domingo, 7 de fevereiro de 2010

O que nossos alunos estão aprendendo ?

O que nossos alunos estão aprendendo ao longo de sua história educacional?  Estão aprendendo matemática, física, química, biologia, mas não estão aprendendo a viver, a proteger suas emocões e a desenvolver a arte de pensar. A  educação precisa passar por uma revolução. Os professores deveriam ser treinados e equipados para  poder atuar no campo da prevenção e da qualidade de vida dos alunos. Deveriam ser mais bem remunerados para ter uma vida digna e menos estafante. Educar é uma das tarefas mais prazerosas, mas também é uma das mais desgastante da inteligência. A auto estima é o maior aliado de uma pessoa e de um professor.
A vida humana não suporta ser aprisionada. A liberdade é um embrião que habita na alma humana e não pode morrer.  Cristo o mestre na escola da vida nunca desistia da vida nem das pessoas e sempre colocou o amor a Deus e ao próximo como a base de tudo.

Do livro :   Superando o cárcere da emoção de Augusto Cury, autor sugerido por Paulo Franchesquini, Analândense e professor da Unesp de Jaboticabal.

 " A educação é a unica forma de melhorar a vida das pessoas".

5 comentários:

  1. Eu tenho a convicção de que o Brasil, por ser um país pobre,emergente segundo alguns otimistas, deveria repensar radicalmente seu sistema educacional. Por ser um país, cuja a população se encontra abaixo da linha de pobreza, e ái vai um chute apesar dos número das estatísticas mostrarem um indice maior, tenho certeza que mais de 50% da população se encontra em situação de miserabilidade, mesmo se contarmos com a bolsa "esmola", ops, família que seu Lula diz que inventou.
    Por isto eu digo a nossa educação básica deveria começar por ensinar a criança a sobreviver, a plantar e colher alimentos para primeiro sobreviver melhor, depois então é que viria a educação escolar propriamente dita. Mas como fazer isso com o nível de educadores que temos, que com sua onipotência acham que o ensino tem de ser universal. Olha, não estou dizendo que esta experiência deva ser feita com todos, por ex. crianças que já tem uma qualidade de vida, lógicamente estão excluidas disto, mas na sua grande maioria precisariam primeiro a aprender viver bem. Mas a prepotência das elites, não permite acreditar na existência de crianças com fome nas escolas, e crianças com fome são presas fácil da eterna ignorâcia no seu viver.

    ResponderExcluir
  2. SE a pessoa que comanda o municipio não tem capacidade intelectual de enxergar o futuro e saber que o municipio não é sua propriedade o que devemos esperar deste sistema educacional

    ResponderExcluir
  3. Tenho filhos na escola, acho o metodo de ensino,proposto ,pela admistração que a compete, "independente de politica",bastante razoavel.Penso tambem que os professores,que tenham realmente afinco com a profissaão ,estão sempre se adequando e se especializando,pelo menos, é o q tenho percebido junto ao acompanhamento de meus filhos e minha participação nas escolas .Não creio que professores e educadores,sejam responsaveis em oferecer uma educação ,voltada a qualidade de vida.Isso é ,"na minha opinião" obrigação dos pais ,é tudo uma questão de educação familiar,é claro, que as oportunidades da maioria da população, sejam limitada e muitas vezes desrespeitadas pelos proprios pais ou familiares.ex: compram uma pinga,mas ñ compram um lapis de escrever.Tenho certeza que pessoas sem condições de suprir nescessidades basicas ,devam recorer ,a administração do ensino,ou mesmo da administração publica, e solicitar uma assistencia,que com certeza será atendida.
    È muito mais facil criticar, do que arregaças as mangas e trabalhar por um bem comum.
    lembrem que a UNIÂO FAZ A FORÇA.
    Júlio César Fontes

    ResponderExcluir
  4. eu não estudo mais,mas tenho irmaos na escola,que atualmente esta uma bagunça,(a dizer que nao tenho partido,mas quero analandia a prosperar)os professores contratados nao vao as aulas e os substitutos nao dao materia,e ja faz mais de dois meses que as aulas começaram,esse atraso na materia vai prejudicar os alunos e nao os professores,pois eles ja estudaram.Sem falar de alguns professores que expoe seus pensamentos preconceituosos dentro da sala de aula ferindo alguns alunos,isso e intoleravel dentro de uma escola,mas eu espero que isso mude logo pra que os jovens de analandia tenham um futuro digno e sem preconceito seja por raça,credo ou opçao sexual

    ResponderExcluir
  5. todos sao bons para falar vamos trabalhar

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!