terça-feira, 20 de novembro de 2012

HOMENAGENS A PESSOAS VIVAS

Acho incrível como as pessoas se aproveitam da máquina pública para "homenagear" pessoas vivas.

Acho ainda pior ver que as pessoas recebem essa homenagem de forma natural, por pura vaidade.
As pessoas que merecem reconhecimento de verdade, acabam sendo deixadas de lado para homenagens a pessoas vivas que muitas vezes nem percebem que essa "homenagem" é apenas uma forma de agradar para cobrar no futuro. E não digo isso porque as pessoas não mereçam, pode até ser que mereçam sim, mas porque fazer esse reconhecimento de forma irregular? 
Vocês sabiam que existe uma lei que trata exatamente sobre esse assunto?
Segundo a lei 6.454 de 1977, fica proibido, em todo território nacional, dar nome de pessoas vivas a prédios ou outros bens públicos que pertençam a União, o que exclui Estados e municípios. Ruas, praças e avenidas são de competência dos vereadores nas Câmaras. Prédios públicos, estradas e escolas estaduais são de domínio das Assembleias Legislativas. Além disso, prefeitos também podem dar nomes a placas por meio de decretos.
Como a lei é vaga, acaba deixando espaço para que maus gestores públicos, utilizem dessa "brecha" para usar da máquina pública para homenagear aliados ou até mesmo membros da sua própria família.
Ainda aproveitando a oportunidade desse espaço, venho mencionar que várias cidades já entraram com ações populares para tentar barrar essa prática, baseados no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, onde deixa bem claro que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade e de impessoalidade, para que ninguém seja beneficiado nem atue de acordo com interesses particulares. Sendo que dessa forma essa prática é um desrespeito aos princípios fundamentais da Administração Pública.
Aproveito ainda para citar o que o jurista Celso Antonio Bandeira de Mello disse sobre essa prática ele diz: "a desatenção a um princípio é a mais grave forma de ILEGALIDADE OU INCONSTITUCIONALIDADE porque representa insurgência contra todo o sistema, subversão de seus valores fundamentais, contumélia irremissível a seu arcabouço lógico e corrosão de sua estrutura mestra. Isto porque, com ofendê-lo, abatem-se as vigas que o sustém e alui-se toda a segurança reforçada."

Dessa forma não compreendo como alguém vivo, pode se sentir lisonjeado com uma homenagem que fere a Constituição Federal na maior cara de pau do mundo!
Alegar ignorância nesse caso no meu ponto de vista é mera conveniência daqueles que agem dessa forma.
Tenho certeza de que se fizer uma consulta popular com nomes de relevância social e política na cidade e o verdadeiro fundamento da lei, que a decisão será outra. 
Espero que pessoas VIVAS e HONESTAS que recebam esse título usado como homenagem, que tenha a dignidade de recusar demonstrando que são pessoas merecedoras sim de títulos, mas que o receberão dentro da lei, seguindo todos os princípios da Administração Pública, evitando falhas e mau uso da legislação. Estas sim são merecedoras de homenagens e títulos, pois defenderam de verdade o bem comum da população e a efetividade e legalidade da Constituição Federal que é nossa maior lei.
Fica aqui meu protesto com alguns casos que tem acontecidos em Analândia. Espero que isso seja revisto e que sejam locais públicos sejam usados para homenagear pessoas mortas que realmente fizeram o bem para a cidade!

Texto enviado pela Colaboradora Liana Morisco

7 comentários:

  1. Infelizmente nesta cidade (deve ter outras também) as pessoas se sentem " Chic no urtimo " com tais homenagens, nem se fala nas Leis, não sabem nem ler. O mais triste ainda, é que colocam os homenagiados ao ridículo perante toda a cidade e eles acham o MAXIMO. Mas o pior de tudo, é que tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo não tem Assessoria, se tiver ..... Bem, as " OTORIDADES " não devem ter os consultado. Parabéns aos HOMENAGIADOS, já fazem parte de mais um Capítulo da BREGALANDIA. O Novo Governo com certeza terá ASSESSORES a Altura, aliás, tenho a certeza também que eles trabalharão em Democracia com seus Assessores, consultando sobre os assuntos em cada área, pois, eles não têm medo de terem seu brilho ofuscado, eles têm BRILHO próprio. PARABENS aos Novos Governantes, nos tirem da BREGALANDIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que não é por falta de pessoas brilhantes que ja moram na eternidade e que fizeram muito por Analandia e que mereciam sim serem homenageadas, me lembro muito bem da dedicação das professoras e diretoras Dona Helena Gregorio, Dona Helena Tivele, Dona Dorotéia e tantas outras pessoas maravilhosas que passaram pela historia de Analândia e hoje descansam na paz de DEUS.

      Excluir
    2. TB, SR. Vlademir schalchi,diretor por muitos e muitos anos,

      Excluir
  2. EQUE SE FOR PÓS A PESSOA NÃO VOTA.

    ResponderExcluir
  3. Há vinte anos Analândia, deixou de ser um Município para ser propriedade particular de uns "otários" que pensam pequeno e só pensam em usurpar do dinheiro público,essas "homenagens"é a prova de que é a casa da mãe "Joana" e o que vale é as ordens do coronelismo,pena que essas pessoas se sintam lisonjeada com esses mimos, não seria ou seria ? uma forma de silenciar o que sabem das falcatruas.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!