quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estação de Tratamento de Esgoto de Analândia !

A Estação de tratamento de Esgoto de Analândia ( ETE )  deve ser vista como avanço na busca por uma cidade ecologicamente correta e sustentável.  A comunidade que exige esgotamento sanitário, a despoluição do Rio Corumbataí, eficiência na prestação do serviço, probidade no gerenciamento dos recursos públicos,etc, é a mesma que não admite ter próximo à sua residência uma ETE que realmente tem causado certos incomodos devido a emissão de odores desagradáveis que é incompatíveis com uma boa qualidade de vida, fato que também deverá trazer efeitos negativos na busca pelo  desenvolvimento do turismo em Analândia.

Estações de Tratamento de Esgotos são unidades passíveis de gerarem odores desagradáveis a
qualquer momento, entretanto a adoção de certos procedimentos operacionais ajudam a
minimizar este problema.

 O caso é que o problema existe e precisamos buscar soluções, para tanto a Equipe do Blog lançará algumas sugestões que poderão ser implementadas pela administração da ETE :

1) A principio podemos dizer que uma mudança no sistema " Operacional” em muito contribuirá para o controle na liberação de odores pela  ETE,  isso irá melhorar o relacionamento com os moradores da cidade.Para isso precisamos de um controle mais efetivo no processo de tratamento, seja de forma química com adição de nitrato, sais ferrosos,controle do ph,etc..ações que também requer acompanhamento técnico especializado e com laboratório equipado.

2) O plantio de árvores ao longo da ETE, formando uma “barreira verde” entre esta unidade e a cidade  irá a principio favorecer principalmente o bairro Nova Analândia que tem sido o mais afetado, além do que o processo de fotossítese realizado pelas árvores irá também de forma gradativa dar sua contribuição para purificação do ar.

3) O relacionamento entre a comunidade e os responsáveis pela operação da ETE deve ser estreitado, visitas a ETE deve ser facilitada e incentivada, além de pedir ajuda e sugestões a  população.

No sentido de colaborar o Blog Unidos por Analândia abre este espaço para sugestões, dê idéias e soluções para o problema!

18 comentários:

  1. acho que deveriamos pensar a longo prazo e construir outro módulo de ETE mais longe da cidade, 5 km por exemplo rio abaixo, que não precise de bombeamento.
    Para isso temos que pensar também em retirar as aguas da chuva do esgoto.

    ResponderExcluir
  2. TOMA SITUAÇÃO...KKKKKK23 de fevereiro de 2012 às 10:32

    não gosto de mexer em merda mas em reportagem da eptv. nosso querido que deu o nome ao local falou :(SE FOR PRECISO NOS VAMOS BUSCAR RECURSSOS ATÉ QUE SOLUCIONAR O POBREMA )ai não há nada a fazer só nos resta esperar A PISTA DE SKEITE, A PISTA DE COOPER, COBERTURA DO CALÇADÃO ETC... EU ESPERO A ELEIÇÃO AÍ TOMA SITUAÇÃO.....

    ResponderExcluir
  3. Por isso e aquilo que Analandia parau pois desde quando abriu esse tratamento e so problema e mais problema veja ja deu no saco nem com merda essa admistraçao consegue mexer imagine com o nosso dinheiro Analandia tudo começa errado agua sobe em vez de descer Vamos ver agora que sera feito ou sera mas merda que vem por ai

    ResponderExcluir
  4. Claudio Alex - QUÍMICO E.T.E.23 de fevereiro de 2012 às 14:06

    Ola, venho através mencionar meu nome: Claudio Alex e que sou o Químico responsável pela manutenção e operação da E.T.E. e que estive hoje(23/02/2012) as 13:00 no gabinete do Senhor Prefeito Municipal "Luizinho" afim de tratar do assunto em questão, sendo assim consegui com ele a compra de 200 mudas de eucalipto citriodoro afim de fazermos um "cinturão verde" para que assim consigamos minimizar o odor causado pelas lagoas de estabilização da E.T.E..
    Segundo ele a opção economicamente viável é o plantio desses eucaliptos. Sendo que na semana que vem já iremos buscar as mudas para iniciarmos o plantio, e também já solicitei com ele um funcionário para estar fazendo a manutenção dessas mudas para que futuramente consigamos evitar tal odor e consequentemente evitar que o turismo e o "brilho" de nossa cidade se extingua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro alex. Tenho certeza que o Rogerio Ulson, terá uma solucão para esse caso. Afinal, cheirar é o seu passatempo preferido.

      Excluir
  5. Nossa muito bom! É assim que queremos Analândia, o povo expõe e o poder público acata. É lógico se realmente a idéia valer a pena!
    É isso mesmo Alex, melhoras é o que o povo de Analândia espera.

    ResponderExcluir
  6. Inteligente é o homem que ouve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profa. Nancy,
      Sábias palavras, parabéns!

      Excluir
  7. Muito bom. Eu que visito Analandia, acredito que com empenho de todos a cidade ficará cada vez mais linda, e aconchegante.Analandia é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Vanderlei Vivaldini jr23 de fevereiro de 2012 às 20:51

    Bom trabalho Alex, é assim que se deve agir, resolvendo o problema! Sobre as mudas de Eucalipto consigo para você, e a prefeitura não precisará gastar nada para buscar.
    Doarei as mudas para você e se ainda for necessário temos as técnicas adequadas de plantio e manutenção, assim conseguirá árvores bem desenvolvidas em pouco tempo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio Alex - QUÍMICO E.T.E.24 de fevereiro de 2012 às 07:46

      Opa, que bom Vanderlei Vivaldini Jr., meu email é alexcarvalho@usp.br e vou precisar de toda a ajuda mesmo. Fico aguardando seu contato para darmos continuidade à resolução desse problema.
      Muito obrigado mesmo pela ajuda, iremos com certeza fazer nossa cidade ser sempre linda e harmoniosa como sempre foi!
      Aguardo seu contato
      Obrigado novamente
      Abraços

      Excluir
  9. Plantar árvores é bom, com toda certeza, mas não se deve esquecer de melhorar o sistema de operação da ETE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio Alex - QUÍMICO E.T.E.24 de fevereiro de 2012 às 07:48

      Oi, você teria alguma sugestão para melhorarmos o sistema de operação?

      Meu email: alexcarvalho@usp.br

      Aguardo sua sugestão

      Excluir
  10. EUCÁLITO ? SÓ AREPEDIMENTO NO FUTURO.....24 de fevereiro de 2012 às 06:55

    só questiono o perfume do eucálipito RESOLVE, sr.ALEX E O SR. LUIZINHO RIO CLARO SERIA A CIDADE MAIS PERFUMADA DO BRASIL, conhecer o HORTO NAVARRO DE ANDRADE É grátis ,conhecer os pobremas de moradores nas regiões( bairros ,vilas) ao LADO do HORTO TAMBÉM É GRÁTIS acho que nimguem lê jornais da região,não e´só em RIO CLARO QUE TEM EUCÁLIPITO, VCS. NÃO CONHECEM OUTRA ÁRVORES NATIVAS SR. ALEX SR. É QUIMICO OU AGRONOMO? QUEM DEVERIA INDICAR A ÁRVORE É O ENGENHEIRO AGRONOMO OU VAMOS TODOS PALPITAR SEM CONHECIMENTO.DESCULPE A BÔA VONTADE SR. VIVALDINI MAS CALAR É DURO.

    ResponderExcluir
  11. NA VERDADE, NO MEU PONTO DE VISTA, ESTA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO ESTÁ BEM LONGE DE SUA TOTAL EFICÁCIA, POIS FOI PÉSSIMAMENTE MAL PROJETADA: POIS QUISERAM FAZER UMA OBRA NUM ALTO DE UM MORRO PARA QUE TODOS POSSAM VER; UMA OBRA PRATICAMENTE DENTRO DA CIDADE; PODERIAM TER USADO O SISTEMA GRAVITACIONAL, NÃO USARAM.
    SERÁ QUE OS DONOS DESTA OBRA FARAÔNICA ESQUECERAM QUE MERDA FEDE?
    E PELO QUE VEMOS, TODOS TEM É QUE ACHAR UMA SOLUÇÃO PARA AMENIZAR A TAMANHA CACA, ENQUANTO ISTO O DONO DO PROJETO FICA À DAR RISADAS DE TODOS NÓS.
    MAIS UMA VEZ DIZENDO ACABOU COM MAIS UM POUCO DE NOSSA CIDADE.
    DESEJO BOA SORTE PARA QUEM ESTÁ TENTANDO RESOLVER ESTE PROBLEMA.

    ResponderExcluir
  12. Vanderlei veja como legal ter um bom papo agora plante um arvores no calsadao para ficar como cobertura vamos plantar arvores na nova creche Vanderlei moro ao lado do tratamento nem uma mata atlantica para com esse cheiro

    ResponderExcluir
  13. Como fiz um comentário do blog no face venho dar minha mão à palmatória que isso é que queremos. Vendo problemas, exponha-os, outros darão sugestões, até pessoas de outras cidades vendo um povo empenhado tenta ajudar e assim procurar os responsáveis com vários projetos e assim discutir e realizar unidos a melhor forma de resolver os problemas desta linda cidade. É obrigação de outros, sim! Mas se não fazem , fazemos nossa parte com sugestões. Ficar só xingando e criticando não é bom para os dois lados. Como é gostoso ler um comentando, outros sugerindo, outros se colocando à disposição e outros tendo a humildade de conversar com o prefeito e civilizadamente tentar resolver os problemas. Parabéns a todos os que postaram, deram idéias e educadamente discutiram vários problemas. É esso exemplo que queremos deixar para nossas crianças. Que deixem de lado suas rixas, tentem conversar, resolver e se não for possível, procure seus direitos e deixe a justiça agir, sem picuinhas, discutir com palavras de baixo calão, humilhar. Se o outro agir de forma errada que os nossos aprendam que ignorância não se paga com outra ignorância, porque senão estarão se igualando a eles. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Profa Nancy quando alguem fala palavras mais agresivas e que o povo ja ta de saco cheio mesmo

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!