quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Educação- IDEB Indice de Desenvolvimento da Educação Básica

O IDEB de Analândia deixa a desejar:

 Em 2007  recebemos nota média 4,7 nos anos iniciais  e     4,4 nos anos finais.

A educação é a única forma de melhorar a vida da população, sendo assim esperamos que neste novo ano de 2010 possamos melhorar este índice.

O que é o Ideb ?


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Para saber mais:  http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=13 

Ideb de Corumbataí__________________ 5,5
Ideb de Santa Cruz da Coceição________  5,1
Ideb de Rio Claro___________________  5,4
Ideb de Pirassununga_________________ 4,9

21 comentários:

  1. É péssimo,não temos nem a média 5, isto é uma vergonha.
    Será bom que os responsáveis por este grave quadro parem de falar e comecem a agir, deixem de manobras e trabalhem, pois a situação não é nada favorável.

    ResponderExcluir
  2. Os responsaveis por nossa educação deveriam se pronunciar Dona Eliana , Sra Serralheiro e Sra Cassola prestem esclarecimentos a nossa população pois todos os pais estão indigados com esta atual situação.
    E o Sr prefeito o mesmo que trabalhou tantos anos neste setor teria que ter prioridade com nossas crianças pois a mesma sera o futuro de nossa nação .
    Não fiquem indignadas Sras da Educação o que queremos é apenas um esclarecimento .

    ResponderExcluir
  3. Quero ver agora a dona da escola ir fazer uma prestação de contas na Camara Municipal os vereadores deveriam cobrar esclarecimentos desta situação calamitosa que a nossa educação se encontra .
    Srs Vereadores por favor cobrem destas pessoas esclarecimentos o mais rapido possivel que se instale uma CPI da educação para saber aonde estão sendo gastos nosssos recursos .
    Não percam tempo pois senão isto pode virar uma grande PIZZA

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uam situação calamitosa, pois as filhas da sra Diretora da Eduação não estuda mais em nossa cidade,porque se preocupar?
    A mesma também é subordinada ao Zé. Não é vantagem nenhuma para o Zè que o municipe tenha um bom estudo. Sendo assim irá exercer melhor seu direito de cidadão.
    E, tendo estudo precário isso não acontece, sendo mais facil enganá-lo.

    ResponderExcluir
  5. O problema não seia se o filho do siclano ou do beltrano estuda ou não estuda aqui , o que queremos é providencia das Sra Diretoras, Srs prefeito e acessor ( vulgo Zé) , com isso nossos dignos vereadores entrariam com uma CPI da educação pois a dona da escola só pensa em querer mandar mas se não esta dando resultado o que uma empresa decente faria eis a questão ou de resultado este ano ou peça para sair pois incopetencia om nossas crianças é inadimissivel.

    ResponderExcluir
  6. CPI na Educação de Analândia, Srs Vereadores estão esperando o que? Chega de dizer só amém, pois com certeza muitos de vocês estarão fora daqui a tres anos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. A câmara, fazer CPI ? Essa é boa, mas enfim esperança é a última que morre.
    Quanto a secretária de ensino, espero que ela se preocupe menos com o prefeito e o assessor e trabalhe em benefício da Educação, Sra não precisamos de conversa, precisamos de ação.
    Sra pare de precionar as professoras, elas são competentes e precisam de incentivo,de ganhar resíduos do FUNDEB, pois aqui se consome com todo o dinheiro, é mais de R$ 2.000.000,00 e as professoras receberam quanto ? Veja agora temos nota 4, vocês estão reprovados.Isso é fato, não é prosa.
    Ensine educação ambietal para os alunos e mande uma cartilha para o prefeito e o assessor, pois eles não sabem nada , é só ver os jornais, pois somos a pior cidade da região no quesito ambiental, é só promessas e mais promessas, muito dinheiro gastos e o resultado é péssimo.

    ResponderExcluir
  9. Números são indicadores e nesse caso não tem como contestar!
    Analisem o exemplo de Corumabataí:
    Recebe e arrecada menos dinheiro que Analândia, o IDEB é melhor que o de nossa cidade 5.5 ( a nota é de 0 a 10) e ainda sobra dinheiro para ser rateado entre os professores.
    Agora fica uma pergunta:
    Como pode um professor trabalhar motivado com a realidade de Analândia?
    Há quanto tempo nossos professores não recebem aumento?

    Bom a realidade é, a Administração que não prioriza a EDUCAÇÃO, não garante qualidade de vida à população.

    "Nunca seja um escravo dos padrões que plantaram em você."
    (Augusto Cury)

    ResponderExcluir
  10. Uma retificação: índice do IDEB não é de 0 a 10.A média é 4,5.
    Não é só aumento de salário que motiva os professores.Sempre estivemos abertos para sugestões sobre como melhorar a educação.Quem não sabia anote:
    todas as 2ªs feiras das 18hrs até 20hrs estamos na escola à disposição de quem for para discutirmos o melhor para nossas crianças.

    ResponderExcluir
  11. Vanderlei Vivaldini Junior7 de fevereiro de 2010 às 10:32

    Professora Nanci, em 2007 foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ). O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. confira: http://ideb.mec.gov.br/ , a média de Corumbataí é 5,5, devemos sempre olhar o bom exemplo, pois este nos servirá de incentivo para melhorar.
    Obrigado por informar o horário de atendimento aos interessados em contribuir com a educação. No sentido de contribuir, penso que devemos buscar alguns exemplos bem sucedidos de outras escolas, e os professores devem visitar estas instituições e trocar experiências. O sistema educacional enfrenta graves problemas, a níveis mundiais, não é só em Analândia, mas devemos sempre buscar melhorar, devemos investir na carreira do educador, para isso existe o FUNDEB( Fundo de manutenção e VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO), o EDUCADOR deve ter liberdade para desenvolver seu trabalho, o que não acontece em nossa escola, pois em conversa com alguns professores pude perceber que o clima é tenso e estressante.

    ResponderExcluir
  12. Desculpe, mas tenho que discordar... Nunca nesta cidade fui reprimida dentro da "minha" sala de aula, nunca trabalhei em clima de terror, por mais que eu nao concordasse com alguma coisa dentro do setor educacional, sempre tive autonomia e liberdade pra utilizar e aplicadar os métodos necessários para o desenvolvimento integral dos meus alunos. Diferentemente de outras regioes ou escolas, sempre que necessitei fui atendida ao solicitar algum material pedagogico que iria utilizar em algum projeto ou mesmo na aplicaçao de atividades com meus alunos. Estou indignada com os comentários, pois, apesar de nao receber aumento de salário ou mesmo o resíduo do FUNDEB, na medida do possível, nao nos falta material pedagogico para trabalhar com nossos alunos e acima de tudo somos profissionais e honramos o nosso trabalho, independente das politicagens e afins que ocorrem exteriormente a escola.
    Gostaria de pedir encarecidemente que todos voces que consideram a educaçao da cidade péssima, passem a participar efetivamente das reunioes de pais, que ocorrem bimestralmente, procurem os professores nas HTPC'S, produzam projetos e apliquem na escola da familia nos finais de semana,que por sua vez é um projeto estadual, busquem pratocinios para promover na cidade atividades culturais como teatros, cinema na escola, passeios ciclisticos entre outros..., participem, ajam... criticar apenas e correr atrás dos erros nao soluciona problemas. Não esperem o publico falhar, para agir. Nós somos o verdadeiro poder publico, é através de nós que tudo acontece... temos o poder em nossas mãos, sejam nas eleiçoes, sejam na participação de açoes sociais para reerguer ou reestruturar o que julgamos que nao funciona bem. O nosso agir independe se estamos no topo da hierarquia politica ou se somos um cidadão comum. O que interessa é o nossa postura diante da sociedade. Se cada um fizesse a sua parte, nao sobraria tempo pra discussoes mediocres. A açao vale muito mais que palavras...
    PS.1 - Se um filho estuda ou nao na cidade em que se paga impostos, isso é uma escolha pessoal e acredito que nao é pra isso que o blog veio.
    PS.2 - Nao vim aki fazer campanha contra nem a favor da posiçao e nem da oposiçao, a verdade tem que ser dita de forma clara e coesa.
    PS.3 - O dia em que as pessoas perceberem que Educação é uma coisa e política outra bem diferente, o nosso país, nosso estado, nosso municipio, enfim, a sociedade mudará, pois assim a educaçao nao sofrerá pelas richas politicas e poderá ser desenvolvida de maneira plena e efetiva.

    "Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história diferente." Gandhi

    ResponderExcluir
  13. É claro que a motivaçao de receber um aumento de salário ou ter sua capacidade reconhecida é um bem muito grande. Infelizmente, nos educadores, nao podemos nos ater a isso, pois o nosso material de trabalho é humano e o seu desenvolvimento, seu progresso, o seu crescimento, nao pode ser tolido por questoes politicas.
    O que se deve entender é que nao estou dizendo que nos educadores devemos nos abster de ter nossos direitos atendidos. Já fazemos valer nossos deveres, apenas devemos agir de modo consciente e lutar pelo que de direito é nosso. Assim como toda a populaçao!!!

    ResponderExcluir
  14. Em reunião esta semana, dos professores com membros da prefeitura, o que se viu não foi esse clima de descontração anunciado pela professora Nanci, não sei se ela estava na reunião, mas o clima foi de ameaças por parte do ex. prefeito beto e atual mentor das atividades da prefeitura, ele disse em alto e bom tom que quem estiver contra ele vai pagar caro, fez diversas comparações com os membros da ONG AMASA, citou o nome de varios membros da mesma, como se fossem pessoas querendo acabar com o sistema de ensino, o que a ONG e o Blog divulgaram são dados de indices oficiais, o IDEB é um indice do ministério da Educação e o IDH(indice de desenvolvimento humano)é um indice da ONU( Organização das Nações Unidas), portanto, não podemos fazer como o avestruz que enfia a cabeça na areia e pensa que esta protegido, devemos sim divulgar esses indices, devemos procurar meios para melhor o ensino e acima de tudo devemos aprimorar a democracia, não devemos ter medo de cara feia, vamos à luta, a ONG AMASA e o BLOG Unidos por Analândia tem feito um trabalho invejavel, com muita coragem e dedicação.
    Obs: o beto disse que membros da ONG entraram dentro de uma poça de agua e tiraram foto para atacar a prefeitura, na poça em questão, conforme foto veiculada neste blog cabe um caminhões inteiro dentro, é só verificar.

    ResponderExcluir
  15. Acho que Analândia está 10 em educação, pois não aceitam nem opinião, não tem pressão,parece até que não é Analândia, aquela conversa de que qualquer um pode ver as notas fiscais, é piada, algum professor peça para ver e depois aguente, os capangas na cola, o rojão, vão pegar no pé. Quem confunde política e escola é a trupe do zé, que pouco frequentaram a escola , então o que entendem de escola, fazem a pressão com a secretária, falam que estão a disposição , podem ver todos os documentos, mas é só conversa para Inglês ver. Isso tem que acabar.

    ResponderExcluir
  16. Prezadas mestras Nanci e Camila não sei, de onde vieram ou se nasceram aqui mesmo,mas tem coisas que só as sras. não veem,ou o que é pior não querem ver.
    Quando dizem que o indice do IDEB não é de 0 a10 e que a média é 4,5,confesso que não entendi e desafio quem entendeu. Acho que nem as mestras entenderam não é mesmo? A única verdade é, que o nosso indice é pessimo, e ponto.
    Quanto a dizer que não veio AKI para fazer campanha para alguém, fico com a certeza que AKI, que eu não sei onde fica, ninguém faz nada mesmo, acho até que AKI nem escola tem.
    Se a escola daqui fosse realmente boa,a nossa DIRETORA DE EDUCAÇÃO, seria a última pessoa a mandar a filha estudar fora não é memsmo? E olha que ela não é uma munícipe qualquer que paga seus impostos em dia. Portanto prezadas mestras, educar é, e sempre será um ato político. Agora o que se faz por aqui é mais, é transformar alunos (levando para casa canecas com propaganda eleitoral, isso dária cassassão sabia?) e professores em cabos eleitorais e aí daqueles , que se opuserem, no mínimo serão demitidos do seu cargos como deve ter acontecido com uma certa diretora ou será que a história é outra.
    Por isso prezadas mestras vamos deixar de bla bla bla e vamos pelo menos alfabetizar nossa crianças, o resto como diria um velho amigo "é conversa macia para ninar bovinos"

    ResponderExcluir
  17. Não podemos vendar nossos olhos e fingir que nada está acontecendo, para muitos talvez não esteja acontecendo nada esses fazem parte da minoria de nossa cidade e não estão preocupados com o futuro de nossas crianças, por isso agradeço o Blog e a Amasa de abrir os olhos da população, mostrando nossa real situação.

    ResponderExcluir
  18. Muito engraçada estas professoras Nanci e Camila o povo deve se interessar em aparecer nas reunões escolares mas falar que esta bem atendida e que não falta nada na escola é lorota , a escola esta totalmente digitalizada , os seus laboratorios são no minimo estruturados , parace piada mas não ha um laboratorio de fisica , quimica , biologia , oficinas de teatro , coral escolar quem deve correr atraz de patrocinios são vcs pagos com dinheiro publico NÓS SOMOS OS SEUS PATRÕES e com isso secretaria da educação , diretora , pedagoga , professores , menestreis, cozinheira , devem se dedicar mais para que nossas crianças tenham um ensino de qualidade e os SRS Vereadores devem sim instaurar uma CPI e cobrar um melhor resultado este ano , pois se não tiver competencia que de vaga a outra pessoa , o ciclo da vida é este não podemos se acostumar em ser um dos piores e sim o dos melhores.

    ResponderExcluir
  19. A Suécia é o país que mais investe em Educação no Mundo, contudo a população ainda acha que a educação deveria ser melhor.
    As críticas devem ser encaradas como estímulo para melhorar a educação.
    É necessário que os pais visitem a escola e acompanhem o desempenho de seus filhos , fazendo assim irão ajudar os professores no difícil e valioso trabalho do ensino. Proporcionar ensino de boa qualidade à população é a única forma de melhorar as condições de vida da população..

    ResponderExcluir
  20. Professoras protegendo o Zé tem cheiro errado no ar , falar que a escola lhe proporciona tudo , então devemos fazer uma reciclagem rigorosa nos responsaveis pela escola pois se a escola é excelente e sua estrutura é perfeita e não falta nada devemos então trocar os professores ou os alunos não conseguem assimilar o que os mesmos estão lecionando eis a questão ?
    Nem Einstein consegue explicar , mas profe
    ssoras se dediquem mais e falem menos pois no final do ano estarão sendo cobradas novamente esperamos no minimo uma evolução nos numeros, queremos resultados e quem esta cobrando é o POVO que por coincidencia paga seu salario, só para lembrar os responsaveis pela EDUCAÇÃO estamos de olho.
    DEDICAÇÃO SENHORITAS se acham que se dediquem demais saiam pois nossas crianças não tem CULPA

    ResponderExcluir
  21. Engraçado né os Professores são os que mais reclamam do salário, e agora (algumas) estão dizendo o contrário, e fica um alerta estamos de olho no concurso de professores,já tem banca de aposta em pelo menos dois nomes.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!