domingo, 30 de junho de 2013

Nas ruas, o eleitor ‘desantecipou’ a campanha

Josias de Souza
O jovem eleitor brasileiro, que todos supunham alienado, chegou às ruas em boa hora. Ao levar sua insatisfação para passear rente ao meio-fio, produziu o mais extraordinário fenômeno da atual temporada: a ‘desantecipação’ da sucessão presidencial. O país encontrava-se aprisionado no seu futuro. Um futuro radioso, no qual Dilma Rousseff estava reeleita e asseguraria mais quatro anos de felicidade para o Brasil. No asfalto, a nação se reencontrou com seu presente. Um presente repleto de mazelas.
Ao medir o tamanho da novidade, o Datafolha verificou que foram dissolvidas praticamente todas as certezas. Sobrou uma: o (a) presidente da República a ser reeleito (a) em outubro de 2014 terá de descer ao nível da rua, explicando tintim por tintim o que planeja fazer. Restabeleceu-se a normalidade. Antes tratada como estorvo para um governo definitivo, a democracia voltou a funcionar como corretivo para a falibilidade humana.
Destituída da sua condição de presidenta superpoderosa, Dilma reteve 30% dos 51% de intenções de voto que colecionava no início de junho. As ruas lhe tomaram impressionantes 21 pontos percentuais. Coisa suficiente para desnortear qualquer um –de um João Ninguém até um João Santana.
Principal beneficiária do “efeito-rua”, Marina Silva pulou de 16% para 23%. Aécio Neves, que foi de 14% para 17%; e Eduardo Campos, que oscilou de 6% para 7%, não usufruíram dos protestos. Um pedaço do asfalto preferiu refugiar-se no muro a dar-lhes cartaz. Na primeira semana de junho, os eleitores que diziam preferir o voto branco e nulo ou que afirmavam não ter candidato somavam 12%. Hoje, esse nicho dos sem-candidato responde por 24% do total. É como se desafiassem: convençam-me, se puderem.
Deve-se a Lula, a antecipação da campanha que as ruas acabam de ‘desantecipar’. Ele relançara Dilma em 20 de fevereiro, em São Paulo, num seminário festivo do PT –o primeiro de uma série programada para celebrar os dez anos do partido no poder. Respondendo a um discurso que Aécio fizera no plenário do Senado, Lula dissera: “Eles podem se preparar, podem juntar quem eles quiserem, porque se eles têm dúvidas, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição da Dilma em 2014.” As ruas gritaram para Lula: “Devagar com o andor, que sua Santa é de barro!”
Na sua vez de discursar no evento petista, Dilma fizera questão de pisar no calo do tucanato: “Nós não herdamos nada, nós construímos.” E as ruas: “Construíram o quê, cara pálida?” Cinco dias depois, num seminário realizado em Belo Horizonte pelo PSDB mineiro, Fernando Henrique chamaria Dilma de “ingrata”. Ela “cospe no prato que comeu”. E o asfalto: “é hora de servir refeição nova.” Na semana seguinte, o presidente do PT, Rui Falcão, voltaria à carga: “O que posso dizer é: deixem a Dilma trabalhar, dialogar com o Congresso e a sociedade.” E o meio-fio: “Heimmmmm?!?!?”
De repente, a garotada impulsionou a conversão de todo esse lero-lero em pó. Rompeu-se o fato consumado da candidata imbatível, a monotonia da oposição sem propostas, o enfado da polarização automática. Foi como se a turba tivesse se dado conta de que o futuro, espaço impreciso, não pode ser cobrado ou conferido. O presente, sim, podia ser apalpado. Ficou entendido que uma sucessão presidencial não é mera formalidade eleitoral. Quem quiser a poltrona terá de guerrear por ela. Alvíssaras!

15 comentários:

  1. PESSOAS RESPONSAVEIS PELO BLOG UNIDOS POR ANALÂNDIA , VCS ESTAO SUPERANDO AS EXPECTTIVAS, AO DESPERTAR A CONSCIÊNCIA POLÍTICA, TRAZENDO A BAILA , NAO SÓ AS FALCATRUAS ,DESMANDOS E ROUBALHEIRA EM ANALANDIA , COMO NA REGIAO E TBM NACIONAL. VOCES SÃO PESSOAS QUE TEM VALOR IMENSURAVEL, DE GRANDE IMPORTANCIA PARA A MORAL E CIVICA . GRAÇAS A ESSA CONSCIENCIA LIMPA , VCS JUNTAMENTE COM O POVO ANALANDENSE , DESMORANARAM O IMPERIO DA RAINHA MAE E SUA FAMILIA DE SURTADOS, ELES TINHAM CERTEZA QUE SE PERPETUARIAM NO PODER. OLHANDO PARA ESSE TEXTO, DEPARO COM A MESMA CERTEZA TEM O PT . FIZERAM O QUE FIZERAM , FORAM CONDENADOS E ACHAM QUE SAO HERÓIS . MAIS QUE OLHAR PARA O UMBIGO SAO DE UM EGOCENTRISMO INENARRAVEL.ENFIM CONTINUEM FOCADOS E TRAZENDO PARA O BLOG, ESSA CONSCIENCIA MAGNIFICA DE SABER O QUE QUEREM , OU SEJA QUEREM JUSTIÇA , BONS GOVERNANTES E REPUDIAM O LIXO POR EXCELÊNCIA . MAIS QUE PESSOAS COM SENSO CRÍTICO ,VCS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA UM FUTURO PROMISSOR , NAO SO PARA ANALANDIA , MAS A NIVEL BRASIL,PARABENS VCS DAO ORGULHO AS PESSOAS QUE QUREM O BEM .DE ANALANDIA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saia do casulo.....e dê consistencia ao que publica....anonimo tem voz....mas não tem vez.

      Excluir
    2. O PT É IGUAL O DEPUTADO FEDERAL DE SÃO CARLOS ONDE ESTÁ A VERBA DE ANALÃNDIA SÓ SOUBE PEDIR VOTOS MOSTRE O QUE ELE FEZ.....NADA...NADA...´SÓ SOUBE PEDIR VOTOS, MOSTRE AS VERBAS PARA NOSSA CIDADE ACHO QUE O CASULO FICOU LOUCO?

      Excluir
  2. ATÉ PODERIA FAZÊ-LO , MAS NÃO FAÇO PELO SIMPLES FATO QUE NÃO SOU AFETO A PUBLICIDADE , E MORRO DE MEDAAAA DA FAMÍLIA DE SURTADOS. EU HEIN ? ANTES UM COVARDE VIVO A UM HERÓI MORTO.
    ASSIM CONGRATULO AOS CORAJOSOS (ATUAL PREFEITO E VICE , LEANDRO SANTARPIO ,RODRIGO BALERINI , PESSOAL DA ONG , AMASA E TANTOS OUTROS HERÓIS DE VERDADE, O SR. TAMBÉM SEU MINHOCO ) HERÓIS ESSES , QUE CORREM O MESMO RISCO DO NALIN. FOI PELA BRAVURA E PERSISTÊNCIA DESSES HERÓIS , QUE ANALÂNDIA ESTÁ SAINDO DAS TREVAS. DESCULPE A FALTA DE IDENTIFICAÇÃO , MAS SAIBA QUE SÓ ESPERO E QUERO O BEM DE ANALÂNDIA . AHHH , ESPERO QUE COM O TEXTO ACIMA , NÃO TENHA OFENDIDO AS PESSOAS DE BEM . SÓ MAIS UM DETALHE , NÃO QUERO VEZ , E SIM QUE OUÇAM MEU APOIO AOS QUEREM O BEM DE ANALÂNDIA. ENFIM, TODOS QUE SÃO CONTRA AO REINADO DA RAINHA MÃE, EU ESTAREI COM ELES.

    ResponderExcluir
  3. PESSOAL DO BLOG VC VIRAM QUE FOI APROVADA A LEI DA FICHA LIMPA PARA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS? OLHA A LUZ NO FINAL DO TÚNEL , E ELA É DE LED ....RSRSRS VOU DIZER NOVAMENTE A FRASE: " NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE , NEM MAL QUE NUNCA ACABE",(PERCEBEM A SABEDORIA DESSA FRASE? COM A LEI VIGORANDO E OS MELIANTES SENDO CONDENADOS , PELOS VÁRIOS CRIMES QUE ESTÃO SENDO PROCESSADOS , SERÁ O FIM DA RAINHA MÃE COM O BANDO DE SALAFRÁRIOS. É MUITO BOM PARA SER VERDADE !!!XOOOOOOOOOOO CAMBADA DE SANGUESSUGAS !!! O FIM DE VOCÊS NA PREFEITURA , ESTÁ BEM MAIS PRÓXIMO DO QUE ESPERÁVAMOS. OLHA O CAPETA VOLTADO PARA COBRAR TODAAAAAAS AS CONCESSÕES MALÉFICAS. NALIN DE UMA FORMA OU DE OUTRA , VOCÊ VERÁ O DEGRINGOLAR DOS ABUTRES SURTADOS. AFF. HOJE IREI DORMIR COMO UM ANJO !!!

    ResponderExcluir
  4. casulo x pminhoco XISPA PT3 de julho de 2013 10:24

    PT.....ONDE ANDA O DEPUTADO FEDERAL DE SÃO CARLOS pminhoco,
    pt.....kkkkk as verbas federais de ANALÂNDIA DEPUTADO FEDERAL
    pt.....kkkkk ele visitou nossa terra e escafudio...kkkk
    pt.....kkkkk ano que vem ele volta DEPUTADO FEDERAL KKKKK
    pt.....desastre esse pt.... vamos anular o pt....kkkkkk
    pt.....KKKKK meu voto está em branco ou nulo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pilombeta......O dep.Federal...destinou l00.000,00 para educação de Analandia...e isso é verba federal....O nosso vereador do PT Zé Angelo...é um dos mais atuantes da camara legislativa....Votar ou não no PT ....é uma opção....e não obrigação...mas duro mesmo cara....é responder pra ninguem...porque até bosta tem nome.

      Excluir
    2. CASULOX PMINHOCO PT4 de julho de 2013 06:22

      DESTINAR É UMA COISA E ESTAR NA CONTA DO MUNICÍPIO É OUTRA, ONDE ESTÁ ESSE DINDEIRO, SR PMINHOCO?

      Excluir
    3. VERDADE HEIN? CADÊ O DINHEIRO ? VAI VIR SÓ SE? SÓ SE
      SÓ SE VOTAREM NO PT ANO QUE VEM ?
      SÓ SE APOIAREM ESSE ENGODO QUE É ESSE INVENTO CHAMADO O PLEBISCITO ?
      SÓ SE NINGUÉM MAIS SAIR AS RUAS?
      SÓ SE TODO MUNDO ACHAR QUE OS ACUSADOS E CONDENADOS DO PT , NÃO DEVAM IR PARA A CADEIA?
      SÓ SE TODO MUNDO ACREDITAR QUE ESTAMOS VIVENDO UM CONTO DE FADAS?
      SÓ SE ACREDITARMOS QUE A EDUCAÇÃO É UMA MARAVILHA?
      SÓ SE ACREDITARMOS QUE A SAÚDE ESTÁ PERFEITA ?
      SÓ SE ACREDITAMOS QUE A SEGURANÇA É FEITA A CONTENTO?
      AH SR. PMINHOCO , O PT ENGANOU ATÉ A PÁGINA 1 , AGORA QUE VIRAMOS A PÁGINA VAMOS QUERER O QUE É DE DIREITO. TANTO QUE A POPULAÇÃO DO PAÍS TODO ESTÁ NAS RUAS , RODOVIAS, NOS PRÉDIOS E ATÉ MESMO EM SUAS PRÓPRIAS CASAS, MAS ATENTOS AOS DESMANDO E SAFADEZAS DESSES POLÍTICOS INESCRUPULOSOS . NÃO ESQUEÇA DE PEDIR PARA O ZE ANGELO TRAZER AO BLOG O DEPÓSITO FEITO A EDUCAÇÃO, SENÃO SERÁ SÓ MAIS UMA PROMESSA , ENTRE TANTAS OUTRAS DO SEU PT.

      Excluir
  5. VERDADE AMIGO ANÔNIMO DO BLOG, É DESSA CONSCIÊNCIA POLÍTICA (COMO A SUA) QUE O BRASIL SE LIVRARÁ DESSE CÂNCER QUE É O PT. SÃO OS MAIORES ENGANA TROUXAS QUE JÁ SE OUVIU FALAR ...COMO NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS. (FRASE DE EX PRESIDENTE) APOSENTADO A VIDA TODA. ADEMAIS , EXISTEM PESSOAS QUE VIERAM AO MUNDO A PASSEIO , OUTRAS TRABALHAM ANOS , ELE O EX PRESIDENTE , VEIO AO MUNDO PARA SER APOSENTADO E HOJE , É UM DOS MAIORES LATIFUNDIÁRIOS DO BRASIL, PORÉM COMO A RAINHA MÃE SURTADA , NADA ESTÁ EM SEU NOME...PELO ÓBVIO É CLARO.

    ResponderExcluir
  6. O pminhoco, o seu candidato do PT, ex-presidente, quando era presidente NUNCA SABIA DE NADA. NUNCA VIU NADA, e você acha o cara o maior, agora fica com essa frescura contra os ANOMIMOS, porque será, quando o seu idolo do PT nunca sabia de nada você achava graça, agora vê se respeita a opinião e a forma de se expressar dos ANOMIMOS, pois como declarou um anomimo acima ele não quer aparecer e este problema é dele, pois acredito que todo Anomimo não é candidato a nenhum cargo POLITICO, por isso não precisamos APARECER. RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. homonimos de anonimos.... O anonimato pode ser parcial. Por exemplo, se Maria, Manuel e Joaquim detêm as únicas três chaves de um cofre, e se o cofre é roubado com uso de chave, então o autor do roubo permanece anónimo, embora deva ter sido um de três suspeitos.....
      Então....qualquer coisa que se discuta....não sabemos se falamos para Maria, Manuel ou Joaquim....por isso....todas as merdas ditas...não sabemos a quem creditar....ENTENDEU MANÉ...

      Excluir
  7. RECESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSO DO BLOG 6/77777777777777777/2013333333 ACORDA?

    ResponderExcluir
  8. Analandense indignado6 de julho de 2013 08:56

    Não se é aqui só sei que eu vi e foi no face Rogério Ulson, com nada menos. que o ex-prefeito Luizinho, o ruinzinho, agora só falta o Beto, se é que falta...

    ResponderExcluir
  9. QUE BOM O BLOG PAROU NO TEMPO .....KKKKK E ADMINISTRAÇÃO NÃO TOMOU POCE KKKK ONDE ANDA O CAÇA MARAJÁ .....KKKK FOI ELE QUE DEU ESSA NOTA EM JORNAL ......KKKKKKK NOME DO FILME (ASSIM CAMINHA ANALÂNDIA) MUSICA (SEM LENÇO SEM DOCUMENTO). JACARANDÁ NO CAMINHO?

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!