quinta-feira, 9 de agosto de 2012


As eleições vêm aí!
*Caci Amaral

 E o que a  recente cassação do ex–senador por Goiás, Demóstenes Torres, tem a nos ensinar neste momento das eleições municipais?
Em primeiríssimo lugar, a grande vitória da sociedade organizada na luta pelo aperfeiçoamento do sistema eleitoral, a melhora da qualidade ética dos políticos e a criação de obstáculos à corrupção. Se estivéssemos  em  tempo anteriores à lei da Ficha Limpa, isto é, em 2010, portanto há dois anos, o ex–senador Demóstenes teria renunciado para  não ser cassado e, simplesmente, poderia concorrer às  eleições de 2014, ou até mesmo como candidato a vereador pela cidade de Goiânia, nestas eleições.
Com a vigência da lei da Ficha Limpa, Demóstenes não teve outra solução senão tentar convencer seus colegas de Senado de que era inocente - não conseguiu -  56 senadores, em voto secreto, o consideraram culpado de mentir para o senado. Quando questionado sobre suas relações com o contraventor Carlinhos  Cachoeira, conforme provas apresentadas pela Política Federal,  negava o envolvimento.
Reforço a conclusão da primeira lição: graças ao imenso esforço de entidades da sociedade, entre elas a Igreja Católica, e de cidadãos e cidadãs, inclusive milhares de católicos que assinaram o projeto de lei de  iniciativa popular a favor da ficha limpa e que pressionaram o Congresso Nacional pela sua aprovação,  Demóstenes Torres só poderá concorrer à eleição para cargo legislativo ou do executivo, no ano de  2027.
Segunda lição: como o voto foi secreto, 19 senadores votaram a favor de Demóstenes e 4 se abstiveram de votar: quem são esses senadores? Pressionado pela imprensa e pelas entidades  o senado aprovou  projeto  que acaba com o voto secreto para a cassação de deputados e senadores. Este projeto agora  deve  ser votado pelo deputados federais. Então, segunda lição: uma  imprensa que faz denúncias colabora para que a sociedade possa acompanhar os acontecimentos políticos, continuar exigindo ética e moralidade,  lutando contra a improbidade administrativa.
Logo após a cassação de Demóstenes assumiu seu suplente de senador:  um  empresário também acusado de  envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.  Lembre – se que não votamos em suplente de senador:  o suplente é indicado pelo candidato e pelo partido, geralmente é o financiador da campanha eleitoral  ou foi indicado pelos partidos da coligação. Chegamos então à terceira lição: para que o resultado das eleições corresponda à vontade do povo soberano e não aos interesses  de grupos econômicos e da elite rica, precisamos com urgência de uma reforma política com participação popular e nesse caso vamos precisar pensar: para que serve mesmo o Senado?  Poderemos nos organizar como país com apenas uma casa parlamentar, isto é, a Câmara Federal onde se reúnem aqueles que elegemos para deputado federal?
Rudá Ricci,  doutor em Ciência Sociais, em artigo de 24 de julho, no jornal Folha de S. Paulo, refletindo sobre a necessidade, ou não, da existência do Senado, na organização do sistema político brasileiro, cita o jurista Dalmo Dallari: O Senado brasileiro aparece com a Constituição de 1824, e uma das condições para ser senador era ter uma renda anual altíssima. Continua o jurista Dalmo Dallari: Desde o início, o Senado brasileiro foi concebido e foi usado como um reduto dos grandes proprietários.
Conclusão da terceira lição: com urgência, é preciso  estudar e apoiar o Projeto de Lei  de Iniciativa Popular a favor da  reforma política, elaborado pela Plataforma Nacional de Reforma Política com Participação Popular. Conheça o  projeto no site: www.reformapolitica.org.br.  Assine o abaixo assinado de apoio ao  mesmo. Trabalhe pela reforma política com participação popular formando uma rede de reflexão política sobre o tema. Tenha certeza, com a atuação organizada das  comunidades é possível  mudar o sistema político do país. Já fizemos isso, vamos continuar fazendo  e estamos ganhando.
Demóstenes, assim que foi cassado,  assumiu seu antigo cargo de procurador de justiça  no Ministério Público de Goiás, com salário de R$24.000,00 reais. Notícias indicam que será afastado e punido, mas se você tem amigos, parentes, conhecidos em Goiânia,  peça que pressionem para que a decisão seja tomada rapidamente e o dinheiro dos impostos não seja usado para pagar salário para pessoas acusadas de atos criminosos.
Voto não tem preço, tem consequências.
Nestas eleições será possível mudar a situação da cidade de São Paulo se mais e mais eleitores votarem  com discernimento, escolhendo candidatos para o cargo de prefeito e para vereador ou vereadora,  indicados por partidos que tem uma história de ação a favor das lutas populares.  Esta semana,  mais uma favela pegou fogo em São Paulo  e mais de 400 pessoas perderam suas moradias. A Igreja da Região Episcopal Lapa acompanha a situação mas é preciso uma solução definitiva. Conforme notícia da Folha de S. Paulo, de sábado passado,  o juiz  Luiz Fernando de Barros recusou   o pedido do prefeito Kassab de desocupação de uma área no centro de São Paulo, ocupada por  100 pessoas que não tem outro local para morar e aonde  a prefeitura iria construir o Circo Escola Piolin.
Em seu despacho,  o juiz mostra toda a sua indignação ao afirmar  que a cidade ostenta  índices indecentes de atendimento do direito fundamental de moradia.

Lembre –se, Voto não tem preço, tem consequências.  

* Coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo
Rádio 9 de julho – Programa: Igreja em notícia – 6ªfeira dia 03/08/12


Pastoral Fé e Política
A partir de Jesus Cristo, em busca do bem comum

5 comentários:

  1. tem uma passagem na Biblia que diz :OQUE A MÃO DIREITA FAZ A ESQUERDA NÃO PRECISA SABER.(MATHEUS 6:1ao4)então , porque tem pessoas que nos forneceu algo que é nosso por direito, sendo elas apenas nomeada a administrar e agora fica cobrando como se ela (tirou) do próprio bolso para cumprir o seu dever.

    ResponderExcluir
  2. São orientações Biblicas, mas este povo a quem você se refere não tem nada a ver com Deus, as coisas deles são deste mundo e malignas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ERRAR E VOLTAR A ERRAR COITÁDOS DEUS10 de agosto de 2012 às 09:52

      VÁRIAS LEITURAS BIBLICAS
      ESSE MANIFESTO SERVE A QUEM
      UM PASTOR FOI EMBORA PARA RIO DE JANEIRO
      A SUA BENÇÃO FOI NEGADA AO CANDIDATO A VICE-PREFEITO
      PASTOR DE FORA VEIO SUA BENÇÃO FOI NEGADA
      UMA FAMILIA DE OBREIROS ASSUME EDÁ UMA LIÇÃO DE HUMILDADE
      A SUA BENÇÃO NÃO FOI DADA AO CANDIDATOA VICE PREFEITO
      QUANTAS PALAVRAS DE DEUS ESSE CASAL OUVE
      QUANTAS PESSOAS PASSARAM AFALAR VERDADE
      SERÁ QUE SER PASTOR É PIOR DO QUE SER VICE.PREFEITO
      DEUS DEU UMA CHANCE DE PROVAR SUA HONESTIDADE
      DEUS PERDOA A QUEM ERRA
      DEUS ABENÇOARÁ SUA ATITUDE
      DEUS ABENÇOARÁ TEU TRABALHO
      DEUS EVITARÁ QUE FIQUEMOS ENFERMO
      DEUS DEUS DEUS OS LIVRE
      QUE SUA FAMILIA NÃO PAGUE ALTO ESSE ERRO
      DEUS ABENÇOE E PROTEJA ESSES OBREIROS
      DEUS NÃO CASTIGUE ESSA FAMILIA AMBICIOSA
      DEUS TRAGA ELES A REALIDADE
      DEUS PERDOE O MAL QUE ELES QUEREM FAZER
      DEUS PERDOE SUAS AMBIÇÕES
      DEUS FAZ QUE SAIAM A TEMPO
      DEUS O SR. SABE O MAL QUE JÁ PRATICARAM
      DEUS DEUS PAI NOS ILUMINE AMÉM.....

      Excluir
  3. ...Por isso que esses dias eu postei também algo bíblico que dizia mais ou menos assim:

    "Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido."
    ( Mateus 10.16)
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. tem ima passagem bíblica que diz que quando jesus adentrou ao tempo e se defrontou com o fariseus (vendilhões) ele revoltado enfiou a xibata e os colocou para fora da casa do senhor onde estavam fazendo mercancia. Passando daquela época para hoje muitas igrejas, e religios estão se aliando a fariseus com posição contraria a biblia o que achas? essas pessoas são dos templos legislativos que deveriam fazer o papael de jesus e colocar os fariseus do templo executivo para fora e não a eles se aliarem. quando exemplo deste alinhamento no pais, ou tens duvidas? antes de 2002 quan a igreja catolica apoiava?

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!