sábado, 21 de setembro de 2013

ANALÂNDIA RECEBE A CARAVANA DA CIDADANIA

Em parceira com a AMARRIBO Brasil, o IFC - Instituto de Fiscalização e Controle de Brasília, a ONG AMASA recebeu a Caravana da Cidadania nos dias 20 e 21 de setembro.
Após visitar três cidades do Estado de São Paulo, Santa Branca, São João da Boa Vista e Águas da Prata, chegou em Analândia no dia 20 de setembro, a Caravana da Cidadania.
A Caravana da Cidadania tem como objetivo fazer um levantamento da situação da saúde nos municípios e fazer um comparativo com as necessidades apontadas pela população e pelos funcionários se está indo de encontro com as ações dos gestores municipais. Além de capacitar a população para acompanhar as ações do poder público.
No dia 20, contamos com a presença de cerca de 40 pessoas, entre elas, o Prefeito Rogério Ulson, Vice-Prefeito Jairo, Vereadores José Angelo, Adriano e Leandro Santárpio, além do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Cassola e o conselheiro Milton Galvão.
No período da manhã, houve a apresentação da Caravana e dos relatórios das cidades visitadas na semana. O prefeito Rogério Ulson, aproveitou o espaço da sua fala, para apresentar seus projetos para a cidade, deixando algumas dúvidas em relação a algumas das perguntas dos munícipes e do vereador José Angelo.
Após o almoço, os munícipes foram divididos em grupos para acompanhar e participar da auditoria na UBS de Analândia, onde fomos muito bem recebidos pelos funcionários embora apreensivos.
As equipes aplicaram o questionário para os gestores, estrutura e atendimento/usuários. Para os gestores, foram feitas perguntas com relação ao quadro de funcionários, equipamentos, agendamento de consultas. Em relação a estrutura, foi averiguado de perto as deficiências e possíveis irregularidades. Já o questionário voltado para os usuários, as perguntas eram voltadas a qualidade de atendimento, tempo de espera para consultas e fornecimento de medicamento.
Em relação as instalações a unidade foi considerada boa, tamanho adequado necessitando apenas de pequenos reparos e ajustes voltados a tornar a UBS mais acolhedora. Algumas lixeiras não seguem padrões universais, devem possuir pedaleiras para evitar contato com os resíduos. O mobiliário da Unidade é antigo, necessita de troca. Existem instalações elétricas expostas podendo causar curto-circuito. Não existem extintores de incêndio no prédio. 
Os funcionários da Unidade nos informaram que fazem parte das necessidades deles, a aquisição de um novo Raio X, que segundo o secretário Odair Monteiro, já está em processo de compra, um desfibrilador e de modernização nos equipamentos odontológicos.
Já em relação aos usuários, os resultados em relação ao tempo de espera, cordialidade entre servidores e usuários a nota foi BOA* e em relação a resolutividade dos problemas foi considera REGULAR*.
Após a auditoria, o grupo retornou a SAMAN para fechar o relatório que foi entregue ao Prefeito Rogério Ulson, Secretário de Saúde Odair Monteiro e para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Cassola, que acompanhou todo o trabalho dos auditores junto a população.
Agora o trabalho continua, a população deve acompanhar as ações do Poder Público para ver se serão solucionados os problemas apontados.
Daqui 120 dias, os auditores retornaram a cidade para ver ser quais as medidas foram tomadas para melhorar a qualidade do serviço de saúde do município.

*As notas que podiam ser dadas para as perguntas eram: muito bom, bom, regular, ruim e muito ruim. A pontuação final foi feita baseada na média das respostas dadas pelos entrevistados. Foram entrevistas 4 pessoas que aguardavam atendimento na UBS no momento da auditoria.

13 comentários:

  1. Zuleica Marchizeli Canello21 de setembro de 2013 às 23:44

    Sinto muito pessoal por ter me ausentado , ontem na parte da tarde e hoje , por ter assumido outro compromisso com a ISAMI , GRUPO DE iDOSOS do qual faço parte, mas já estou informada através do Joldazio e do Blog, que saiu tudo bem.Continuamos lutando por uma Analândia melhor , com mais apoio por parte dos envolvidos, que não temem ser investigados. A transparência é a melhor arma de todos nós. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. maria angela marconi brandão22 de setembro de 2013 às 06:49

    Nós funcionários aqui da UBS, agradecemos a presença de todos os participantes da AMASA. Vcs puderam ver q o esforço está sendo grande. Todos querem o melhor, tanto para os q aqui trabalham como os clientes, q veem à UBS, para receberem o socorro, a ajuda q precisam para o mal q porventura sintam. Tomara q as autoridades tenham a chance de mostrar o quanto querem fazer dessa Unidade a melhor da região. Esperamos tbm q as condições de trabalho e o salário, especialmente daqueles q ganham praticamente o mínimo, tenham uma porcentagem positiva de aumento. Analandia tem td para ser uma cidade próspera...vamos trabalhar e torcer para q isso aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMASA foi fazer visita só para DENEGRIR a imagem da UBS????? FALAR QUE NADA ESTA SENDO FEITO ????? ESSA TATICA é dos antigos politicos da cidade. Dava para melhorar bem esse trabalho hem ? Quantos MEDICOS tem na UBS ? Que ESPECIALIDADES ? QUANTAS AMBULANCIAS ? QUANTOS DENTISTAS TEM LÁ PARA O POVO ? ENFERMEIROS, RECEPCIONISTAS ???? DETALHAR AS COISAS, POR EXEMPLO : QUANTO A ONG RECEBE - ASSOCIADOS E DO GOVERNO - TEM FUNCIONARIOS ? QUANTOS ? QUANTO GANHA CADA UM ? QUAL A FUNÇÃO DE CADA UM ? TEM SEDE PROPRIA OU PAGA ALUGUEL ? DEMAIS DESPESAS ... ENFIM, a CONTABILIDADE. Aliás, como pregam muito pela TRANSPARENCIA vamos colocar no BLOG, todos residem em nossa cidade, esse gasto já não tem então, vamos contribuir com a UBS. Olha Postem viu... pois ultimamente temos ouvido muita reclamação das postagens. AGUARDAMOS A CONTABILIDADE.

      Excluir
  3. Pensei que esse pessoal fazia um trabalho mais qualificado e sério. ESTÃO PRECISANDO MELHORAR . Já pude verificar na UBS muita coisa mudada. Qual será o interesse em deturpar as coisas ???? Que tipo de trabalho e relatorio é esse ? NINGUEM viu o extintor no corredor ???? Até criança já viu e perguntou o que era. Nenhuma mulher viu a NOVA sala de GINECOLOGIA ??? Estão precisando atualizar as consultas hem ! MOVEIS NOVOS? PISOS NOVOS ? SALAS REFORMADAS ???? NINGUEM VIUUUUUU ????? QUANTA INCOMPETENCIA ! QUE DESRESPEITO com o PREFEITO MUNICIPAL, com o SECRETARIO DA SAUDE e com os demais funcionários, que já mudaram muita coisa. ONDE VOCES ESTAVAM que nunca foram cobrar melhorias ???, e olhem que a ONG já tem um tempinho hem ??? É uma pena que VOCES NÃO PODEM DIZER QUE AS MUDANÇAS aconteceram por causa DA ONG, porque essas mudanças são anteriores a visita. NÃO SE ESQUEÇAM a cidade AGORA tem PREFEITO. FAÇAM UM TRABALHO SERIO PESSOAL . Parabens Angela, mas não se iluda ..... a ONG DOOU alguma coisa para a UBS ou para melhoria dos funcionários ??? NÃO ?? A POPULAÇÃO PODE SE UNIR PARA PEDIR UMAS DOAÇÕES PARA A ONG, inclusive lixeiras, moveis novos, pisos, cadeiras de rodas ( que são caras) etc... a UBS pode receber doação. ELES DEVEM CONSEGUIR tem bom acesso com esse pessoal de BRASILIA. Com certeza o dinheiro que a ONG recebe não é para pagar funcionários pois TODOS SÃO VOLUNTÁRIOS. Eles devem ter levado doação e não tinha ninguem para receber, só pode ter sido isso. Olha, vê se posta viu ONG. Deixei o comentário gravado e fotografado viu.

    ResponderExcluir
  4. VAI O MEU RECADO...... COMO VOCES NÃO ESTÃO POSTANDO O QUE FALAMOS DE VERDADEIRO E SÉRIO... E PRINCIPALMENTE NOSSA OPINIÃO...... VAMOS COMEÇAR UM MOVIMENTO NA CIDADE PARA SABER O QUE ACONTECE NO BLOG .... QUEM É QUE AUTORIZA OU NÃO AS POSTAGENS E TAMBÉM COMO FUNCIONA A ESTRUTURA DA ONG E SEU BLOG. NÃO PRECISAM POSTAR MAIS NADA NÃO..... AGUARDEM ........... VIU SR. MIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii AH. NÃO SE ESQUEÇAM DA LEI DA TRANSPARENCIA........ É PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Pode até ter servido pra alguma coisa essa visita da Ong Amasa e m conjunto com outros orgaos, mas o que na verdade precisava ser verificado nao foi, .Principalmente essa contrataçaso de muitos cargos em confiança com salários altissimos e a maioria gente de fora sendo que aqui na cidade tem muita gente competente precisando de emprego, e estao tendo que mudar de cidade por falta de oportunidade, que por sinal estao sendo dadas por gente de fora que nunca fizeram nada por Analandia, e o povo que trabalha mesmo, da classe mais pobre com um salario minimo quase pasando necessidade,entao a Ong precisa começar a ver essas coisas e quem sabe poder ajudar a populaçao mais pobre que anda sofrendo muito pelo descaso. boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc está corretíssimo "ANALÂNDIA PARA OS ANALANDENSES"

      Excluir
  6. Antonio, agradecemos a sugestão, mas cabe deixar bem claro qual o foco da Amasa. A Amasa tem como foco o Controle Social e o Combate a Corrupção e NÃO tem foco em assistencialismo. O objetivo da Caravana como já foi dito, é de ensinar a população como fiscalizar os gastos com a saúde, verificar as necessidades da população e dos funcionários para melhorar o atendimento. Nosso objetivo não é atender a uma classe social, mas sim atender as demandas da população Analandense, garantindo que os gestores públicos apliquem bem o dinheiro público e dessa forma com certeza as classes desfavorecidas serão beneficiadas e terão a oportunidade de crescimento. Quando puder, venha até a sede da Amasa e conheça um pouco mais nosso trabalho e se puder ser um colaborador, dando sugestões, atuando como voluntário, será muito bem vindo. Espero poder ter esclarecido.

    ResponderExcluir
  7. Antonio, agradecemos a sugestão, mas cabe deixar bem claro qual o foco da Amasa. A Amasa tem como foco o Controle Social e o Combate a Corrupção e NÃO tem foco em assistencialismo. O objetivo da Caravana como já foi dito, é de ensinar a população como fiscalizar os gastos com a saúde, verificar as necessidades da população e dos funcionários para melhorar o atendimento. Nosso objetivo não é atender a uma classe social, mas sim atender as demandas da população Analandense, garantindo que os gestores públicos apliquem bem o dinheiro público e dessa forma com certeza as classes desfavorecidas serão beneficiadas e terão a oportunidade de crescimento. Quando puder, venha até a sede da Amasa e conheça um pouco mais nosso trabalho e se puder ser um colaborador, dando sugestões, atuando como voluntário, será muito bem vindo. Espero poder ter esclarecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A amasa tem feito um otimo trabalho, mas infelizmente ainda há muita coisa pra correr atras. Tenho uma duvida por que esse concurso so efetivou algumas pessoas e outras não. Um exemplo é a efetivação de professores. Foi feito para regularizar certo? Só que o professor de artes do ciclo I, não efetivou e nem a de ingles que pelo visto não vai chamar, pois estão irregular . Uma professora saiu esses dias sem direito depois de 9 meses sem contrato, não achei certo ela sair e as outras continuarem. Por tanto continuem trabalhando pra não deixar acontecer erros, pois confiamos nos seus trabalhos.

      Excluir
  8. ANTES DE MAIS NADA EU GOSTARIA DE PARABENIZAR A ONG AMASA PELO EVENTO E DIZER A TODOS QUE INFELIZMENTE EU NAO PUDE ESTAR PRESENTE ACOMPANHANDO OS TRABALHOS POR MOTIVO DE SAÚDE, MAS NA PROXIMA COM CERTEZA ESTAREMOS JUNTOS. TIVE UM COMEÇO DE INFARTO, MAS JA ESTOU ME RECUPERANDO E LOGO VOLTO Á ATIVA , EU E MINHA PARCEIRA TOTÓ. BOA TARDE A TODOS , E MAIS UMA VEZ, PARABENS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  9. Assim como Sr, Torquezi não pude estar presente, mas fiquei feliz com o resultado, parabéns Ong Amasa,.trabalho perfeito, a repercussão foi ótima.
    A presença de vereadores, dirigentes, secretários foi excelente, jamais pensei que iriam abrir as portas para uma auditoria, mas estão todos de parabéns.
    Rogério fico feliz de saber que confiou na Ong e que pelo que fiquei sabendo a UBS foi elogiada em muitos aspéctos, muito bom para a cidade !
    Também li nos relatórios que providências devem ser tomadas, mas nada que um bom empenho não resolva.
    É reconfortante ver um trabalho tão bonito e eficiente aqui em Analândia acontecendo e na mais perfeita união.
    Parabéns a todos os envolvidos.E não se esqueçam , união sempre.
    Pois a união faz a força !

    ResponderExcluir
  10. Entrevistadas 4 pessoas na UBS??? Menos de 1% da população e a nota foi regular??? Perfeito! kkkkk Imagina se fosse ao menos 10%????
    Longe de mim criticar a iniciativa da ONG, bem pelo contrario acho perfeita, porém, ao meu ver 04 pacientes não são suficientes para fechar "uma nota" ja que o fluxo gira em torno de 80 pacientes/dia.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!