A Equipe do Blog Unidos por Analândia não gosta de analisar vídeos, mas esse merece uma atenção especial.
Quando se trata de educação, planejamento, palavras, ações e atitude são essenciais para a construção do aprendizado.
O currículo de uma pessoa é muito importante quando se está em um processo de seleção pra qualquer cargo, público ou não.
É muito importante analisar não só o que o papel aponta, mas sua efetiva participação em projetos do início ao fim.
Nem sempre as experiências são positivas, mas até mesmo diante ao fracasso, o aprendizado deve ser sempre a melhor recompensa.
Quando se é escolhido para ocupar um cargo público, cabe ao ocupante levar em conta que não é um privilégio sua escolha, mas sim um compromisso e uma responsabilidade.
Planejar, organizar, dirigir e controlar, são princípios básicos de uma boa administração.
Mas devemos levar em conta também que a continuidade traz ainda mais vantagens para àqueles que sabem aproveitar.
Faz parte de uma boa gestão a flexibilidade, a disponibilidade, a humildade e a adaptação a mudanças.
É claro que a escolha da equipe é importante, mas é muito mais importante saber ouvir à quem te ofereceu a oportunidade de compor sua equipe.
O ditado é muito válido, uma laranja podre estraga um saco todo.
Se a experiência dos anos, a experiência de vida e de trabalho não pode polir a educação e a "inocência" tão reforçada nesse vídeo, fica difícil confiar e investir em uma educação de qualidade, humanizada e justa.
A humanização baseia-se em trocas de informações e de comunicação, dentro do respeito para atender as necessidades do "cliente", que no caso da educação, é muito abrangente, esse "cliente" envolve o aluno, os funcionários e o pais do aluno, além de toda a comunidade. Essa humanização só é atingida, através da transformação das partes envolvidas, principalmente do gestor, que deve ser modificado, adaptado de acordo com a situação local, pois cada caso é um caso.
Voltando a questão da equipe, uma equipe deve ser mutante, não deve ser algo viciante e que deixe o gestor refém de um membro ou de algo que esse membro tenha realizado, um bom gestor está sempre apto a mudanças e com certeza saberá valorizar outros membros da equipe ou até mesmo encontrar novos.
Todos as adesões seriam feitas independente do agente colocado na equipe, uma vez que não há dificuldade alguma em cadastrar e aderir a qualquer programa do Ministério.
Quanto a todos os Programas e Projetos, que conforme o próprio Paulo diz, já estão em andamento, acredito que não serão interrompidos, uma vez que a situação é bem favorável a conclusão e que outros membros podem dar continuidade pois com certeza tem mais pessoas na Educação de Analândia focadas em gerar e gerir aprendizado para a nossa população.
Valorização profissional vai além de aumento de salário, envolve condições favoráveis de trabalho, motivacionais e inclusivas.
Fazer política não é simplesmente aceitar as exigências de agentes mimados, é saber a hora de recuar ou de permanecer na luta, mas de forma adulta, argumentando e fundamentando seus pensamentos de forma a não prejudicar o sistema por uma simples "birra" por ter sido contrariado.
A Educação é feita de política, é a arte de saber se relacionar, se organizar dentro de uma sociedade que produz conhecimento. Quem produz conhecimento deve ter a cabeça aberta para poder mudar de estratégia quando pego de surpresa.
Se sua equipe foi alterada, se seus instrumentos não estão totalmente como você deseja, faça algo que mude essa situação, crie, invente, troque experiências, cresça intelectualmente com as dificuldades e obstáculos.
Os desafios são fontes inovadoras de conhecimento.
Não se faz educação pulando fora diante o primeiro obstáculo, não se faz educação sendo mal educado por que não atenderam um de seus desejos.
Faça educação promovendo educação! Conversando civilizadamente, sem troca de farpas e principalmente ouvindo.
Não adianta vestir uma roupa "formal" e agir com elegância diante um microfone e parte da população, postura adulta diante a comentários e críticas valem mais que uma camisa e uma calça social.
Quem quer ajudar a causa ajuda independente do agente que está ao seu lado.
Não foi assim que Analândia venceu 20 anos de ditadura? Enfrentando os medos e com poucos apoiadores? Quer melhor exemplo que o próprio povo de Analândia que lutou contra tudo e contra todos com um ou outro agente a seu favor?
Analândia será sim um exemplo em educação um dia, no dia em que as vaidades forem deixadas de lado, que a política seja usada como conhecimento coletivo e não individual.
A Equipe do Blog Unidos por Analândia é um meio de comunicação independente, acredita que para evoluirmos precisamos ouvir e informar quando as coisas fogem ao respeito às diversas opiniões.
http://www.youtube.com/watch?v=_kBk50nF2FY