quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MUNICÍPIO VERDEAZUL

Você sabe o que é um município VerdeAzul?
É um município eficiente na gestão ambiental.
Em 2007 o governo de São Paulo lançou o Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.
O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.
Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.
A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Para aderir ao programa, é necessário assinar um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.
As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. 
Pelo que sabemos, Analândia chegou a assinar o Protocolo, mas não atingiu os indicadores o que levou nossa cidade a perder o título.
Cidades pequenas tem muito mais facilidade em conseguir atingir esses indicadores, uma vez que muitas vezes elas ainda não estão poluídas, trabalhos de conscientização podem ser feitos com mais eficiência e a fiscalização é muito mais fácil.
Você sabiam que nossa vizinha Corumbataí, recebeu um dos prêmios do Programa VerdeAzul?
Corumbataí foi premiada com a melhor coleta seletiva do Estado de São Paulo.
Se Corumbataí conseguiu por que nós não podemos participar e fazer da nossa cidade uma vencedora em questões ambientais?
Que tal incentivarmos nossos gestores a investirem no meio ambiente?
Se nos recordamos bem, isso estava nas promessas de campanhas de todos os candidatos a prefeito de nossa cidade e também de alguns vereadores. 
Ou será que já esqueceram dessa promessa?
Para maiores informações consulte o site: 


4 comentários:

  1. Lixo é uma questão de cultura. É o produto que cada ser desse planeta produz todo dia e a toda hora. Dá no saco quando o elemento simplesmente descarta o SEU LIXO na natureza ou na rua. O descraçado não tem o minimo de senso em colocar o seu produto na lixeira ou coisa parecida. Acha que os outros é que tem que pegar o SEU lixo. Isso deveria ser materia obrigatoria na escola e criar aqui também uma multa para quem descarta seu lixo em qualquer lugar. O lixo é uma preciosidade quando bem utilizado. Se for organico, deveriamos ter uma usina de compostagem. Mas seria pedir muito pressa galera Ararariana. Se for reciclado, tem um cabeção que coleta e ganha uma grana preta, ou branca nesta parada. Enfim, lixo é uma questão de esperteza, para quem sabe , e de burrice para quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. Outro dia indo trabalhar passando pela ponte, resolvi olhar o rio, imagina que enroscado num galho estava uma barrigada de porco, cheia de corvos, ainda dizem que a água que cai no Salto é limpa, coitados dos turistas não imaginam que estão tomando banho de porco em estado de putrefação, que nojo.Onde estão o pessoal que trabalham no meio ambiente, com a bunda na cadeira em frente ao computador ninguem ve nada. Pocha vida vão investigar o povo não merece ser enganado, principalmente os turistas que acreditam que a água de Analandia é medicinal. Vamos trabalhar pessoal Analandia cidade turistica vamos honrar o nome !!!

    ResponderExcluir
  3. O Jesus, ........claro que esta situação prejudica e enoja qualquer um. .......Agora dizer que os turistas que frequentam o salto....estão mergulhando na carniça é.....radicalizar......O PPM.....ou particula por milhão....que é o que mede a qualidade da agua............indica que a agua do salto é muiiiiito....melhor que as prais do Guaruja.....

    ResponderExcluir
  4. agradeço a todos q apoiam a implantaçao de coleta seletiva ,nos esforçamos o maximo possivel pra manter nossa estancia limpa ,hoje na nova administraçao estamos trabalhando sem perseguiçao temos liberdade pra desenvolver a nossa iniciativa.antes aong amasa os comerciantes os industriais fazendeieros e populaçao sempre nos apoiaram ,os corruptos pagavam mais pra mandar pra guatapara e ainda me perseguiam,poluiram o aterro municipal q custou caro.numa reuniao da ong amasa o prefeito atual me chamou e falou q com anova lei dos residuos ele me daria todo apoio de implantaçao de coleta seletiva e o q for de competencia de prefeitura nos ajudaria ta cumprindo,doou um terreno de quase quatro mil metros onde antigamente era um bota fora de entulho ilegal no distrito industrial , hoje ta mudando o conceito ambiental.obrigado deus obrigado a todos qe apoiam a gestao ambiental, sou ambientalista nato ,ajudamos a preservar o meio ambiente e sustetamos nossa familia e geramos emprego sou cadastrado no mei micro empreendedor individual a ong me levou em palestra em rio claro fizemos palestra na escola com a gabriela e o fernando , estamos a disposiça de todos pra todo tipo de duvida na gestao ambiental.sergio valdnei de souza 375443472

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!