domingo, 18 de abril de 2010

Farra de fraudes no interior


 
Maurílio Arruda e Warmilon Braga, prefeitos de Januária (PTC) e Pirapora (DEM)


Prefeitos de Januária e Pirapora entre os 219 investigados pelo MP por desvio de dinheiro em licitações. Lista de irregularidades inclui ainda empresas fantasmas, uso de notas frias e de laranjas nas concorrências.
Ezequiel Fagundes

Pouco mais de um ano depois de tomarem posse, 219 prefeitos de Minas já entraram na mira do Ministério Público Estadual (MPE) suspeitos de terem desviado dinheiro público por meio de licitações forjadas. O pente-fino nas licitações levou a Promotoria de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais a instaurar uma série de ações penais para investigar 276 contratos supostamente direcionados. A investigação, conduzida pelo procurador de Justiça Elias Paulo Cordeiro apura até o eventual recebimento de propina por parte dos prefeitos. Como existem casos de mais de uma investigação por prefeitura, a devassa do MPE atinge 219 municípios, perfazendo praticamente um quarto do total das cidades do Estado.

Chama atenção a variedade de exemplos de irregularidades cometidas para justificar o dispêndio de verbas públicas das prefeituras. O rol de fraudes inclui indícios de notas frias, gastos sem comprovação, empresas fantasmas, pagamento de contratos por serviços não realizados até o uso de laranjas e testas de ferro na composição societária de firmas contratadas pelo poder público. De acordo com o MP, o suposto esquema de fraudes em licitações não gera prejuízo somente em uma área específica. As irregularidades ocorrem nas secretarias de saúde, transporte e educação com o consentimento da comissão de licitações, autarquia diretamente ligada aos prefeitos.

Para sustentar a série de ações penais, o MP utiliza como base os artigos 89 e 90 da Lei 8.666, mais conhecida como Lei de Licitações, promulgada em 1993 pelo ex-presidente Itamar ranço. Juntando os artigos, as penas dos prefeitos em caso de condenação podem chegar até nove anos de prisão, além do pagamento de multa fixada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Pela legislação, existem sete modalidades de licitação pública. O método mais eficaz para combater fraudes, segundo o MP, é o chamado pregão eletrônico, modalidade que boa parte das prefeituras ainda teima em não adotar oficialmente como padrão.

FANTASMAS- Os municípios de menor capacidade econômica, geralmente administrados de forma amadora, acabam virando alvo preferencial dos fraudadores de licitações. É o que ocorre, por exemplo, em Santa Rita de Jacutinga, cidade com menos de 6 mil habitantes, localizada na Zona da Mata Mineira, a 355 quilômetros da capital. Lá, o prefeito Vicente de Paula Vieira (PSDB) e mais seis servidores municipais já foram denunciados à Justiça por suposta fraude em licitação. Na ação penal, o prefeito tucano e seus subordinados são acusados de terem desviado recursos de verbas que deveriam ter sido usadas para comprar marmitex e blocos de concreto para a cidade. Pela denúncia, o grupo teria constituído empresas fantasmas, criadas com documentos falsificados para fraudar a licitação pública na modalidade carta-convite conforme laudo feito por auditores da Receita Estadual. Procurado pela reportagem, Vieira informou que ainda não foi comunicado oficialmente da denúncia e que só vai se pronunciar sobre as acusações após consultar o corpo técnico e jurídico da prefeitura.

Em Pirapora, no Norte de Minas, estão em curso duas investigações contra o prefeito da cidade, Warmilon Fonseca Braga (DEM), que também é alvo do Ministério Público Federal (MPE) por suposto enriquecimento ilícito. Braga é suspeito de participar em “possível esquema de venda de notas frias e licitações fraudulentas” em conluio com uma empresa prestadora de serviços. O democrata é acusado ainda de “fraudes em licitações para a aquisição de medicamentos” para a cidade. Também no Norte do Estado, o atual prefeito de Januária, Maurílio Neris de Andrade Arruda (PTC), é investigado por ter feito contrato sem licitação para comprar “gêneros alimentícios” e contratado empresa particular para promover o carnaval da cidade no ano passado.

Na cidade de Itaúna, na região Central de Minas, o prefeito Eugenio Pinto (PT) está na berlinda acusado de ter celebrado dois contratos sem licitação. Segundo o MP, um dos contratos foi feito com inexigibilidade de licitação para contratar um show de uma banda de axé. A outra suposta irregularidade teria ocorrido na contratação de empresas de limpeza urbana. Procurado, o petista não foi localizado ontem para comentar o episódio.

Fonte: Estado de Minas

2 comentários:

  1. Em Analandia o Governador do Estado Zé Serra, sim o mesmo que quer ser presidente do Brasil, não faz absolutamente nada contra seus "protegidos" e por isso que Analandia continua recebendo verbas, veiculos etccc. sem nenhuma auditoria.

    ResponderExcluir
  2. A farra das licitaçoes sao comum em santa rita de jacutiga
    se voçe procurar na comarca de ria preto a quantidade de acoes voce vai ficar absmado

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!