curso de Gestão de Políticas Públicas, - Mestre em Instituições Jurídico Políticas e Doutor em Direito do Estado, teve a oportunidade de explanar aos presentes, que a Lei de Acesso à Informação chegou pelo menos com 64 anos de atraso, uma vez que em 1948, o acesso à informação como direito fundamental foi reconhecido por importantes organismos da comunidade internacional, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) e assinada pelo Brasil.

Diz em um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 19:

“Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Para o professor Nerling, a partir da promulgação na Lei de Acesso à Informação, o cidadão tem o direito
legítimo de ser informado, sobre todos os atos administrativos públicos, das esferas: municipais, estaduais e federais, e aí engloba-se o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Ao final de sua palestra, Nerling falou sobre políticas públicas, onde teve a participação ativa dos presentes com perguntas e comentários.

A AMASA continuará com o tema no próximo dia 19, com a presença a ser confirmada do ex-prefeito de Realeza Eduardo Gaievski.

Fonte: http://blogdoronco.blogspot.com.br/2013/01/ong-amasa-promove-palestra-sobre-lei-de.html

6 comentários:

  1. SRS. JÁ PENSARAM SE O BP. TIVESSE UM MILÉZIMO DE INTELIGÊNCIA DO PROFESSOR MARCELO O QUE SERIA ANALÂNDIA? POR ISSO TEM QUE CONTAR BOCA DE LOUBOS E BUEIRO, RODA BAHIANABP...KKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Só acho que o BLOG poderia ser um veículo para divulgação desses eventos, pois, o acesso a informação parece-me que foi divulgado mais para as autoridades do que para os Cidadãos.

    ResponderExcluir
  3. A LEI PERMITE SR.PREFEITO.16 de janeiro de 2013 às 12:39

    O prefeito eleito ROGÉRIO ULSON disse que irá acabar com a CORRUPIÇÃO, o povo ACREDITATA kkkKKK ele usa como MOEDA DE TROCA,um concurço FEITO ERRADO para COMPRAR um VEREADOR DA OPOSIÇÃO, só que ele(PREFEITO) não PERMITE que VEREADORES FAÇA O PEDIDO o PRESIDENTE da câmara NÃO consegue fazer NADA , SR.PREFEITO o povo CONFIOU SEU VOTO EM VCS. SERÁ QUE A CORRUPIÇÃO SÓ MUDOU DE LADO QUALQUER CIDADÃO PODE PEDIR PARA O PROMOTOR ANULAR ESSE CONCURÇO vai acabar com a CORRUPIÇÃO OU INICIAR OUTRA ?

    ResponderExcluir
  4. O NOVO PREFEITO ESTA PRECIONANDO UM VEREADOR DA OPOSIÇÃO PARA ELE MUDAR DE LADO, O PROBLEMA É QUE ESTA USANDO O FATODELE SER FUNCIONÁRIO PARA FAZER ISSO. PRESTE BEM ATENÇÃO SR. PREFEITO CONFIAMOS EM VOCÊ, HONRE NOSSO VOTO.

    ResponderExcluir
  5. Agora somos situação né, então quem será que ele tá pressionando, e pq o presidente da Câmara não tá conseguindo fazer nada.o que o impede. não tô entendendo. me expliquem .

    ResponderExcluir
  6. eu ate imagino quem o novo prefeito quer fazer mudar de lado,esse moço deixa ele la qieto,se ele tivesse assumido mudar de lado o povo de analandia tava enrolado,por que todos que passaram avida tampando o sol com a peneira imagina a fidelidade que tem com aquele la,isso se nao tiver parte com o cramunhao,cruz credo sai de reto capiroto,teme aDeus e apartate do mal.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!