terça-feira, 8 de maio de 2012

Alistamento eleitoral termina nesta quarta-feira


Alistamento eleitoral termina nesta quarta-feira

Fila de eleitores à espera de atendimento no cartório da Zona 245. Movimento diário no cartório aumentou dez vezes nesses últimos dias
Fila de eleitores à espera de atendimento no cartório da Zona 245. Movimento diário no cartório aumentou dez vezes nesses últimos dias
Ednéia Silva

Atenção, eleitores: termina nesta quarta-feira, dia 9, o prazo para se alistar, revisar ou transferir o título de um domicílio para outro ou para uma sessão especial de votação (deficientes e eleitores com mobilidade reduzida). Quem não cumprir os prazos não poderá participar das eleições municipais que ocorrem em outubro deste ano.

Como é praxe do brasileiro deixar tudo para a última hora, o movimento tem sido intenso nos cartórios nos últimos dias. Para dar conta da demanda, os cartórios trabalham em horário ampliado desde o dia 30 de abril, das 9 às 18 horas.

Um dos cartórios mais movimentados da cidade é da Zona Eleitoral 245, que atende eleitores dos municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes. Não há como escapar da fila. O chefe do cartório, João Carlos Duckur, comenta que o movimento diário em dias normais é de 15 a 20 eleitores. Agora, está atendendo mais de 200 pessoas.

Duckur credita o grande movimento aos pré-candidatos que trazem os eleitores para o alistamento. Nos outros cartórios, a procura pelo alistamento é espontânea. Segundo ele, a legislação eleitoral não considera crime esse tipo de prática, que é muito utilizada nos pequenos municípios da região.

O chefe conta que o serviço mais procurado pelos eleitores é a transferência de títulos. Como muitostrabalhadores migram de outros estados para trabalhar na região, os pré-candidatos incentivam a transferência de títulos. Em Santa Gertrudes, por exemplo, há um grande número de trabalhadores mineiros empregados nas cerâmicas.

Como o número de funcionários e equipamentos do cartório é estipulado de acordo com o número de eleitores, a escassez de mão de obra e de computadores também contribui para a formação de fila e a demora no atendimento.

Para quem for tirar o título é preciso levar original e cópia do RG, comprovante de residência recente em nome do requerente ou familiar e certificado de alistamento militar para homens maiores de 18 anos. O eleitor que vai revisar ou transferir o título precisa apresentar original e cópia dos mesmos documentos citados acima, mais o título de eleitor.

A segunda via do título pode ser solicitada até o dia 27 de setembro, desde que não haja alteração de dados.

O cartório da Zona 288 fica na Avenida 13, número 634, entre as Ruas 5 e 6, Centro. O telefone é (19) 3524-9091. O cartório da Zona 110 está localizado na Rua 8, número 819, Centro. Telefone (19) 3524-8283. O cartório da Zona 245 - que atende eleitores de dos municípios de Itirapina, Santa Gertrudes, Corumbataí, Ipeúna e Analândia - fica na Avenida 5, número 755, entre as Ruas 8 e 9, Centro. Telefone (19) 3534-8188.

Mais informações pelo site www.tre-sp.gov.br.

5 comentários:

  1. Se o Chico Xavier olhar para a foto vai achar pelo menos uns 1000 fantasminhas neste prédio.

    Pois haja Peruas para levar esta cambada .

    Que diga alguns pretendentes a GOZOLANDIA.

    Sera q os mesmos irão fazer a DOAÇÂO de 50% de seu salario para ENTIDADES CARENTES>

    Pelo q fiquei sabendo apenas a Bere.

    E o resto não ira se pronunciar a começar pelos candidatos a Prefeito Beto e Rogerio.

    Os vices e a cambada dos vereadores e pretendentes terei q fazer a pergunta ou irão se manifestar .

    Analandia necessita de pessoas honestas e q se dediquem a nossa cidade não apenas oportunistas q gozam do dinheiro publico.

    Aguardemos respostas dos candidatos a GOZOLANDIA>

    ResponderExcluir
  2. E EU ESPERO DO PRÓXIMO CANDIDATO A PREFEITO NADA MAIS DO QUE UMA POSTURA DE HONESTIDADE, LEALDADE, INTEGRIDADE.
    SE ESTES PRECEITOS OCORREREM AO LONGO DO PRÓXIMO MANDATO, COM A FABULOSA VERBA QUE ADENTRA OS CORFRES PÚBLICOS DE ANALÂNDIA, TEMOS A CERTEZA DE QUE ESTA CIDADE BRILHARIA COMO UMA CIDADE DE 1º MUNDO, IMAGINEM A IMPORTÂNCIA DESTE PREFEITO NO CENÁRIO POLÍTICO, E NA MÍDEA?????????

    ResponderExcluir
  3. Ontem os funcionarios betenses estavão todos no cartório, sera que vao receber os salarios normalmente este mes? Cidadoes betenses esse merecem seu voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certeza e ainda vão ter gratificação por fazer parte da quadrilha que há anos vem assaltando os cofres públicos, esquecendo que assim que não servirem mais serão como caroço de mangas chupados e jogados fora, assim como os funcionários que saem candidatos para ficar em casa três meses porque os candidatos que eles querem eleger já estão carimbados. Quem não tem vergonha na cara se sujeita a isso e mais são capachos despachados após as eleições.

      Excluir
  4. AH!!!!!!!!PERGUNTO:- PASSARAM A RÉGUA NO LIVRO DE PROTOCÓLOS, NO ÚLTIMO DIA DE RECADASTRAMENTO???????????? ISTO É IMPORTANTÍSSIMO.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!