Doenças respiratórias fazem
movimento de UPA crescer 36%
Com a demanda maior, tempo para atendimento chega a até 3 horas.
Recomendação é que pacientes procurem pelos postos de saúde.
Comente agora
Pacientes com problemas respiratórios causados pelos dias de frio fizeram o movimento da Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila Prado, em São Carlos (SP), crescer 36% nas últimas semanas. O atendimento fica muito mais demorado já que os doentes deveriam procurar os postos de saúde.
Com a chegada do frio, é natural que as gripes e as alergias se tornem mais frequentes. “A gente costuma a tratar em casa, mas chega um ponto que nada resolve e a gente tem que correr com ela”, disse a empregada doméstica Adriana Santos Soares, que levou a filha de 8 anos, que tem rinite, para a UPA.
De acordo com o médico José Ricardo Cury, no período de 24 horas eram atendidos cerca de 350 pacientes na unidade e, agora, o número subiu para 470.
saiba mais
O problema é que muitos pacientes vão ao pronto-atendimento mesmo em casos simples, como um leve resfriado. Isso sobrecarrega todo o atendimento e a espera fica mais longa. “A espera que normalmente é de meia hora ou uma hora no máximo, dependendo do dia, tá chegando a duas, três horas por causa da demanda das gripes e infecções virais”, disse Cury.
O porteiro Luís Renato Machado Pessa, por exemplo, começou a sentir dores no corpo, febre e coriza e foi direto para a UPA. “Passa no posto de saúde e eles marcam uma consulta para daqui 10, 15 dias, não tem médico de pronto-atendimento. Então a gente tem que vir na UPA”, disse.
Outro motivo para a lotação da UPA é a vinda de pessoas de fora. A faxineira Edivânia Correia, por exemplo, não conseguiu atendimento para o filho, que estava com febre e dificuldades para respirar, em Analândia e trouxe o menino para São Carlos. “Tive que correr para cá de carona. É a terceira vez que eu consigo atendimento aqui”, disse.
A recomendação nesses casos é procurar um posto de saúde. “A UPA é para os casos mais graves para que as pessoas cheguem aqui em situação de maior sofrimento tenham um atendimento mais imediato”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!