terça-feira, 16 de abril de 2013

Como fazer educação...

A Equipe do Blog Unidos por Analândia não gosta de analisar vídeos, mas esse merece uma atenção especial.
Quando se trata de educação, planejamento, palavras, ações e atitude são essenciais para a construção do aprendizado.
O currículo de uma pessoa é muito importante quando se está em um processo de seleção pra qualquer cargo, público ou não.
É muito importante analisar não só o que o papel aponta, mas sua efetiva participação em projetos do início ao fim.
Nem sempre as experiências são positivas, mas até mesmo diante ao fracasso, o aprendizado deve ser sempre a melhor recompensa.
Quando se é escolhido para ocupar um cargo público, cabe ao ocupante levar em conta que não é um privilégio sua escolha, mas sim um compromisso e uma responsabilidade.
Planejar, organizar, dirigir e controlar, são princípios básicos de uma boa administração.
Mas devemos levar em conta também que a continuidade traz ainda mais vantagens para àqueles que sabem aproveitar.
Faz parte de uma boa gestão a flexibilidade, a disponibilidade, a humildade e a adaptação a mudanças.
É claro que a escolha da equipe é importante, mas é muito mais importante saber ouvir à quem te ofereceu a oportunidade de compor sua equipe.
O ditado é muito válido, uma laranja podre estraga um saco todo.
Se a experiência dos anos, a experiência de vida e de trabalho não pode polir a educação e a "inocência" tão reforçada nesse vídeo, fica difícil confiar e investir em uma educação de qualidade, humanizada e justa.
A humanização baseia-se em trocas de informações e de comunicação, dentro do respeito para atender as necessidades do "cliente", que no caso da educação, é muito abrangente, esse "cliente" envolve o aluno, os funcionários e o pais do aluno, além de toda a comunidade. Essa humanização só é atingida, através da transformação das partes envolvidas, principalmente do gestor, que deve ser modificado, adaptado de acordo com a situação local, pois cada caso é um caso.
Voltando a questão da equipe, uma equipe deve ser mutante, não deve ser algo viciante e que deixe o gestor  refém de um membro ou de algo que esse membro tenha realizado, um bom gestor está sempre apto a mudanças e com certeza saberá valorizar outros membros da equipe ou até mesmo encontrar novos.
Todos as adesões seriam feitas independente do agente colocado na equipe, uma vez que não há dificuldade alguma em cadastrar e aderir a qualquer programa do Ministério.
Quanto a todos os Programas e Projetos, que conforme o próprio Paulo diz, já estão em andamento, acredito que não serão interrompidos, uma vez que a situação é bem favorável a conclusão e que outros membros podem dar continuidade pois com certeza tem mais pessoas na Educação de Analândia focadas em gerar e gerir aprendizado para a nossa população.
Valorização profissional vai além de aumento de salário, envolve condições favoráveis de trabalho, motivacionais e inclusivas. 
Fazer política não é simplesmente aceitar as exigências de agentes mimados, é saber a hora de recuar ou de permanecer na luta, mas de forma adulta, argumentando e fundamentando seus pensamentos de forma a não prejudicar o sistema por uma simples "birra" por ter sido contrariado.
A Educação é feita de política, é a arte de saber se relacionar, se organizar dentro de uma  sociedade que produz conhecimento. Quem produz conhecimento deve ter a cabeça aberta para poder mudar de estratégia quando pego de surpresa.
Se sua equipe foi alterada, se seus instrumentos não estão totalmente como você deseja, faça algo que mude essa situação, crie, invente, troque experiências, cresça intelectualmente com as dificuldades e obstáculos.
Os desafios são fontes inovadoras de conhecimento.
Não se faz educação pulando fora diante o primeiro obstáculo, não se faz educação sendo mal educado por que não atenderam um de seus desejos.
Faça educação promovendo educação! Conversando civilizadamente, sem troca de farpas e principalmente ouvindo.
Não adianta vestir uma roupa "formal" e agir com elegância diante um microfone e parte da população, postura adulta diante a comentários e críticas valem mais que uma camisa e uma calça social.
Quem quer ajudar a causa ajuda independente do agente que está ao seu lado.
Não foi assim que Analândia venceu 20 anos de ditadura? Enfrentando os medos e com poucos apoiadores? Quer melhor exemplo que o próprio povo de Analândia que lutou contra tudo e contra todos com um ou outro agente a seu favor?
Analândia será sim um exemplo em educação um dia, no dia em que as vaidades forem deixadas de lado, que a política seja usada como conhecimento coletivo e não individual. 
A Equipe do Blog Unidos por Analândia é um meio de comunicação independente, acredita que para evoluirmos precisamos ouvir e informar quando as coisas fogem ao respeito às diversas opiniões.

http://www.youtube.com/watch?v=_kBk50nF2FY

16 comentários:

  1. Para um bom entendedor, meia palavra basta.A carapuça esta lançada e pra muita gente pode servir. Um belo texto e comentario, embora com autor desconhecido infelismente, mas tudo poderia ter sido diferente se certas pessoas fossem mais humildes e nao interrompesse o vinculo, diante da primeira dificuldade.Nao precisa nem citar o nome,mas que foi um tapa com luva de pelica foi. Muitas vezes temos que ser humildes e aceitar que por mais que sabemos ainda temos muito que aprender.. boa noite a todos.

    ResponderExcluir
  2. Vaidades!!!! essa é a pala vra de ordem na educação analandense, enquanto poucas pessoas estão preocupadas com a nossa qualidade de ensino, outras só querem saber de sua posição estatus, cargo e salário... o que isso vai acarretar para nossas crianças fica em ultimo plano.
    Nosso ciclo 1 ainda continua nas mãos de que ainda faz politica alá Beto perim, estou cansada de ficar repetindo e ninguém escuta... aquela Dona que era a general da educação em outros tempos só faz intriga o tempo todo naquela escola... ela eo a Barreta estão fazendo miséria com o ciclo 1 tudo aplaudido e acompanhado pela diretora e coordenadora. Coordenador que vale mesno que zero néééé...

    ResponderExcluir
  3. essa discordia de uns defender outro atacar por interesse eu não entro, mas se souberem esclarecer porque o professor de educação fisica fugitivo da justiça sr. LUIZ CARLOS PERIN não foi EXONERADO agradeço isso serve para sr. prefeito ROGÉRIO ULSON, SECRETARIO,ACESSOR POLITICO, ONG E AOS DEMAIS SEGUIDORES DO BLOG,se querem a coisa certa aí está a oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Sr Jose P. Bronco posso lhe informar que existe uma lei municipal em que qualquer funcionario publico municipal com mais de 5 {cinco} anos de serviços prestados, tem o direito de se afastar de suas atividades pelo periodo de ATE DOIS ANOS sem receber seus vencimentos {salario} podendo retornar a qualquer momento nas suas atividades normais dentro deste periodo.Isto sao direitos adquiridos para funcionarios publicos concursados no municipio de Analandia, entao nao se pode ir EXONERANDO assim sem uma justa causa, podendo praticar erro de direito. fui clara ? boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SR. ADVOGADA essa lei municipal pode ser revogada desde que o sr. PREFEITO ENVIE OUTRA PARA CÂMARA DE VEREADORES E ESSES APROVEM, basta que para isso sr. prefeito ROGÉRIO ULSON CONSULTAR UMA BôA ADVOGADA COMO a sra e não se ESCONDER, CUJO SALÁRIO DEVEMOS ESTAR PAGANDO FUI CLARO ?BOM DIA ....QUEM PROTEJE BANDIDO É IGUAL OU PIOR QUE O MESMO.....BOM DIA SRA. ADVOVADA....APRENDA A CONHECER QUEM CONHECE UM POUCO DE LEIS MUNICIPAIS? SRA ADVOGADA BOM TRABALHO.

      Excluir
  5. Quem escreveu esse texto entende mesmo de educação. Ai talvez esteja a pessoa certa para "comandar" a educação de Analandia.Posso estar enganada mas os melhores educadores do pais concordariam com "tudo" o que esta ai colocado. Eu faria so um adendo.Educação começa,e talvez termine,em casa.Se os pais não estiverem comprometidos com a Educação sempre teremos alunos "problemas" dentro das salas de aulas.E os professores não tem culpa disso embora os pais queiram transferir a responsabilidade para eles. No mais o "macaco(a)" esta certo.

    ResponderExcluir
  6. O Sr Paulo F. foi pra Jaboticabal trabalhar na Educaçao, e foi a melhor coisa que ele fez. Ja que nao pode ajudar Analandia, entao nao tem o direito de atrapalhar. Boa sorte sr Paulo e deixa o tempo passar, que o sr vai ver que uma andorinha sozinha nao faz verao. muito obrigado sr Paulo..

    ResponderExcluir
  7. ADVOGADA ......... SÓ NÃO CONCORDO COM ESSA TESE, ESTANDO ELE NA SITUAÇÃO DE FORAGIDO DA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  8. è meu querido, infelismente nao podemos burlar as leis, e a gente nao pode querer dar o passo maior que a perna, e ja que voce entende muito sobre as leis ,voce deve saber que pra revogar uma lei na camara municipal

    precisa -se ter a maioria, que no nosso caso sao 5 {cinco} votos e o presidente so vota no caso de empate tecnico 4 x 4 e alem do mais nosso prefeiro nao esta protegendo bandido nao como voce disse, ele faz o que esta ao seu alcance e pelo que sei seus acessore, advogados e chefe de gabinete estao acessorando muito bem, e pelo que estou vendo voce sr Bronco parece estar equivocado ou mmal informado. FUI CLARA ? passar bem sr Jose P. Bronco...

    ResponderExcluir
  9. vou defender o sr.bronco essa advogada deve ser chamada nos meios policiasis de porta de cadeia, deveria defender os bons cIdadões de analândia não mandante da execução do vereador NALIN, esse individuo pode ser um BOM educador? responda sra. ADVOGADA.

    ResponderExcluir
  10. A melhor forma de se posicionar frente ao mundo é sair de casa todos os dias como se fosse começar a dar o primeiro passo hoje. Sair todos os dias como se tivesse muito a aprender e adquirir o máximo de conhecimento possível. O seu dia deve ser feito de aprendizagens. Todos os dias temos a chance de aprender coisas novas e assim devemos fazer, mesmo dentro da sua profissão, do seu trabalho.
    Todos nós buscamos a perfeição, somos seres em evolução. Se não melhorarmos algo dentro do que fazemos, muito em breve seremos substituídos. Devemos estar abertos para aprender com o outro. As experiências vividas por uma pessoa geram aprendizagens, estas nunca devem ser ignoradas. Quando você não aprende com o outro você volta a errar e hoje é inaceitável permanecer errando.
    Hoje você tem a obrigação de ser um pouco melhor que ontem. Se você for igual, hoje você será igual à ontem, Para que você vai viver amanhã se fará as mesmas coisas que hoje?
    Você deve fazer a sua vida grandiosa, maravilhosa.
    As pessoas pensam em sucesso como algo grandioso e esperam uma grande e repentina mudança na vida. Na verdade o sucesso é consequência de pequenas melhorias diárias em nossas vidas”.
    Se nos unirmos em busca de condições melhores para nossa educação , o amanhã sera bem melhor. A educação é muito importante na vida de todos seres humanos, é o nosso futuro. Sem ela muitos sonhos acabará no silêncio.
    Professora : Flávia

    ResponderExcluir
  11. Analandense indignado19 de abril de 2013 às 16:49

    A pergunta que não quer calar é: Será que não cabe um inquérito administrativo a um servidor que é foragido da justiça?!!!!!! Com a palavra a sra. que se intitula "adivogada"

    ResponderExcluir
  12. Zuleica marchizeli Canello20 de abril de 2013 às 22:41

    GOSTARIA DE SABER ,PORQUE TANTA PREOCUPAÇÃO COM UM BANDIDO FORAGIDO, QUE NÃO ESTÁ FAZENDO FALTA NENHUMA, É ATÉ UM ALÍVIO NÃO TER QUE CRUZAR COM ELE NA RUA , SABENDO DE TUDO QUE APRONTOU NA NOSSA CIDADE E NÃO É DE POUCO TEMPO, VEM DE LONGE AS MALDADES DELE . TANTO FAZ NA CADEIA , NA EUROPA, EM GOIAS, NÃO IMPORTA. SE VCS NÃO FALASSEM DELE , NEM LEMBRARIAMOS QUE EXISTIA.. DEVEMOS PEDIR A DEUS QUE ILUMINE NOSSA CABEÇAS E NOS CONCENTREMOS NO DESENVOVIMENTO DA NOSSA CIDADE E NÃO FICAR TROCANDO PICUINHAS QUE NÃO LEVAM A NADA.

    ResponderExcluir
  13. Exatamente d, Zuleica, nao sei porque tambem essas pessoas ficam se preocupando e lembrando de pessoas que nao fazem falta , ate porque como a sr disse ,tem tanta coisa boa na nossa cidade que precisa ser reslvida , na educaçao, na saude , no turismo, na habitaçao na criaçao de novos empregos e ainda tem meia duzia de gente que fica trocando picuinhas com pessoas que ja desapareceram do mapa e nao circula mais na nossa cidade, esteja onde estiver, devemos pedir luz pra essas pessoas e seguir nossa vida em frente, boa tarde

    ResponderExcluir
  14. O cara mata, a justiça decreta prisão dele acusando de ser o mandante , ele foge e vocês chamam de picuinha? Vai perguntar para o pai do Nalin se isso é picuinha! Sra Zuleica e Sr Antonio C., se o filho de vocês fossem executados a tiros, 7 tiros, os senhores não queriam o acusado preso? Pensem melhor nos seus conceitos!

    ResponderExcluir
  15. Essas discussões são válidas, mas em um texto que fala sobre educação, nada como respeitar as opiniões uns dos outros. Mas também por que não respeitar o assunto da postagem? Vamos falar em educação e em uma postagem sobre o Chiba falar do Chiba, acho que isso mantém a parcialidade das discussões.
    O assunto é bem delicado e não é com discussões de quem está certo ou errado que se vai chegar a qualquer conclusão. Opinião cada um tem a sua, cabe a todos respeitar mesmo que não concordem.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!