sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O dia em que Analândia acertou suas contas!



Em novembro de 2008, o blog Acerto de Contas recebeu um e-mail de um cidadão analandense, cobrando de nós uma postagem que falasse sobre uma matéria do jornal Folha de S.Paulo, publicada numa de nossas clipagens diárias, e na qual eram noticiados casos de cidades brasileiras que apresentavam mais eleitores que habitantes. Entre essas cidades estava o nome de Analândia, no estado de São Paulo. Depois de receber o e-mail, publicamos o post Analândia está em “estado de sítio físico e psicológico”, diz cidadão analandense.

Naquele e-mail, o cidadão dizia que era “tanta sujeira envolvendo tanta gente de colarinho branco (juizes, deputados, prefeitos, e vereadores) e com tantas evidencias de corrupção passiva, ativa, nepotismo, desvio de dinheiro, opressão, formação de quadrilha, ações de bandidos violentos que não dá para entender até quando iremos esperar que uma desgraça aconteça.”

Foram mais de duzentas postagens na seção de comentários. Mas, por inglória do devir, a discussão acabou por descambar numa baixaria sem tamanho, com comentários infames pra tudo quanto é lado, maculando deus e o diabo naquela bonita terra de Analândia.

Em virtude daquele uso desajuizado do post como plataforma de xingamentos e acusações sem provas, numa enxurrada de comentários anônimos, editamos uma parte das postagens e excluímos outra. Por fim, optamos pelo fechamento da seção de comentários, com o duplo objetivo de evitar implicações jurídicas para o blog e para os anônimos analandenses, que poderiam ser identificados através de seus IP’s, e também para nos imiscuirmos de prestarmo-nos ao reles papel de pancadaria verbal e baixo nível.

Quando trancamos a seção dos comentários, encerramos as postagens deixando uma mensagem que nos posicionava da seguinte forma:

“Democracia não se constrói com fofocas e achincalhes. Faz-se com inteligência e seriedade. Um povo que não sabe participar de um fórum democrático com inteligência, nunca sairá dos “buracos” em que se enfia. A seção de comentários será fechada e faremos uma avaliação se devemos reabrir em breve ou não.”

Nunca mais reabrimos a seção de comentários para os cidadãos analandenses. Devido a irresponsabilidade de umas pessoas pouco sérias, outras mais preocupadas com o bem-estar comum da cidade pagaram o pato e foram penalizadas com a perda daquele espaço público-virtual de debates.

Mas o porvir mostrou-se hoje com outra face, revelando boas notícias sobre os rumos de Analândia. Recebemos um novo email de uma cidadã analandense, que nos alegra por poder ver um sinal de amadurecimento do significado da expressão fazer democracia.

O que se lê abaixo mostra, entre outras coisas, a importância que a internet tem nos dias de hoje, além de provar que a seriedade política e o controle social do funcionamento das coisas públicas podem contribuir para a reconstrução da realidade da vida das pessoas de uma cidade.

Esperamos que 2010 realize em seus dias a consolidação de um espírito social que preze pelo bom funcionamento da coisa pública, e que as pessoas compreendam que democracia não se faz apenas no momento do voto; que fazer democracia com cidadania é muito mais do que simplesmente apertar alguns botões numa esquisita e eletrônica caixinha.

O blog deseja bons ventos a Analândia.

Visite o blog Acerto de Contas:  http://acertodecontas.blog.br/atualidades/o-dia-em-que-analandia-acertou-suas-contas/  

2 comentários:

  1. Parabéns ao povo de Analândia, este blog mostra o quanto esta cidade evoluiu em cidadania e em democracia.Hoje já encontramos pessoas envolvidas com os problemas da cidade,discutindo e assinando. Antigamente viamos somente guerra política e hoje estamos vendo algo mais, uma discução saudável de como começar a resolver os problemas que estão esquecidos por muitos anos .
    Parabéns ao povo de Analândia.

    ResponderExcluir
  2. mais um link!!!
    http://acertodecontas.blog.br/clipagem/ha-mais-eleitores-que-habitantes-em-28-cidades-do-pais/

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!