terça-feira, 28 de dezembro de 2010

QUANDO O PODER CORROMPE


Esly Regina de Carvalho

Escutei certa vez que se quisermos saber como é o caráter de uma pessoa, dê-lhe poder. Fiquei intrigada com o pensamento. Normalmente pensaríamos que dinheiro ou sexo seriam mais capazes de deturpar a integridade do caráter pessoal. Mas refletindo bem, achei que o comentário procede.
Com o poder as pessoas acham que podem conseguir as outras coisas, entre elas dinheiro, sexo, e fama. Pouco a pouco, se descuidam vai corrompendo seus valores em função de se manter no poder: a fonte das outras coisas às quais vai se acostumando rápido demais.
Poder significa a capacidade de controlar o meio-ambiente ou as ações de outras pessoas. Em si, não é necessariamente bom nem mau, o que determina este juízo de valor é a maneira em que é empregado e para quais finalidades.
Por que o poder tem o poder de corromper?
É sedutor. Ver que se é capaz de fazer as pessoas obedecerem a seus comandos pode ser extremamente agradável, especialmente quando consideramos o nível de egoísmo ao que os seres humanos costuma estar sujeitos.
O poder é uma forma de se mimar a si mesmo: de conseguir os desejos, as vontades e caprichos. Nem sempre estes desejos são retos ou motivados pela integridade. É bem comum que o poder "suba para a cabeça" e mais uma vez, o egoísmo aparece para reger as vontades.
Quem sabe um dos aspectos feios do poder é que vai mudando as pessoas ao ponto que podem ser capazes de ferir e destruir aquilo e aqueles que mais amam. Muitas famílias se desfazem em função da corrida para alcançar ou se manter no poder. Tenho um amigo que costuma citar as palavras: "Vaidade - meu pecado predileto", do filme, Advogado do Diabo com Al Pacino e Keanu Reeves. E é essa vaidade que muitas vezes vai cegando as pessoas a ponto de perderem os valores que as nortearam durante suas vidas.
O poder pode trazer dinheiro e a ilusão de que tudo está a seu alcance. Muitos esportistas que vieram de famílias humildes perdem completamente a noção do que é o dinheiro e poucos anos depois que acaba sua capacidade de praticar seu esporte descobrem que os anos de gastos desenfreados lhe devolveram à pobreza em que começaram a vida. Poucos conseguem entender como é que alguém como Michael Jackson que ganhou o dinheiro com as vendas milionárias das suas músicas, se encontrou aos 50 anos com tamanha dívida que nem as apresentações programadas para os dias pouco antes da sua morte iriam conseguir zerar o monto dos gastos que ele gerou.
Poder também traz a sedução do sexo. Não falta gente para querer "subir na vida" às custas do dinheiro e poder dos outros, inescrupulosamente. De repente, o "poderoso" se dá conta que não só gastou seu dinheiro, mas "gastou" sua família e acaba sozinho, sem a estabilidade familiar da esposa e filhos que a retidão lhe assegurava.
E basta um mal passo para acabar com a fama... e fazer cair na infâmia, como vemos com frequencia entre os nossos políticos e governantes.
Saber lidar bem com o poder não é impossível. Pode-se fazer muita coisa boa quando souber não se vender à tentação do poder, mas é a verdadeira prova de fogo em relação à integridade do caráter.

***
Fonte:  http://www.institutojetro.com/
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Google Buzz

11 comentários:

  1. A poderosa diz.....
    Até quando alguns funcionários públicos como o Renato Carreteiro (O CLONE) e Sra Quadrado vão se prestar aos mandos e demandos do A$$E$$OR.
    Será que eles não vem que a casa CAIU?
    O CLONE é muito engraçado, ele agora dirige o gol verde com os vidros fechados, óculos escuros , masca chicletes.(Igual ao patraozinho)
    E ai Sr Prefeito vai ou não tomar atitudes para com esses funcionários.

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante a teoria de que "o poder corrompe", afinal diante de tantos casos em que, pessoas teoricamente boas, viram verdadeiros monstros depois de provarem da magia do poder, tudo nos leva a crer que isso seja verdade.
    Porém eu acredito que o poder não corrompe ninguém, o poder apenas REVELA!
    Se determinada pessoa muda pra pior depois de se tornar "poderoso" é porque tinha essa pré disposição incubada em seu caráter.
    Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  3. Berê diz...
    Há três coisas na vida que jamais retornarão:
    - O TEMPO - AS PALAVRAS - AS OPORTUNIDADES
    Há três coisas na vida que podem destruir uma pessoa:
    - A IRA - O ORGULHO - O PODER
    Há três coisas na vida que voce nunca deve perder:
    - A PAZ - A ESPERANÇA - A HONESTIDADE
    Há três coisas na vida de maior valor:
    -O AMOR - A FAMÌLIA - OS AMIGOS
    Há três pessoas divinas que são verdadeiramente constantes:
    - O PAI
    - O FILHO
    - O ESPÌRITO SANTO

    Que neste ano de 2011 DEUS contiu conosco, pois, suas promessas são verdadeiras......

    ResponderExcluir
  4. Amém Bere!Que assim seja!
    Que tenhamos uma NOVA ANALANDIA com PAZ,LIBERDADE E OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO!

    ResponderExcluir
  5. FRUSTRAÇÃO disse...........
    Pessoal fiquei sabendo que no dia do julgamento do habeas-corpus do Chibalóide por volta da hora do almoço, várias peruas que trabalham para a administração pública (ESCOLARES) estavam estacionadas em frente da casa da Silvana Perin e outros carros em frente a oficina do Tiburcio.
    Sabe o que eles pretendiam fazer?????
    Uma CARRIATA .......
    Sim uma CARREATA para comemorar a soltura do mandante.....que tá tranquilo e consciente.
    Sairam todos frustados, pois, o habeas-corpus como todos sabem foi negado e lugar de bandido é na CADEIA...
    Vamos esperar para fazer a Carreata dos próxinos que irão presos...rsrsrsrs
    Valeu Sr JUIZZZZZZ

    ResponderExcluir
  6. Muito me admira os "perueiros" fazendo carreata para comemorar a soltura do rapaz.Sinceramente??Essa gente merece o que a cidade tá passando.Sinto por aqueles que trabalham honestamente e são dignos.Mas esses, que iriam participar de uma carreta em favor de um homem sem caratér e sem escrupulo que tirou a vida de alguem só meu lamento.Que vergonha!

    ResponderExcluir
  7. Deviam ter feito a carreata até o Presidio, afinal ele foi para onde merecia.Quem sabe poderam fazer na próxima vez...com os demais.

    ResponderExcluir
  8. COMO PODE ESTES INFELIZES, QUEREREM ORGANIZAR UMA CARREATA EM FAVOR DE UM BANDIDO, UM ASSASSINO?
    QUERIA VER SE QUEM TIVESSE SIDO EXECUTADO POR ESTA CORJA, FOSSEM UM DOS SEUS FILHOS, UM DOS SEUS FAMILIARES. OUVIU BANDO DE PUXA SACO.
    ESTES SÃO BANDIDOS, OU VOCÊS NÃO SABEM O QUE É BANDIDO, SE NÃO SABEM SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

    ResponderExcluir
  9. E QUEM VIU ESTA MOVIMENTAÇÃO, NÃO PEGOU AS CHAPAS DOS PERUEIROS, E AS CHAPAS DOS CARROS NA CASA DO TIBURCIO? HUM SEUS PUXA SACOS VOCÊS VIRAM COMO A SUA SITUAÇÃO É FRAGIL, NÉ. BASTARIA VER AS CHAPAS E PRONTO.

    ResponderExcluir
  10. É QUANTAS VEZES VOCES TENTAREM O HABIAS CORPUS, TERÃO MAIS UMA DECEPÇÃO.
    OS NARDONES SE CANSARAM DE PEDIR HAB. COR. E NADA O JUIZ NUNCA DEU. PENSÃO QUE VÃO CONSEGUIR?
    ESPEREM SENTADOS POIS DE PÉ VÃO CANSAR.
    AH E O IRMÃO, QUE TB ESTA PEDINDO O HC, O QUE QUER DIZER QUE QUE ASSUME SUA CULPA???????????????????? RESPONDAM-ME QUEM SOUBER;

    ResponderExcluir
  11. SRS PERUEIROS
    QUE DECEPÇÃO

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!