terça-feira, 2 de abril de 2013

Educação em Analândia !

A Equipe do Blog Unidos por Analândia disponibiliza este espaço ao povo analandense para falar e sugerir mudanças sobre o ensino municipal de Analândia.
Pedimos por favor que façam comentários relacionados ao assunto e sem ofensas pessoais e impensadas que de nada poderá contribuir para a melhoria !

Após os comentários e sugestões serem recebidos, a equipe pretende formular um documento endereçado ao Sr Prefeito Municipal Rogério Ulson com as sugestões  de melhorias para o nosso ensino!
pedimos também que se atenham ao fato ensino para que os problemas não se sobreponham as soluções que é para isso que se abre este espaço!

40 comentários:

  1. Não há necessidade de sugerir nada...Basta a atual administração cumprir com as promessas feitas...ou melhor...com a PALAVRA dada em seu plano de governo...
    Agora eu pergunto....Que tem o plano? Eu tenho!!!

    ResponderExcluir
  2. Ja que o assunto é sugerstao,um dos itens da lei anti-fumo diz que os fumantes podem fumar no trabalho, mas devem fumar no minimo (10) dez metros de distancia da ultima cobertura (teto) do estabelecimento , oque seria no minimo na calçada do outro lado da rua,e isso nao acontece nas escolas de Analandia. Estou cansado de ver rodinhas de professores,coordenadores, inspetor de alunos e ate diretores fumando de hora em hora no portao da Zeze Salles debaixo do toldo e na Jorge Neto nas escafas de entradas, entao ja que nao conseguem ficar sem o cigarro, pelo menos devem respeitar a lei e as crianças, e atravessarem a rua porque a fumaça pode chegar ate quarenta metros de distancia e os fumantes passivos estao sendo as crianças. Sem contar que estao dando um mal exemplo de educaçao patra as crianças. E tem varias crianças reclamando que tem professor que entra na sala fedendo cigarro. A sugestao seria uma boa reuniao com todos os professores ,dirigentes, e cumprirem com a lei do maldito cigarro, que pra muitas pessoas é o inicio do caminho das DROGAS. obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  3. Como e que pode uma escola municipal tao bonita funcionar sem um Secretario de Educaçao,isso mostra o descontrole e falta de capacidade da nossa administraçao, ou melhor de alguns de seus subordinados. Eu tive a oportunidade de converssar com Sr., Paulo Francesquini ,e gostei muito de seus planos para a edugaçao, mas ate agora nao sei porque ele deixou de ser func. municipal, mas de qualquer forma, espéro que deixem as perseguiçoes politicas de lado e vamos pensar no futuro de nossas crianças, colocando uma pessoa capacitada e com boas intençoes, ate porque Prefeito e Vice prometeram dentro da minha casa que seria uma das prioridades a educaçao, e nao é oque esta acontecendo, eu tbem tenho o plano de governo guardado emm casa, e vamos exigir que cumpram com as promessas feitas no periodo eleitoral, . Mujito obrigada e Deus abençoe todos nos...

    ResponderExcluir
  4. Sou mae de aluno, e gostaria que a vigilancia sanitaria pudesse acompanhar ou fazer uma visita na escola, porque varias crianças estao reclamando que os pratos estao com gosto de sabao e ate com espuma, e isso pode prejudicar a saude das crianças. E tem mererndeira que ainda fica brava com a criança quando é questionada sobre o gosto de sabao na comida, é so enchaguar direito os pratos que isso nao vai mais acontecer. obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Atençao sr. dirigente de educaçao; Tem motorista escolar bebendo cachaça e cerveja no bar do Bocha no horario de trabalho, e depois vai transportar vidas e pessoas inocentes, isso é ate caso de policia, porque depois que bater ou capotar pode ser tarde demais. Na minha opiniao e ate por lei nao pode ser vendido bebida alcolica dentro de estadio de futebol, e nem proximo a escola, tem tbem crianças comprando pinga com coca-cola no mesmo local. vamos prevenir e cortar o mal pela raiz. Eu nunca vi em nenhuma cidade vender pinga e cigarro dentro de um estadio de futebol, só aqui em Analandia, cade a fiscalizaçao, vamos cobrar , porque é assim que comessa o mundo das drogas, que muitas vezes nao tem volta... Atençao....

    ResponderExcluir
  6. Decepcionado com a atitude do ex secretário da educação .
    Em tempos de campanha o próprio esteve em minha casa junto com o prefeito o vice com bons projetos para a educação e prometendo mudanças radicais pois o que acontecia na escola era absurdos , abuso de poder, fraudes nos setores, pessoas não confiáveis e quando se é tomadas atitudes contra isso o Sr Paulo abandona tudo !
    Sinceramente posso dizer que muito se falou e em tão pouco tempo deixa o cargo em que se dizia capaz de por em ordem. Bem isso não aconteceu. Espero que tudo se ajeite tanto na educação como na saúde que acho prioridades nessa administração. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. Otimo essa oportunidade que vcs estão dando pra sugestões. Muito importante.Acho que devem fazer palestra inovando caminhos que façam a criança e adolescente crescer de um modo prazeroso,onde são estimulado ao conhecimento, educação, respeito ao proximo. Também não apoio os vicios de cigarro que esta na entrada de nossa escola. Isso é nojento e estimula quem ja tem a vontade, acho que tem que ser igual na camara.Não pode e pronto. Tenho uma sugestão procurem conversar com a professora flavia ela tem algumas ideias que acho muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Por favor alguem me responda foi o paulo que pediu para sair o foi o rogerio que mandou ele embora que ate agora to sem entender.

    ResponderExcluir
  9. A verdadeira revolução do ensino não só em Analãndia mas em todo Brasil, está diretamente vinculada a valorização do professor. Esta valorização inicia-se pela realização de concursos na área de Educação.
    Em um provável edital as melhores condições de trabalho (principalmente salário) irão atrair profissionais preparados que irão se sentir prestigiados / reconhecidos / valorizados ao desenvolver suas funções.
    Pronto a verdadeira revolução do ensino já está feita o resto (processos pedagógicos, conteúdos, curriculos, metodologias...), já estão prontos a muito tempo.
    PORTANTO: PLANO DE CARREIRA DECENTE E SALÁRIO IGUAL AO DOS MÉDICOS PARA OS PROFESSORES É O PRIMEIRO E ÚNICO COMPROMISSO PARA REVOLUCIONAR O ENSINO NO PAIS.
    OBS: NÃO SE ESQUEÇAM ENQUANTO OS MÉDICOS TRABALHAM COM UM PACIENTE POR VEZ, OS PAIS COM 2, 3, 4, 5 OU ATÉ 10 FILHOS POR VEZ, OS PROFESSORES MUITAS VEZES TRABALHAM COM MAIS DE QUARENTA ALUNOS EM UMA ÚNICA SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  10. Eu tambem acho uma falta de respeito muito grande uma diretora de escola no portao de entrada com um belo cigarrao na mao, e ainda me fez esperar pra ser atendido enquanto acabava de fumar. Eu nao queria falar mas acho isso o fim da linha. que belo exemplo pras crianças de nosso escola. obrigado pelo espaço...

    ResponderExcluir
  11. primeiro devemos dar todo o incentivo aos professores não só com melhores salários mas com um maior apoio infraestrutural, a escola sequer tem uma biblioteca, isso é uma vergonha, o espaço está mal organizado, sendo que os funcionários administrativos e as crianças trabalham e estudam cubículos! Deve haver um maior projeto ligado ao esporte para que nossos jovens não vá parar na criminalidade, não há nada ligado à cultura, devemos valorizar a arte circense, assim como teatros, esquetes, paródias etc! Poderia fechar parcerias com universidades públicas para se mapear os problemas nas escolas e assim poder solucioná_los a UFSCAR (São Carlos) e UNESP (rio claro) tem ótimos cursos de pedagogia, estaríamos ajudando os universitários com os estágios e eles tentariam descobrir e sanar os problemas na educação municipal, penso que a utilização de um material de ensino (apostilado) tbm seria legal, uma vez que padronizaria e universalizaria o ensino.
    Uma horta na escola, teria como função fazer com que o aluno valorize o trabalho rural além do meio ambiente, e ainda tendo consciência dos diversos processos que passa o alimento desde a semeadura até a merenda escolar, uma CãoMinhada buscaria uma maior integração e respeito aos animais não só com alunos com toda a população tbm.
    Palestras sobre diversos temas, discussões, mesas redondas, quem sabe um café filosófico? Sei que tudo isso deve ser adaptado ao que temos hj, mas o que falta são projetos e atitudes, pq dinheiro, esse sim ele existe, tanto pelos fundos do FUNDEB, quanto pela secretaria de educação do estado, e na parte cultural/esportiva desde que bem apresentado, formulado e com profissionais competentes pode_se conseguir apoio com os Ministérios da Cultura e Esporte. (Só uma ressalva, trazer peças de teatro para apresentar no centro comunitário vai ser um horror, uma vez que a acústica é péssima, o lugar é muito quente (ventiladores não dão conta) além de que com aquelas cadeiras no meio do salão a visão é muito prejudicada, e levar em conta que se tratando de saídas de emergência só vi duas (sendo que uma é a própria entrada)

    ResponderExcluir
  12. Fiquei sabendo que o sr Paulo Francesquini anda tendo reuniões com o Ex Prefeito???? Será que é verdade?

    E me digam uma coisa...antes da eleição o Sr. Paulo comentava em todos os topicos, agora ele sumiu.....

    ResponderExcluir
  13. Melhor sugestão é : Pessoas falarem menos e trabalharem mais se voltaram para sala de aula parem de reclamar e mostrem competencia, se o salário é maior dos outros professores aproveitem dele mas lembrem sempre : Voces só recebem mais porque anos e anos receberam para serem cupinchas do Beto Perim e não porque são boas no que fazem.
    Acabou a costa quente bora trabalhar de verdade e falar menos.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Blog nao colocou meu comentário, pq? Só publica o que lhe convém? Onde está a liberdade de expressão? Ou vc só publica comentários que vão de encontro aos seus interesses? Cuidado de pedra vc está migrando para vidraça. Aguardo os meus comentários publicados. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Vem cá Amarildo de coordenador????? Qual e a formação educacional dele, alguém pode me responder???? Regina de Risio faz o que na escola mesmo???? E agora estão falando de Tiago Pessan Pu Juares, alguém pode me explicar aonde vai parar a educação de Analandia???? Se já estava ruim antes imagina como vai ficar ....

    ResponderExcluir
  16. PAULO HENRIQUE FRANCESCHINI9 de abril de 2013 às 16:52

    PREZADO ROBERTO(SIC)- Para sua informacao...nao estou fazendo reunioes com ninguem aqui em ANALANDIA.Minhas reunioes estao acontecendo com o pessoal da EDUCACAO de JABOTICABAL.Segundo eu comento no blog sim.Alguns comentarios meus,e de muitos outros, nao sao publicados.A familia REAL, os ini, fazem censura previa.E detalhe eu nao sou covarde me escondendo atras de pseudonimos. Coloque seu nome e sobrenome(VERDADEIROS) para que possamos dialogar em ALTO NIVEL.ENTENDEU???

    ResponderExcluir
  17. PAULO HENRIQUE FRANCESCHINI9 de abril de 2013 às 17:41

    Pensando bem esse pessoal acima citado pode dar a sua colaboraçao desde que colocados no lugar certo. O que me preocupa mais com a EDUCAÇAO é a movimentaçao da familia VIVALDINI (Batata,Bel,Katia) para TOMAR CONTA DA EDUCAÇAO. A EDUCAÇAO nào tem dono assim como ANALANDIA TB não tem.O DONO DE ANALANDIA É O PROPRIO POVO DE ANALANDIA( BORDAO USADO PELO MILTON SEVERINO EX PREFEITO DE ARARAS DA DECADA DE 60 E USADO PELO ROGERIO NO COMICIO POR SUGESTAO NOSSA) Repito ANALANDIA nao tem dono o dono é o POVO. Portanto Batata,Katia,Bel e mais uns dois ou tres( a geriatra desvairada por ex) coloquem se nos seus lugares. Eu estou de olho nos passos que vcs estao dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanderlei Vivaldini junior15 de abril de 2013 às 09:11

      O que mais me preocupa Paulo é o IDEB que esta muito baixo! Que crianças não estão sendo orientadas de forma adequada e assim tendo o futuro comprometido! Nada mais me preocupa!

      Excluir
  18. Não acha que está dando atenção demais para essas pessoas Paulo? Acho que vc deveria estar preocupado com outras pessoas que sempre tiraram dindin da prefeitura,que receberam sem trabalhar por anos, e não com essas pessoas que pagam para ser voluntários. Acho melhor vc rever seus conceitos. Bom mais, cada cabeça uma sentença.

    ResponderExcluir
  19. Vanderlei Vivaldini junior9 de abril de 2013 às 23:40

    Boa noite Sr Paulo, hoje na sessão da câmara tentei conversar com o Sr o que foi impossível, pois Sr disse que não temos nada para falar, respeito sua decisão, mas volto a dizer, o Sr precisa de orientação e de assessoramento mesmo no alto do seus 63 anos, e ainda achei estranho dizer que não precisa de conselhos. Eu queria informá-lo que o conselho do FUNDEB tem como membros a Katia(presidente) e a Isabel(representante dos professores) que já estão no terceiro ano de trabalho sem remuneração alguma, é nosso direito como cidadão, aliás um dever garantido e acho que eu não precisaria falar isso para o Sr que é professor veterinário! O povo é o dono de Analândia, isso é frase feita, a Ong Amasa sempre falou isso! Espero que o Sr não fale mais besteiras a respeito de pessoas que estão a anos trabalhando pelo bem! Quero desejar uma boa noite, e que assuma seus erros e não tente culpar ninguém, aliás o Sr desperdiçou uma oportunidade que o prefeito Rogério Ulson deu a você para mostrar sua competência e realizar seu sonho, no entanto está aí fazendo fofocas.
    " Aqui em Analândia tem homem grande com calundu de menino" autor: Fábio Oliva de Carvalho

    ResponderExcluir
  20. Como o Vanderlei disse, Katia trabalha a anos no FUNDEB ativamente assim como a Bel, que além de membro do FUNDEB é professora A ANOS, e como muitos, inclusive o prefeito disse, É UMA DAS MELHORES PROFESSORAS EM ATIVIDADE HOJE EM ANALÂNDIA e tem todo o direto, e DEVER de manifestar sua opnião. Você teve sua chance de arrumar o que não estava certo, e NÃO DEU CONTA, se não tem cacique para uma secretaria, não coloque culpas em terceiros como uma criança.

    ResponderExcluir
  21. Sr Paulo Franseschini,o sr teve a grande chance de mastrar sua competencia e capacidade,mas nao sei porque nao conseguiu fazer nada em prol da educaçao,entao vamos baixar essa bolinha ai, porque papo o peru tambem tem bastante mas nao serve pra nada. E tem mais,se eru fosse o Prefeito Rogerio Ulson, convidaria a sr Isabel Vivaldini pra ser a secretaria de educaçao, porque é uma pessoa muito competente e com boas intençoes, e se o Vanderlei falou algumas verdades a seu respeito sr Paulo, o sr tem que engolir e ficar quietinho no seu canto.

    ResponderExcluir
  22. E sr Paulo ,depois dessa é melhor enfiar a viola no saco e voltar pra Jaboticabal.. e deixa o povo trabalhar...tchau tchau mister Paulo tchau tchau

    ResponderExcluir
  23. Hoje ela pode ate ser uma velha desvairada, mas nunca se esqueça que essa mesma velha forneceu remedio de graça pro seu pai duranta seis anos, e ainda matou a fome do seu sogro por varios anos contratando-o como fiscal de serviços na prefeitura, apesar de ter sido um pessimo funcionario, mas mesmo assim, a velha o tolerou, entao dobre a lingua e reflita antes de falar... foi só um desabafo, desculpem e obrigado pela atençao desse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão publicando comentários neste blog com pseudônimos para colocar a culpa em pessoas que não o fizeram. Jamais escreveria algo que ofenda pessoas idosas e que ja faleceram pois minha mãe, apesar de idosa, me deu educação e sempre tive muita consideração pelas pessoas citadas. DEUS esta vendo e é com ele que estas pessoas acertarão as contas.Meu nome é Anton Graber Junior e eu assino o que escrevo.

      Excluir
  24. SR VANDERLEI VIVALDINI,PERGUNTE AO SR PAULO O QUE É QUE A EXPOSA DELE FEZ EM PROL DA EDUCAÇAO DE ANALANDIA ATE HOJE,DEPOIS ELE FALA DA SUA FAMILIA SE TIVER ARGUMENTOS.QUEM NAO AJUDA NAO ATRAPALHA POR FAVOR...

    ResponderExcluir
  25. Gente, olha o que está escrito no post "Pedimos por favor que façam comentários relacionados ao assunto e sem ofensas pessoais e impensadas que de nada poderá contribuir para a melhoria ! Após os comentários e sugestões serem recebidos, a equipe pretende formular um documento endereçado ao Sr Prefeito Municipal Rogério Ulson com as sugestões de melhorias para o nosso ensino!"
    Vamos parar de picuinhas entre os burguesia e elite aristocrática de Analândia, vcs estão fazendo o que antes a outra administração fazia, fala discute e brigam entre si, Marx sempre disse que houve uma luta de classes e poder, e é exatamente isso que estou sentindo, ficam aí brigando enquanto as crianças ficam de lado

    ResponderExcluir
  26. Educação é feita através de aprendizado e muita troca de conhecimento. Para adquirir conhecimento deve-se primeiramente ser humilde e estar aberto a reconhecer que não é a idade ou o tempo que torna a pessoa mais inteligente ou detentora da sabedoria, são as trocas de experiências, a capacitação adquirida no dia-a-dia, sabendo que nunca saberemos tudo e sim que estamos em constante aprendizado. A cada dia a Educação está cada vez mais dinâmica, o que exige de todos que trabalham na Educação uma grande disponibilidade de se adaptar a mudanças, não só no que diz respeito a tecnologia e legislação, mas também na troca de pessoas. Para gerir a Educação nada melhor do que uma equipe forte, disponível e aberta ao conhecimento, se não tiver isso não adianta bravejar porque com certeza só vai andar pra trás, literalmente falando!!!

    ResponderExcluir
  27. VALEU LIANA, EU ENTENDI TUDO, O RECADO TA DADO MAS TEM GENTE QUE NAO SE TOCA E NAO SE CONFORMA E PREFERE FICAR CRITICANDO PESSOAS IDOSAS, MAS SERA QUE ELE TEM ESPELHO EM CASA ? O PEIXE MORRE PELA BOCA, E QUEM TEM BOCA VAI A ROMA.VAMOS TRABALHAR GENTE E CUIDAR MAIS DE NOSSAS CRIANÇAS . BOM DIA A TODOS

    ResponderExcluir
  28. DEUS ABENÇOE AS CRIANÇAS DO BRASIL, PRA QUE ELAS TRAGAM AO MUNDO UM AMOR QUE JAMAIS EXISTIU. EU AMO MEU FILHO E AGRADEÇO A DEUS POR ESTE PRESENTE QUE ELE ME DEU...VAMOS INVESTIR FORTE NA EDUCAÇAO, PRA QUE A DROGA NAO LEVE NOSSOS FILHOS EMBORA....OBRIGADO SENHOR POR MAIS UM DIA.

    ResponderExcluir
  29. Maria Antonia Vivaldini Dellalibera12 de abril de 2013 às 06:41

    Sr Paulo francisquini,o sr se envolveu na politica nem sei porque, o Sr pediu demissão também não entendi porque,
    agora para de falar mal da familia vivaldini,porque o que a gente quer é só poder trabalhar,e ser livre, é pedir muito,
    não entendi para que tanta cultura,pois não resolveu problema
    nenhum, e ainda quer culpar a administração atual.
    dá um tempo.

    ResponderExcluir
  30. Miroel Schalchs Filho15 de abril de 2013 às 03:14

    A Familia Vivaldini foi a unica que em tempos dificeis dessa ditadura que viviamos colocou a cara a tapa, somente com a intencao de ajudar a populacao a conquistar uma analandia melhor, essa mesma familia tem todo direito de continuar fisclizamdo para que novos oportunistas disfarcados em suas "boas intencoes" nao destruam o que o povo de bem de analandia conquistou na raça...a liberdade....
    Portanto Batata, ignore esse tipo de comentaio negativo que estao lancando a seu respeito e de sua familia e continue lutando.. o povo de bem dessa cidade estao com voces.....




    ResponderExcluir
  31. Vanderlei Vivaldini junior15 de abril de 2013 às 07:52

    Fala meu amigo Miroel Schalch Junior, a união por um objetivo maior é que libertou Analândia,o povo de bem de Analândia se uniu, muitas famílias trabalharam em prol da libertação, muitas de forma anônima, mas todas as famílias foram importantes, foi estrategicamente importante, até pelas informações que traziam, obrigado, valeu pela força, mas fique tranquilo, graças ao bom Deus que pesou a força de suas mãos contra o mal é que tudo pôde realizar. Eu estudei bastante História do Brasil e do Mundo para saber como as coisas funcionam,estudei a Bíblia, veja o caso de Jesus,o mataram, colocaram o Salvador do Mundo em uma Cruz e soltaram um ladrão( Barrabás) é sempre assim, na hora que o bicho pega tem neguinho com medo até de fazer boletim de ocorrência, quer ficar encima do muro,chega 3 meses antes da eleição e já é o pai da criança, pessoas que ficam no meio, pensam se não der certo estou com os pés em duas canoas!... pulam para o lado que ganhar, mas depois da onça morta todo mundo assume, todos querem chutar a onça morta.Você é um bom amigo, você mais do que ninguém sabe como foi essa luta, seu pai Miroel trabalhou muito até o final da vida dele contra este sistema e sofreu muito, perseguições e até tiros ele teve que enfrentar e hoje graças a Deus hoje podemos desfrutar de uma Analândia livre, como você disse. E as coisas não acabam aí, tem muito trabalho pela frente, valeu pelo apoio e atenção, são pessoas como você que nos dá animo para trabalhar.

    ResponderExcluir
  32. Concordo com o comentario do Sr miroel, mas batata ouvi falar que tem professoras com sala a mais de três meses sem contrato. Sabemos que quinze dias ja tem o direito do contrato. Ajude elas, pois estão sendo prejudicadas e ninguem faz nada para ajuda-las.Espero que ao menos investiguem, sei que quer a honestidade, portanto estão trabalhando como qualquer uma outra professora efetiva. Obrigado pela atenção.
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  33. Entao , Kd a fiscalizaçao. se isso for verdade precisa ser revisto, ate porque ja estamos sem secretario de educaçao ha um mes e ninguem toma providencias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais imprecionante é que estão irregular trabalhando, dando o seu sangue e pra melhorar a situação em vez de concurso vão fazer prova seletiva, pra que ficam até dezembro e caiam fora. E concurso só pra outros cargos. Depois dizem que educação e saude esta em primeiro lugar.

      Excluir
    2. Concordo com vc jorge luis, depois de enrolar essas professoras até agora, vai sair o processo e não o concurso, poir que isso? Sabemos que educação vai precisar de professores sim e além do mais, essas professoras pensam nos alunos enquanto outros só pensam no lucro de estarem com elas. Vamos acertar a situação. Chega de tanto processo seletivo, pois ta na ora de fazer concurso, desde 2010 que ta nessa e nada resolve.fazendo o concurso pelo menos tem os direitos e não vai acontecer o que todos anos acontece de ter que correr atra de professor substituto.

      Excluir
  34. Estou estasiado com tantas sugestões para a educação no município. Por hora vou aguardar uma outra oportunidade para dar minha opinião sobre educação, porque neste primeiro debate só saiu ganhando os boateiros de plantão

    ResponderExcluir
  35. verdadeira vergonha essa educação...... cadê o povo que vivia investigando heim???????? engraçado não vejo mais nada de errado será que esta tão bom assim?
    Vamos acordar meu povo pois a educação pelo menos nunca ouvimos falar mal, mas agora... esta completamente desfalcada...

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!