quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Enquanto isso em Analândia!


Ainda se contrata empreiteiras péssimas que não sabem fazer lombadas de transito ! 
TRANSPORTES

Japão lançará trem-bala ‘flutuante’

Nova geração de trens de alta velocidade emprega levitação magnética para flutuar sobre os trilhos e alcançar velocidades de até 496 km/h

fonte | A A A
O primeiro vagão da nova série de trens-bala Maglev (abreviação de “levitação magnética”), produzida no Japão, tem cerca de 28 metros de comprimento, um nariz aerodinâmico e 24 assentos. Um trem de 16 vagões será capaz de transportar mil passageiros e viajar a uma velocidade de até 496 quilômetros por hora (310 milhas/hora).
Maglev em funcionamento em Xangai, na China (Reprodução/AP)
Projetados pela Central Japan Railway Co., os trens de última geração serão colocados à prova no Japão a partir de 2027, quando ligarão a estação de Shinagawa, no centro de Tóquio, a estação de Nagoya. Atualmente, um trem-bala convencional leva 90 minutos para completar a viagem entre as duas estações, mas a nova tecnologia vai reduzir o percurso em 40 minutos.
O novo trem-bala japonês não têm rodas, o que elimina a fricção e, consequentemente, proporciona uma viagem mais suave e mais silenciosa a uma velocidade muito maior. A tecnologia funciona à base de poderosos eletroímãs instalados tanto nos vagões como nos trilhos, gerando um campo magnético a partir de uma corrente elétrica que impele o trem-bala ao longo dos trilhos. O custo para o Japão de construir novas linhas ferroviárias está estimado em 64 bilhões de libras (aproximadamente US$102,5 bilhões).
Vantagens dos trens ‘flutuantes’
Os novos Maglevs consumirão menos energia, serão menos poluentes e não precisarão de muita manutenção. A expectativa é de que esses trens flutuantes possam competir até com voos regionais, revolucionando o transporte entre cidades. Um maglev venceria a distância entre Rio e São Paulo, por exemplo, em 50 minutos, praticamente o mesmo tempo da ponte aérea.
O primeiro Maglev, de tecnologia alemã, já está em funcionamento na China, fazendo a ligação entre a cidade de Xangai e seu aeroporto, a 40 quilômetros de distância. O Japão será o primeiro país a construir uma malha ferroviária de grande escala para o Maglev e espera exportar a tecnologia em breve.
O Japão foi o primeiro país a desenvolver um sistema de trens-bala e atualmente tem uma das melhores malhas ferroviárias de alta velocidade para o transporte de massa. Agora, seus desenvolvedores querem chegar na frente da concorrência também quanto à fabricação desta próxima geração de trens.

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