quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

IDEB o que significa?

IDEB -  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Foi criado pelo Mec e representa a qualidade da educação.

Em Analândia os números deixam a desejar.

Em 2007 ficamos abaixo da média do Estado de São Paulo que foi 5.0
Analândia ficou com: 4.7

Em 2008 ficamos abaixo da média do Estado de São Paulo que foi 5.0
Analândia ficou com: 4,7

Em 2009 ficamos 1 décimo acima da média do Estado de São Paulo que foi 5,5
Analândia ficou com: 5,6

Em 2010 ficamos 1 décimo acima da média do Estado de São Paulo que foi 5,5
Analândia ficou com: 5,6

Em 2011 ficamos novamente abaixo da média do Estado de São Paulo que foi para 5,6
Analândia ficou com: 4,9

Esses índices são referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental e pasmem os dos anos finais são ainda mais desanimadores, cidades com a renda per capita menor que Analândia estão mais bem colocadas.

Vejam alguns exemplos no Estado de São Paulo!

MUNICÍPIONOME DA ESCOLAREDEIDEB 2011
PRESIDENTE VENCESLAULUCIO MARIANO PERO PROF EMEFEIMunicipal8,3
TAIACUWILSON ANTONIO GONCALVES EMEBMunicipal8,2
CAJURUAPARECIDA ELIAS DRAIBE EMEBMunicipal8,1
CATANDUVASANTOS AGUIAR PROF EMEFMunicipal7,9
JALESMARIA OLYMPIA BRAGA SOBRINHO PROFA EMMunicipal7,9
PIRACICABAJOAQUIM CARLOS ALEXANDRINO DE SOUZA EMMunicipal7,8
BARUERIDAGMAR RIBAS TRINDADE PROFESSORA ESC ENS FUND MEDIO E TECMunicipal7,7
CAIUACAIUA EMEF DEMunicipal7,7
CAMPINASMALLET MARECHALEstadual7,6
INDAIATUBAOSORIO GERMANO E SILVA FILHO EMEBMunicipal7,6
NUPORANGAANTONIO SILVA MELO UNIDADE II EMEBMunicipal7,6
SAO JOSE DO RIO PRETOADHERBAL ABRAO DOS SANTOS PROF EMMunicipal7,6
SERTAOZINHOANACLETO CRUZ PROF EMEFMunicipal7,6
TAMBAUPRIMO TESSARINI NETO VEREADOR EMEIFMunicipal7,6

  • Fonte: MEC/Inep


29 comentários:

  1. Então está explicado, o secretario da educação esta mantendo os antigos dirigentes para continuar com esses índices maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Essas glórias são méritos dos " anteriores ". E agora, voces acham que precisavam contratar um Doutor em Educação para manter os mesmos "mestres" desta façanha educacional? É com essa gente que se vai continuar ? Vamos continuar deixando a desejar ......

    ResponderExcluir
  3. SR. PAULO, NÃO ENTENDO QUAL O SEU MEDO, PENSEI QUE O SR. TAMBÉM ESTAVA COMPROMETIDO COM A MUDANÇA EM NOSSA CIDADE (A HORA É AGORA, NÃO TENHA MEDO, TENHO CERTEZA QUE SERÁ APOIADO PELA POPULAÇÃO).

    ResponderExcluir
  4. Quero saber: Os filhos dessa equipe estudam aqui ou vão para escola particular em Pirassununga????Se nem a "equipe" acredita no ensino, o que será de mim que não tenho condições de mandar meu filho para uma escola particular. Os direitos do meu filho ficarão para quem resolver??? Será que a equipe estará tão empenhada na educação, se nem os filhos estarão aqui.

    ResponderExcluir
  5. Não se trata de contratar ou não um doutor em educação e sim que todos os professores e dirigentes deveriam com urgência, voltar para a escola desde o maternal, porque a grande maioria que se entitula "Professor", não sabem escrever o próprio nome até o fim. E não se preocupem amigos do Blog, pois esta educação é oferecida aos nossos filhos e netos, porque os filhos dos próprios professores e alguns dirigentes desta mesma escola, vão estudar fora da cidade, em colégios particulares e sabem o porque? Porque eles sabem que a educação oferecida aos nossos filhos e netos é de baixíssima qualidade e eles não querem isso para os filhos e netos deles!Isso realmente é uma vergonha, ou seja, quem pode pagar, paga, quem não pode... se ferra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iNCLUISIVE O FILHO DA NOSSA DIRIGENTE DE ENSINO ESTUDA FORA.

      Excluir
  6. Gente... O mundo não acabou em 21 de Dezembro, mas o ensino em Analândia já teve seu fim há muito tempo! Pobres crianças, não teram a mesma sorte de receberem uma boa educação como os filhos de uns e outros que estarão ingressando em colégios particulares em Fevereiro próximo! Terão que continuar escrevendo "bicicreta" como a professora escreveu na lousa e portanto, assim os ensinou! Deus nos Salve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste! É preciso uma mudança urgente na gestão da educação, caso contrário....

      Excluir
  7. SR. SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, PAULO FRANCESCHINI , PARABÉNS PELA MANUTENÇÃO DOS MESMOS PROFISSIONAIS NOS CARGOS DE DIRETORIA DA ADMINISTRAÇÃO PASSADA NA ESCOLA JOSÉ SALES. RESSALTO AINDA QUE CONVIVI COM ESTES PROFISSIONAIS DURANTE O PERÍODO DE 3 ANOS E TIVE A OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR A COMPETÊNCIA, O TRABALHO, O CARINHO E A PREOCUPAÇÃO CONSTANTE COM OS ALUNOS, PRINCIPALMENTE COM OS DE MENOR FAIXA ...ETÁRIA. O SR. SERÁ CONTEMPLADO PODE TER CERTEZA, COM MUITA LEALDADE E DEDICAÇÃO. SÃO PROFUNDOS CONHECEDORES DO SETOR PEDAGÓGICO E QUE SABEM DO QUE OS ALUNOS NECESSITAM. O TEMPO IRÁ MOSTRAR PARA O SR.

    QUANTO AO ANÔNIMO QUE CRITICOU O USO DO TABAGISMO OUT SCHOOL ( FORA DA ESCOLA ) NÃO SE PREOCUPE, NO DECORRER DO ANO LETIVO, NOS VAMOS APAGAR AS PONTAS, AS BITUCAS DE CIGARROS ORA EM SUA LÍNGUA, ORA EM SUA BUNDA.

    TUDO ISSO SR. PAULO, ALIADO À SUA INTELIGÊNCIA E SABEDORIA, O SUCESSO SE FARÁ PRESENTE.

    Luíz Cláudio Borges Carvalho - PADEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o povo que está falando, são os números que não me deixam mentir, essa equipe que vc diz ser leal deixou o ensino de Analândia em péssima situação, é só analisar os números que o sr verá. Bom vamos ver como vai ficar td isso pois estou assistindo de camarote e quando a peteca cair serei o 1º a gritar "Eu avisei"

      Excluir
    2. O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE10 de janeiro de 2013 às 19:22

      COM ESSE TIPO DE APOIO PODE TER CERTEZA DE QUE AGORA VAI....kkkk, TEMOS QUE RIR PARA NÃO CHORAR.

      Excluir
    3. A ARTE DE SER PADEIRO10 de janeiro de 2013 às 20:37

      OBS: A CATEGORIA DOS PADEIROS NÃO SE RESPONSABILIZA POR COMENTÁRIOS ISOLADOS QUE MANCHAM A PROFISSÃO.

      Excluir
    4. PADEIRO POR DE NÃO TER TIDO COMO EU DINHEIRO OU OPORTUNIDADE NUNCA SERIA UM PADEIRO ERA MEDICO ,PROFESSOR,ETC...NÃO SOU PEDREIRO PORQUE QUERO NÃO DESRESPEITO QUALQUER PROFISSÃO , MAS SR. PAULO ESTÁ JOGANDO (MERDA) NA NOSSA CARA ESTÁ ,CADE OS LINDOS COMENTÁRIOS DELE CADE AS MUDANÇAS,ACHO QUE (MERDA E BOSTA) SÃO IGUAIS A ESTERCO OU COCO É ELEGANTE .......NÃO É SR. PAULO?

      Excluir
  8. Concordo com o Luis (padeiro),facil falar ...dificil e ser!Tenho muito respeito e carinho por tds , meus 4 filhos foram e estão sendo horado com a sabedoria de tds! Quem faz ao aluno é ele proprio , de nada adiata se o aluno não quer aprender! Defendo com unhas e dentes tds que estão ou que passaram pelos escolas!Diretores,professores, merendeiras enfim tds ,da melhor qualidade!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você, fumar faz bem a saúde, é um bom exemplo! É barato e as crianças tem que aprender, isso é super didático!!!
    Quanto ao IDEB não se preocupe é apenas índice, não se preocupe, isso não vale nada! Nossas crianças vão ter um futuro brilhante nesta escola, com certeza não precisa mudar a escola esta ótima, tanto que as diretoras mandam os filhos estudar fora, mas isso é apenas detale! A mudança na politica também nem precisava, a administração anterior era uma maravilha, como já disse os índices eram bons, só que com a lista de pontuação de ponta cabeças! A vai pensar melhor antes de falar besteira!

    ResponderExcluir
  10. Caro Ontário, adorei seu comentário e acho até que vou sugerir que em cada carteira dos alunos esteja presente um maço de cigarros, e pq não uma garrafa de pinga? Se esse senhor está jogando tanto confete e faz um comentário desse porte, (que mais infeliz não poderia ser),é porque com certeza está de acordo que funcionários além de oferecerem uma educação de baixa qualidade as crianças, tb essas mesmas crianças presenciem adultos q deveriam ser os primeiros a darem o exemplo,fumando nas imediações da escola. E concordo tb, o IDEB deve estar errado, com certeza, tudo estava tão bem não é? E esse senhor que concorda com a opinião q quem faz a escola é o aluno e q não se pode fazer nd se o aluno não quer aprender, deve ser por isso q ele se sente "HORADO" e não HONRADO com a sabedoria e a educação q os 4 filhos dele receberam. Eita! É pra acabar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhores acho que estudamos na msm escola rsrsr...eu com meus erros de portugues e vcs por interpretação de texto! Ao menos não postomos ANONIMOS! Ah sou ela ....não ele!

      Excluir
  11. Ontário! Essa criatura só fala besteiras! Impossível mandá-lo pensar antes de falar, ele não é dotado deste órgão tão insignificante que é o cérebro.

    ResponderExcluir
  12. Antes de fazer qualquer comentário, deixo claro que não tenho interesse nenhum em trabalhar na rede municipal de educação.
    Enfim, os resultados estão ai para qualquer um se deliciar, isso é fruto de um trabalho (ruim por sinal). As pessoas que serão mantidas na rede foram as que conseguiram essa façanha. No minimo posso chama-las de incopetentes.
    Outra questão muito perigosa é que ao longo de 12 anos a rede municipal de ensino formou uma geração de alunos totalmente fora dos padrões da educação basica no pais. (ou seja quanta gente despreparada).
    As pessoas que o atual secretário vai manter no sistema são responsaveis por estes dados e com certeza não sairá dele por um longo periodo. Pode ter certeza de que cortar EVA e fazer bandeirinhas para comemorações juninas toda essa geração é craque.
    Não tem problema gente......são joão está chegando......e este ano vai ser dirente.
    FORA PAULO !!!! A POPULAÇÃO DE BEM AGRADECE!!!!

    ResponderExcluir
  13. SR. PREFEITO, OU TOME UMA POSIÇÃO, OU O SR. VAI PERDER MUITO COM ISSO. DEIXOU A EDUCAÇÃO NAS MÃOS DO PAULO, E ELE NÃO FEZ MUDANÇA NENHUMA. A CORJA CONTINUA A MESMA. ME LEMBRO BEM, NA SUA CAMPANHA, QUE PROMETESTE MUDANÇAS RADICAIS NA EDUCAÇÃO. ONDE ESTÃO ELAS? NÃO CONSIGO ENXERGÁ-LAS. AGORA O SR. PRECISA ABRIR OS OLHOS POIS JÁ EXISTEM MUITAS PESSOAS DESCONTENTES POR ESTE MOTIVO E LEMBRE-SE QUE QUATRO ANOS PASSAM RAPIDAMENTE. O SEU OPOSITOR ESTÁ AÍ FORA VENDO TUDO ISTO E APLAUDINDO DE PÉ. ALIÁS, VOCÊS ESTÃO MAIS PREOCUPADOS EM O QUE FAZER COM BETO, ONDE COLOCÁ-LO E ESQUECEM QUE EXISTEM COISAS MAIS IMPORTANTES E URGENTES PARA SEREM RESOLVIDAS. POR FAVOR, EM NOME DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, MUDANÇAS JÁ!!! OU O MEU TÍTULO VOCÊ JÁ VAI PERDER, POIS SE NADA ACONTECER, ESTOU PRONTA, COM CERTEZA PARA TRANSFERI-LO PARA OUTRA CIDADE. COM DOR NO CORAÇÃO, POIS SOU E SEMPRE SEREI ANALANDENSE, MAS SE AQUELA CORJA NÃO SAIR DA EDUCAÇÃO, O SR. TERÁ MUITA DOR DE CABEÇA!

    ResponderExcluir
  14. SE FOSSE PARA CONTINUAR COMO ESTÁ, COM CERTEZA VOTARÍAMOS NO OUTRO CANDIDATO. É DECEPCIONANTE SABER QUE A EDUCAÇÃO DE ANALÂNDIA FICARÁ NAS MESMAS MÃOS. SERÁ QUE O SR. PREFEITO NÃO PODE DAR UM JEITO NISSO? OS FILHOS DAS CHEFAS DA EDUCAÇÃO ESTUDAM EM ANALÂNDIA? CLARO QUE NÃO! ELAS QUEREM DAR AOS FILHOS UM ENSINO DE QUALIDADE. E AS NOSSAS CRIANÇAS COMO FICAM NESSA HISTÓRIA? UMA, SÓ PENSA EM FUMAR, A FULANA, SÓ FACEBOOK E CORTAR EVA, ALIÁS, AQUI NA CIDADE TODOS A CONHECEM COMO A RAINHA DO EVA, A BELTRANA, ALÉM DE NÃO ENTENDER NADA, SÓ SABE DAR COICE NOS OUTROS. NÃO TEM UM PINGO DE RESPEITO COM OS FUNCIONÁRIOS EM GERAL. AH, TEM TAMBÉM UMA OUTRA, QUE ERA MONITORA DE CRECHE E DE REPENTE, VIROU COORDENADORA. MEU DEUS! É PRECISO FALAR MAIS ALGUMA COISA. SOCOOOORO! SALVEM A NOSSA EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  15. Como podemos ficar sossegados deixando nossos filhos à mercê de uma educação tão medíocre que está ocorrendo em nossa cidade. Professores inexperientes, comandantes que não querem nada com nada, a não ser fofocar e ficar o tempo todo no facebook. Na reunião de pais, pude comprovar o total descaso e abandono: carteiras sujas, o chão dava nojo, todo encardido, cortinas imundas, ventiladores quebrados. E nesse mesmo dia, tive o privilégio de entrar na sala da Sra. Dirigente e Coordenadora, a diferença é gritante: ar condicionado, chão encerado e perfumado,água geladinha, pois tem um bebedouro elétrico e muito mais conforto... Agora eu pergunto na minha humilde ignorância: qual a prioridade da educação? Pelo que eu saiba, é o aluno, Aqui em nossa cidade, a prioridade é para os comandantes da educação, que comandar mesmo, com seriedade e competência está fora de cogitação. E AINDA O SR. SEU PAULO, QUER MANTER A MESMA EQUIPE? TEREMOS COM CERTEZA, MAIS UM ANO DE FRACASSO E NOSSOS FILHOS, MAIS UM ANO NESTA IMENSA BAGUNÇA CHAMADA ESCOLA ZEZÉ SALLES E ESCOLA INFANTIL. ATÉ QUANDO VAMOS AGUENTAR ISSO? ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA E QUEREMOS MUDANÇA JÁ!
    NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE MANDAR NOSSOS FILHOS ESTUDAREM EM ESCOLAS PARTICULARES, COMO A DIRIGENTE FAZ, PROFESSORES O FAZEM, DIRETORES TAMBÉM. ISSO SIGNIFICA QUE REALMENTE NEM ELES ACREDITAM NA EDUCAÇÃO ANALANDENSE E NÃO QUEREM QUE SEUS FILHOS TENHAM UM ENSINO DE PÉSSIMA QUALIDADE. AGORA, OS NOSSOS PODEM! NÓS VOTAMOS, PARA QUE OBTIVÉSSEMOS MUDANÇAS, NA QUAL NOS FOI PROMETIDO. ENTÃO, NESSE CASO PODEMOS DIZER QUE TODOS OS POLÍTICOS SÃO IGUAIS; PROMETEM E NÃO CUMPREM. POR FAVOR, NÃO DECEPCIONE ESSE POVO TÃO SOFRIDO E DESACREDITADO. aTENDA AO NOSSO PEDIDO. RENOVAÇÃO TOTAL, JÁ!!!

    ResponderExcluir
  16. O pior é que essas dirigentes que vão continuar em seus cargos tem o rabo preso com a antiga administração. Estas pessoas participavam ativamente das falcatruas , pelo amor de Deus seu secretario da educação entenda que o que elas mais vão fazer vai ser mascarar os erros que elas cometeram no passado.
    Você ainda pode mudar.

    ResponderExcluir
  17. Povo da minha cidade querida, estamos vendo que o SR. Secretário da Educação nomeado pelo SR. Prefeito, não está pensando no bem da educação das nossas crianças Pois se o tivesse, não teria permanecido com a equipe anterior, no qual só mostrou incompetência e corruptibilidade com a administração anterior. Falar bonito, nada adianta se não tiver ao seu lado pessoas competentes e empenhadas no processo de ensino-aprendizagem da nossa cidade. Já que não estamos conseguindo por bem, vamos nos unir, pois a união faz a força. E só para lembrar vivemos em uma democracia que precisa ser respeitada a todo custo. No primeiro dia de aula, vamos fazer um panelaço. Isso mesmo, igual é feito na Argentina, nossa vizinha. Eles precisam sentir na pele que não estamos para brincadeiras e que essa equipe de educação não nos é bem-vinda. Podemos até chamar a EPTV para registrar o nosso protesto. Tudo em prol da EDUCAÇÃO!!!! Pensou que bonito que vai ser isso SR.PAULO e ILMO. SR. PREFEITO!!!! Vai ser uma situação bem constrangedora. PENSE NISSO!!!!




    ResponderExcluir
  18. Fico me perguntando, que um Senhor tão competente precisa manter tudo igual para que? Se alguem souber, responda-me por favor. O que será que esse povo tem para ensinar que se precise aprender ? Métodos e como dar aulas? Como organizar a pauta de aula para cada classe ? Qual a papelada que uma escola precisa manter organizada e em andamento na secretaria ? Quais são os HINOS de nossa Pátria ? Os livros, CDs, etc..., ensinam, não precisa se preocupar ! Enfim, vou para por aqui.... afinal, ainda não entendi o que eles podem ensinar de tão imprescindível que a modernidade, os meios de comunicação, as normas, a era informatizada, as pessoas interessadas, cultas, etc.... não consigam transmitir ! Se realmente temos que aprender " algo " com eles .... estamos a pé ! Olha que a história de TROIA já é antiga....

    ResponderExcluir
  19. Tenho apenas um ano e alguns meses de convívio nesta cidade,mas já pude perceber muita coisa que nunca tive coragem para relatar publicamente. Mas ao abrir este blog, me deparei com vários depoimentos sobre críticas à educação de Analândia. Não sou ninguém para julgar. Mas uma cidade pequena como essa, a escola deveria ser de primeiro mundo, coisa que não acontece, não ao meu ver. Minha filha chegava em casa sempre com uma novidade. Eu custava a acreditar. Mas ela falava... mãe é verdade, pode perguntar para as minhas amigas que elas vão te confirmar. Comecei a achar que a escola estava deixando a desejar. E comecei a me perguntar: Cadê a Direção? Cadê a Dirigente de Ensino? Onde estão Os Coordenadores? E me perguntei uma vez sobre um acontecido, onde é que estava o professor. Bom, vou resumir, tudo o que minha filha me contava e depois eu procurava saber, e descobria que tudo o que ela me contava infelizmente ocorria dentro do recinto escolar.
    # alunos se beijando dentro da sala de aula;
    # professor escrevendo errado na lousa;
    # professor e diretor discutindo no recreio na frente de todos os alunos;
    # funcionária mandando mensagem erótica via-celular para aluno na sala de aula;
    # alunos maiores oferecendo drogas para os menores no banheiro na hora do intervalo e também quando saíam para tomar água;
    E muitas outras coisas pequenas, mas que poderiam se tornar preocupantes. O pior é que todos sabiam: Direção, Coordenação, Dirigente, Inspetores; mas ninguém fazia nada. Tudo era mascarado para dar a idéia de que tudo estava as mil maravilhas. Eu transferi meu título para cá, juntamente com o do meu esposo e cunhado pois gostei muito da cidade. Mas em relação a educação tenho que dizer que esta equipe não serve para estar onde está. Não quero ter jogado o meu voto fora, pois o candidato, atual prefeito, foi fazer campanha na minha casa e prometeu mudanças. Até agora, pelo que ouço nada mudou.
    Então vou seguir o exemplo do comentário anterior. PANELAÇO JÁ!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. O grande problema de ANALANDIA é o AGROTOXICO.Esse produto pode ser perigoso. Em algumas condições faz mal a saude e em outras pode dar dispensa de serviço por justa causa.A EPTV pode ser um bom meio de divulgação desse fato.Que tal????

    ResponderExcluir
  21. O AGROTOXICO é o grande problema. Como diria um ex prefeito de ANALANDIA,ainda vivo,no alto de sua sabedoria. São uns coitados e não da nem pra escutar o que falam. Sera??? É o AGROTOXICO realmente é um "pobrema".

    ResponderExcluir
  22. SR.SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO,não conseguimos entender qual o laço que os prende a equipe anterior; deve ser algo muito forte e que nÃO pode ser abalado. JÁ QUE É ASSIM FAÇA UM IMENSO FAVOR: BLOQUEIE TODAS AS ENTRADAS PARA O FACEBOOK, IMPEÇA O FUMÓDROMO E ESCONDA TODAS AS TESOURAS E OS EVAs. QUEM SABE ASSIM, "ELAS" HONRAM O DINHEIRO QUE GANHAM, ENQUANTO OS PROFESSORES COM SEUS MÍSEROS SALÁRIOS, COM CERTEZA TENTARÃO HONRAR O CARGO QUE LHES É DE DIREITO...


    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!