domingo, 28 de abril de 2013

PPA - PARTICIPEM!

Você sabia que você pode participar diretamente das decisões do executivo?
Que você pode propor onde será empregado o dinheiro público da sua cidade?
Estamos em fase de elaboração do PPA, você sabe o que é isso?
PPA é o Plano Plurianual, é o instrumento de planejamento, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.
Muitas cidades já estão fazendo de forma mais democrática, com a participação da sociedade nas decisões, através de audiências públicas, onde a população apresenta as suas necessidades e o executivo analisa a possibilidade de incluí-las no PPA.

É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte, por isso que o atual prefeito está executando coisas planejadas pelo governo anterior.
Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvos, produtos a serem entregues à sociedade, etc.
Existem outras formas de participar do orçamento e planejamento da nossa cidade, como o Plano Diretor, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias, e da LOA (Lei Orçamentária Anual). No quadro está um breve resumo desses instrumentos. O que vocês acham de participar? Vamos cobrar do executivo que ele dê esse espaço para a população,  que as audiências para elaboração do PPA sejam realizadas em horário noturno para que mais pessoas participem.
Que tal realizar essa parceria junto a Prefeitura? A hora de participar é agora! Ou vai esperar mais 4 anos reclamando sem poder fazer nada porque não estava no planejamento?

2 comentários:

  1. Achei muito interessante essa ideia, e assim que marcarem a primeira reuniao quero estar presente, vai ser muito bom pra todos nos aqui de Analandia poder-mos participar do planejamento anual, e tambem poderemos exigir a transparencia fiscal que tanto se falou, eu apoio essa ideia e quero participar, obrigado pelo espaço e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Uso as palavras do meu amigo Oldair, apenas acrescentaria mais divulgação do evento, com esclarecimentos mais populares para o povo entender melhor como funciona. Se precisar estou ai também para ajudar, obrigado

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!