quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"VAMOS À ANALÂNDIA!"


O Evento



Ativistas da luta anticorrupção de todo o país se reúnem em Analândia no sábado dia 11/12
 Ativistas de organizações não governamentais (ONGs) de combate à corrupção de todas as regiões brasileiras estarão em Analândia/SP neste sábado (11/12). O objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância do controle e fiscalização social da Administração Pública e o direito do povo a um governo honesto, como formas de reduzir os acentuados níveis de corrupção que se observam na cidade e no país.
Analândia tem 4.289 habitantes e 4.860 eleitores (mais eleitores que habitantes) e ganhou o noticiário nacional depois que um vereador foi brutalmente assassinado por denunciar supostos casos de corrupção na Prefeitura local e outro vereador renunciou a presidência da Câmara Municipal e ao mandato temendo ser a próxima vítima.
A Polícia Civil de São Paulo não tem dúvidas de que a motivação do assassinato do vereador Evaldo José Nalim (PSDB) foi política. Luiz Carlos Perin, o “Chiba”, chefe do Departamento de Educação da Prefeitura de Analândia é primo do atual prefeito Luiz Antônio Aparecido Garbuio (DEM) e irmão do ex-prefeito e atual chefe de gabinete José Roberto Perin (DEM). Chiba foi preso como um dos principais suspeitos de ter encomendado o assassinato do vereador, executado por dois motoqueiros, com sete tiros, quatro na cabeça, no dia 09 de outubro, enquanto assistia televisão no sofá de sua casa em companhia da esposa.
Dias antes do assassinato, “Chiba” foi visto entregando um pacote a dois motoqueiros, num posto de gasolina localizado na entrada da cidade. A Polícia Civil acredita que o pacote continha o dinheiro do pagamento pelo serviço de pistolagem. As imagens das fitas de vídeo do sistema de segurança do posto foram apagadas no trecho “Chiba” entregava o pacote aos motoqueiros.
A Caravana “Vamos a Analândia” mobilizou militantes do combate à corrupção das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. O objetivo é mobilizar e conscientizar a população de Analândia de que ela não está sozinha na luta contra a corrupção que assola o município, comandado há cerca de 20 anos por integrantes de uma só família. Num ato simbólico, os manifestantes lavarão o passeio em frente à Prefeitura e à Câmara de Analândia. Também estão programas reuniões com autoridades e com a população.
Ao final do evento, os militantes da luta anticorrupção vão elaborar um documento, denominado “Carta de Analândia”, a ser enviado para autoridades estaduais e federais, inclusive Ministério Público, Governo do Estado, Judiciário, Assembleia Legislativa de São Paulo, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
O clima de terror implantado na cidade contrasta com a propaganda oficial. O site da Prefeitura de Analândia menciona “113 anos de paz e muita tranquilidade”. Só neste ano a casa de Sônia Maria Dotta, ex-presidente da ONG Amigos Associados de Analândia (AMASA) foi apedrejada; atiraram ácido no carro da militante Antonia Sodelli Graber; ameaçaram de morte o secretário da ONG, Vanderlei Vivaldini Júnior; assassinaram o vereador Evaldo José Nalin (DEM), atearam fogo em propriedade rural do vereador Rodrigo Balerini (PMDB) e o vereador Leandro Santarpio (DEM) renunciou ao cargo e à presidência da Câmara Municipal, com medo de ser assassinado.
Com 113 anos de emancipação político-administrativa, Analândia, como a maioria dos pequenos municípios brasileiros, nunca recebeu uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) ou do Tribunal de Contas da União (TCU). Apesar de todas as irregularidades grosseiras verificadas pela população, as contas do município sempre são aprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo.

20 comentários:

  1. O crime fermenta...não importa o tamanho da cidade...Essa situação não se deve esquecer...que o principal responsavel...é O Tribunal Eleitoral..que pela sua ausencia ou conivencia....perpetua os canalhas ...pelo voto podre....Depois de 2 anos dessa piada pública...ainda estamos em averiguações das transferencias fraudulentas em Analandia...Mandamos documentos, midias...depoimentos...testemunhas...e agora tambem um corpo...Será que agora alguma providencia será tomada?? ou vão precisar de mais elementos....

    ResponderExcluir
  2. pminhoco, eu percebo que tudo isso é muito dificil pois pessoas diretamente ligadas aos problemas, que vivem no municipio e sentem na convivencia diaria esses problemas, ficam limitadas de ação, por serem minorias, e esferas superiores que deveriam agir em prol deste povo oprimido, não estão muito afim, pois o problema não estão diretamente ligados a vida deles entende?? seria mais um processo que passa para debaixo da pilha, e assim os anos passam sem solução,e dentro dessas instituições proximas ao municipio(cartorios, foruns etc..) tem funcionários do municipio prestando serviços, pagos pelo municipio, e resta saber se prestam serviços ao municipio??????????????ou a determinadas pessoas????vale a pena investigar, acho que sairá muita jóia do baú.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a força de transformação que Analândia vem recebendo da AMARRIBO, desde nov/08, quando eu e a Toninha Sodelli estivemos em Ribeirão Bonito, nos informando sobre o que fazer para salvar Analândia do caos da corrupção instalada em sua administração pública. A palestra da Lizete Verillo em 08/02/09 foi a base que sustentou a motivação da população, fundando a AMASA.
    O apoio das ongs associadas à AMARRIBO, como do MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE, do IFC, da ABRACCI, do MCCE e de outras organizações, possibilitou dar visibilidade às crueldades vividas pela população de Analândia, há mais de 20 anos.
    O evento "Vamos a Analândia", de âmbito nacional, será prova de que o trabalho no controle social exige dedicação e solidariedade de todo e qualquer cidadão comprometido com a dignidade do ser humano. TODOS DEVEM PARTICIPAR: A OMISSÃO ALIMENTA A CORRUPÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Boa tarde a todos.
    Tenho confirmado a presença de 9 onibus que sairão de Guarulhos/SP para prestigiar esse evento. São, ao todo, 450 pessoas ávidas para demonstrar sua preocupação contra as gestões fraudulentas dos governantes.

    ResponderExcluir
  5. Evento importantissimo para nossa cidade . A população em geral deve participar conforme o convite feito.
    Toda população esta ciente de tudo de errado que esta acontecendo em ANALANDIA ,isso não é segredo a ninguém.
    O medo deve ser colocado de lado e enfrentarmos de vez esses problemas que não é só meu ou de voces mas sim da população inteira.
    Um evento como esse onde reunira varias ONGS é de suma importancia constatando que nossa cidade chegou ao caos completo.
    Com os noticiarios ANALANDIA foi taxada entre as cidades mais CRITICAS NA ADMINISTRAÇÃO.
    Então voce além de gostar de si mesmo tem amor pela sua cidade??? Esperando que sim contamos com sua presença nesse evento afinal

    LIBERDADE É SINAL DE PURA DEMOCRACIA

    ResponderExcluir
  6. SEM MEDO ...FALSIFICAÇÃO DA CADEIA?9 de dezembro de 2010 às 16:07

    não e´sómente transferência de título de eleitor que ANALÂNDIA precisa se preocupar é muito GRAVE o que o acessor fez com o LUIZ DA MULA é vários títulos de eleitores que foram feitos com FALSIFICAÇÃO recadastrado sem a presença doS eleitores em CARTÓRIO ELEITORAL ou aqui em nossa cidade, entregue pelo ACESSOR E SEU CANDIDATO ELEITO, FALSIFICAÇÃO DE ASSINATURAS, QUE PODE INCRIMINA-LO o nosso ACESSOR SABE QUE PODE LEVANTADO FÁCILMENTE , MARQUE DATA QUE EU LEVO CONHEÇO VÁRIOS.

    ResponderExcluir
  7. Temos muitos aqui em Analândia que sabem de seus direitos,mas não partilham de suas obrigaçoes!!!
    Não adianta somente criticar, temos que cobrar através dos meios legais. Faço a pergunta: Quem de vocês já foram até a Prefeitura e reclamou??? Quem entrou com uma ação Popular???
    Não basta somente criticar, temos que agir!!!
    Vamos colocar o medo no cantinho da sala e nesse Sábado participar dessa Manifestação Contra a Corrupção. Não podemos esquecer de agradecer o comparecimento de outras ONGS que vem nos apoiar nessa luta diária contra essa administração fraudulenta.
    Vamos combater a CORRUPÇAO....

    ResponderExcluir
  8. O BARCO ESTA AFUNDANDO, NÃO SERIA O COMANDANTE O ULTIMO A ABANDONAR O NAVIO????????????

    ResponderExcluir
  9. Justiça acata pedido da polícia de RC e mantém acusado preso



    L.C.P. ESTARIA INTIMIDANDO TESTEMUNHAS NO CASO DO VEREADOR MORTO EM ANALÂNDIA



    Sidney Navas



    AJustiça Pública acatou o pedido de prorrogação da prisão temporária de L.C.P., que de acordo com a versão das autoridades, estaria intimidando as testemunhas ouvidas no caso do vereador Evaldo José Nalin, executados a tiros enquanto assistia televisão na sala de sua residência em Analândia na noite de 9 de outubro. Com isso o acusado ficará preso por mais 30 dias.



    O pedido foi feito pelo delegado que preside o inquérito policial, Marcos Garcia Fuentes, que tem cerca de 15 dias para concluir as investigações. Se preciso for, o delegado pode pedir mais prazo para concluir as investigações.



    O acusado, que é irmão de um ex-prefeito de Analândia, foi preso no dia 10 de novembro, enquanto prestava depoimento na delegacia. O delegado Marcos Garcia Fuentes observa que ainda falta colher algumas provas e ouvir mais testemunhas e por isso decidiu pedir a prorrogação da prisão temporária do acusado.



    Vale lembrar que agora as autoridades não podem solicitar mais a prorrogação de sua prisão.



    A Polícia Civil já fez a reconstituição da morte de Nalim. Na ocasião foram refeitos todos os passos dos suspeitos de matá-lo. Dois policiais representaram os supostos assassinos.



    Foi reproduzido também o momento em que os bandidos invadiram a residência, com os rostos cobertos por capacetes e diante da mulher do vereador, dispararam contra ele.



    A viúva do vereador Evaldo Nalin que também participou da reconstituição, contou em detalhes o que viu e ouviu enquanto o vereador era assassinado.



    Um dos homens que, supostamente atirou no vereador, está preso na Penitenciária de Itirapina. O outro suspeito já foi identificado, mas está foragido.

    ResponderExcluir
  10. pessoal? nao esqueçam de dar o maximo de atençao as estas pessoas que estarao em Analandia...por favor, isso é de extrema importancia tambem!!!! e muita policia!!!! o outro lado ja deve ta armando coisas...

    ResponderExcluir
  11. minhoco,sonia dotta,e todos do blog...procurem no facebook esta senhora...onte ela falou no jornal da band e encontrei-a no facebook...ela a procuradora geral da republica....seria importante que colocassemos nosso problema diretamente a ela ,pelo facebook melhor!!!

    Janice Ascari
    Procuradora Regional da República,Ministério Público Federal


    ja mandei o blog a ela, so espero que me responda o mais breve possivel..mandem tambem noticias a ela..!!! obrigado e torcemos!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns AMARRIBO, Parabéns AMASA, Parabéns População Analandense, juntos conquistaremos uma Analândia melhor e do BEM, chega de acordos obscuros e falta de transparência na Administração Pública.

    Queremos um Governo honesto, que trabalhe para todos.

    Estarei com vcs amanhã, contribuindo contra a corrupção que a anos assola nossa pequena Cidade.

    ResponderExcluir
  13. Analândia está de parabéns por ser sede de um evento NACIONAL contra a violência, contra a corrupção na administração pública e contra a impunidade: "Vamos a Analândia", todas as pessoas comprometidas com o melhor para Analândia e para o Brasil!
    A AMASA tem empenhado seu melhor esforço para conseguir associados e engrossar o número de pessoas de caráter e sem medo de buscar sua dignidade de ser humano: cidadãos conscientes de seus direiros e de seus deveres, convencidos de que podem mais se estiverem juntos e unidos!
    Lembrem-se: A OMISSÃO ALIMENTA A CORRUPÇÃO!

    ResponderExcluir
  14. Não devemos esquecer que hoje faz um mes que suspeito LUIS CARLOS PERIM irmão do EX PREFEITO BETO PERIM E DO POLICIAL CIVIL MARCOS PERIM se encontra preso por ter possivel participação no assassinato do vereador NALIM ocorrido em ANALANDIA.
    Esperamos que esse caso seja solucionado brevemente e que seja satisfatorio pois a população e familia do vereador juntos pedimos que a justiça coloque na prisão todos os culpados por esse crime que chocou ANALANDIA e região devido tamanha COVARDIA.

    ResponderExcluir
  15. Não podemos deixar de recepcionar as caravanas das ONGS que chegarão em ANALANDIA nesse sabado.

    Como bons cidadãos e pela democracia e por uma ANALANDIA MELHOR devemos dar nosso apoio pois a melhora dessa cidade é BENEFICIO A TODOS inclusive a voce que tudo ve tudo sabe mas POR MEDO SE CALA DIANTE DESSA CRITICA SITUAÇÃO que vivemos em ANALANDIA.

    ResponderExcluir
  16. Evento importante para nossa cidade. A população em geral precisa aproveitar esse momento de esquecer o medo e enfrentar essa situação que nos coloca cada vez mais distante de uma cidade do bem. Essa manifestação trará benefícios para Analândia, e você povo Analandense tem que participar. Que alguma coisa deve evento faça com que o legislativo reflita e começa a fazer sua parte, pelos menos se salvaram da tentativa junto com o executivo de acabar com nossa cidade.
    Sabemos que o executivo fará de tudo para continuar no poder rumo a destruição de nossa cidade, é o que está acontecendo ha dez anos.
    A continuar assim vocês do Legislativo terão história pra contar a seus filhos, história triste que conta que vocês ajudaram a acabar com uma cidade chamada Analândia.

    ResponderExcluir
  17. TENHA FORTELEZA DE ÂNIMO, PARA RESISTIR A TODOS OS EMBATES E TEMPESTADES DO CAMINHO.
    NÃO SE ILUDA, MESMO A ESTRADA DO BEM ESTÁ CHEIA DE TROPEÇOS E DIFICULDADES...
    CONTINUE, PORÉM!
    NÃO DÊ OUVIDOS ÀS PEDRAS COLOCADAS PELA INVEJA, PELO CIÚME, PELA INTRIGA...
    MARCHE DE CABEÇA ERGUIDA, CONFIANTE, E VENCERÁ TODOS OS OBSTÁCULOS DA CAMINHADA.
    E,SE FOR FERIDO, LEMBRE-SE DE QUE AS CICATRIZES SERÃO LUZES QUE MARCARÃO A SUA VITÓRIA.


    MAURO PEREIRA

    ResponderExcluir
  18. Nâo estarei nesse evento, mais estou com vocês.
    Quem foi que disse que pra ta junto precisa ta perto. Pensem em mim que estou pensando em vocês.
    No final tudo vai dar certo.


    Mauro Pereira

    ResponderExcluir
  19. O sofrimento da população de Analândia é o sofrimento de quase todo o Brasil e o pior de tudo é que todo mundo acha que cidade pequena é assim mesmo. Glaucilandia é assim igual a Analândia, a população vive acuada e conformada.
    A justiça é lenta o TRE fecha os olhos e a minoria que prega a correção e transparência na administração é perseguida.
    Estou juntinha com voces ai em Analândia e espero que este evento seja o despertar do Brasil.

    ResponderExcluir
  20. vamos ver quantos VEREADORES estão interessados na transparência de Analândia sr. CAQUI diz a todo canto da cidade que somos em meia dùzia de seguidores, convido o nobre VEREADOR CAQUI a conhecer essas meia dúzia .

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!