quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Bom exemplo de Realeza-PR !


No dia 17 de julho passado a AMARRIBO BRASIL visitou a cidade de Realeza no Paraná. A visita tinha dois propósitos: retribuir a visita feita pelo Prefeito Eduardo Gaievski(foto), durante a comemoração do XIIº Encontro de Filhos e Amigos de Ribeirão Bonito em julho de 2011 e conhecer o que aconteceu em Realeza após dois mandatos onde foi desenvolvida uma administração honesta, transparente e progressista na cidade.

O Prefeito Eduardo Gaievski conheceu a AMARRIBO através de nosso conterrâneo Juca Varella de quem recebeu um exemplar do livro “O Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, o qual foi adotado como cartilha para sua administração. O resultado foi surpreendente e foi o que vimos em Realeza.
Realeza é um município com quase 17.000 habitantes sendo 12.000 moradores da cidade. No último orçamento realizado (aproximadamente 21 milhões de reais), constam recursos de 23 % aplicado para a saúde, 25,5% aplicado na Educação e do total do orçamento, menos de 50 % é destinado aos gastos com o pessoal - cerca de 500 funcionários. O número de projetos apresentados pela administração, para captação de recursos é enorme o que proporciona investimentos públicos importantes e fundamentais para cidade. A administração de Realeza é uma verdadeira fábrica de projetos para o município, conseguindo desta forma recursos dos governos federal e estadual que transformam a cidade.
Em Realeza tudo foi pensado. Existe um plano diretor que disciplina o crescimento urbano, e para todas as áreas existe um programa específico. Na educação são 13 unidades entre escolas municipais e estaduais além das creches e centros de convivência de jovens, na saúde oito unidades de atendimento (nove médicos contratados pela Prefeitura), segurança com câmeras instaladas nas áreas estratégicas da cidade, lixo com coleta seletiva, 100% de água tratada e, 70% de esgoto tratado nas casas, distrito industrial, incentivo a criação de empregos com a instalação de indústrias, lazer para os idosos, centro cultural, apoio a agricultura familiar, parques e jardins bem cuidados, enfim para o que for questionado se encontra uma resposta satisfatória.
No apoio à agricultura se ressalta o grande progresso na produção de leite que hoje atinge o total de 60.000 litros por dia e que é industrializado na própria região e também ao apoio à instalação de muitas granjas para aves de corte que são uma parceria com a iniciativa privada.
E para completar, o fato do Prefeito ter conseguido a instalação em Realeza do Campus da Universidade Federal do Sudoeste do Paraná com inicialmente os cursos de Veterinária e Nutrição Humana. Este campus (já em construção) que ocupa uma área contigua a cidade de 130 hectares que será proximamente inaugurado representa uma conquista inestimável para a cidade e que certamente ira mudar o seu destino para sempre. É um investimento final de 100 milhões de reais, com uma população de centenas de professores e milhares de estudantes, com consequências importantes para a economia, prestigio e desenvolvimento da toda região.
Estas são as marcas de um governo que disse não a corrupção, não ao clientelismo, e disse sim a competência, a transparência e a eficiência.
Chamou-nos a atenção dois fatos interessantes. Um deles é que em todas as repartições públicas, desde escolas, postos de saúde, hospital, oficinas, etc..., tem um grande cartaz afixado onde está exposto o número do telefone celular do Prefeito Eduardo. O outro fato é que um painel com o demonstrativo completo com os principais itens de receita e despesas do município que está fixado na principal praça da cidade. Além disso, é publicado mensalmente no site da cidade um demonstrativo das contas da Prefeitura, bastante completo via internet.
O que precisamos é multiplicar o exemplo de Realeza pelo Brasil afora o que só poderá ser feito com pessoas que sigam o comportamento e com o exemplo de Eduardo Gaievski.
Leo Torresan e Guilherme Haehling

2 comentários:

  1. Palhaça de nariz pintado.27 de julho de 2012 às 23:48

    É meus amados perocas, vcs viram o que aconrtecu com o Color de Melo???????????
    Pois é.... ñ precisa nem comentar né??????

    ResponderExcluir
  2. Ah esse prefeito Eduardo de Realeza no sul, é exemplo a ser seguido. É um comportamento ao nível europeu, não esses mão grande,bandido de colarinho branco, safados, larápios, corruptos. Coisa feia heim????????!!!!??????Vocês não tem vergonha nestas caras de pau.....

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!