segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pacientes aprovam AME-Rio Claro

Além de Rio Claro, unidade atenderá os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, Santa Gertrudes e São Pedro.

Pacientes aprovaram o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Rio Claro em seu primeiro dia de funcionamento (14/12). No total, 140 consultas estavam agendadas para esta segunda-feira, 14, início de atendimento do AME-Rio Claro, que tem previsão de três mil consultas mensais e está funcionando com oito especialidades (acupuntura, cardiologia, dermatologia, gastroclínica, neurologia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia).
“Foi a melhor coisa que o prefeito fez”, comentou Ana Paula Ribeiro, moradora da Vila Aparecida e que acompanhou o filho Reinaldo numa consulta com médico reumatologista. “Eu já tinha ido a Campinas e a Limeira e não resolveram nada”, afirmou.
Nestor Mello, morador de Itirapina, e Antoninho Vladimir Claro, de Pirassununga, também aprovaram os serviços e as instalações. “Ficou muito bonito, gostei demais”, disse Mello, que saiu de casa às 6 horas para ir a Rio Claro. “Eu aprovo os serviços, não tenho do que reclamar”, afirmou Claro, que viajou em busca de um atendimento de otorrinolaringologista. Para Heliete Rossi Contato, da Vila Verde, “o pessoal do atendimento é bem educado, a gente vê que tem organização nos serviços”, observou.
“Em janeiro outras quatro especialidades serão oferecidas, ampliando para quatro mil o número de consultas”, informou Edson Buoro, médico sanitarista e diretor executivo do AME-Rio Claro.
De acordo com Buoro, a capacidade máxima de atendimento deverá ser atingida em um ano, quando a unidade fará até 14 mil consultas mensais num total de 28 especialidades médicas. Conforme informações da Fundação Unicamp (Funcamp), responsável pelo gerenciamento da unidade, o AME-Rio Claro está atendendo com 75 funcionários, sendo 11 médicos. Ao final do primeiro ano, a equipe de trabalho terá 180 integrantes, sendo 64 médicos.
“Grande parte destas pessoas foi contratada em Rio Claro, o que indica mais um fator positivo na implantação do AME no município”, avalia o prefeito Du Altimari, que tem repetido a previsão de que “a saúde de Rio Claro terá dois momentos distintos: antes do AME e depois do AME, com avanços significados na qualidade de serviços oferecidos à população”. No período da manhã, Altimari visitou a unidade, localizada na Rua 9 esquina da Via da Saudade.
O atendimento no AME é feito a partir de indicação médica feita por médicos da rede municipal. “Portanto, é sempre bom lembrar que antes de passar pelo AME, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde de sua cidade”, observa Ivete Costa Cipolla, presidente da Fundação Municipal de Saúde. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
A unidade foi implantada em Rio Claro numa parceria tríplice: o município fez a doação do imóvel (construído com dinheiro do governo federal e do município), o Governo Estadual entra com os recursos financeiros e a Fundação Unicamp (Funcamp) é a responsável pelo gerenciamento da unidade. O investimento total foi de quase R$ 3,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!