terça-feira, 12 de junho de 2012

Mais denuncia de falta atendimento Médico na UBS de Analândia !

Matéria G 1- http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/06/doencas-respiratorias-lotam-unidade-de-pronto-atendimento-de-sao-carlos.html

Doenças respiratórias fazem 




movimento de UPA crescer 36%


Com a demanda maior, tempo para atendimento chega a até 3 horas.
Recomendação é que pacientes procurem pelos postos de saúde.

Do G1 São Carlos e Região
Comente agora
Pacientes com problemas respiratórios causados pelos dias de frio fizeram o movimento da Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila Prado, em São Carlos (SP), crescer 36% nas últimas semanas. O atendimento fica muito mais demorado já que os doentes deveriam procurar os postos de saúde.
Com a chegada do frio, é natural que as gripes e as alergias se tornem mais frequentes. “A gente costuma a tratar em casa, mas chega um ponto que nada resolve e a gente tem que correr com ela”, disse a empregada doméstica Adriana Santos Soares, que levou a filha de 8 anos, que tem rinite, para a UPA.
De acordo com o médico José Ricardo Cury, no período de 24 horas eram atendidos cerca de 350 pacientes na unidade e, agora, o número subiu para 470.
O problema é que muitos pacientes vão ao pronto-atendimento mesmo em casos simples, como um leve resfriado. Isso sobrecarrega todo o atendimento e a espera fica mais longa. “A espera que normalmente é de meia hora ou uma hora no máximo, dependendo do dia, tá chegando a duas, três horas por causa da demanda das gripes e infecções virais”, disse Cury.
O porteiro Luís Renato Machado Pessa, por exemplo, começou a sentir dores no corpo, febre e coriza e foi direto para a UPA. “Passa no posto de saúde e eles marcam uma consulta para daqui 10, 15 dias, não tem médico de pronto-atendimento. Então a gente tem que vir na UPA”, disse.
Outro motivo para a lotação da UPA é a vinda de pessoas de fora. A faxineira Edivânia Correia, por exemplo, não conseguiu atendimento para o filho, que estava com febre e dificuldades para respirar, em Analândia e trouxe o menino para São Carlos. “Tive que correr para cá de carona. É a terceira vez que eu consigo atendimento aqui”, disse.
A recomendação nesses casos é procurar um posto de saúde. “A UPA é para os casos mais graves para que as pessoas cheguem aqui em situação de maior sofrimento tenham um atendimento mais imediato”, disse.
Pacientes aguardam por atendimento em UPA de São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)Pacientes aguardam por atendimento em UPA de São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!