terça-feira, 6 de abril de 2010

Olho Vivo no Dinheiro Público

Vamos ficar de olho!!!
Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais são:

1 - Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

2. Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.

3. Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4. Parentes e amigos empregados:Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

5. Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

6. Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos.

É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

7. Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos. Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.

Vamos lá cidadãos!

Fonte: AMAC Amigos Associados de Corumbaíba

3 comentários:

  1. Na matéria foram apresentados 7 itens. Poderiamos anexar nas falcatruas praticadas aqui em Analandia, sem muito esforço, pelo menos mais 7.000 itens.
    Todos já sabem, todos já viram
    Mas a grana que "constrói e destróe coisas belas"
    aqui em Analandia corrompe.
    Não há nenhuma dúvida que a maior festa do colarinho branco, é realizada com o dinheiro destinado a:
    - Estancia Climática de Analândia;
    - As cidades com menos de 10.000 habitantes;
    - As verbas estaduais destinadas a todas as secretarias do município.

    Para acabar com esta sacanagem é preciso romper o cordão umbilical que alimenta todos os porcos colarinho branco.

    CORAGEM ANALANDIA
    PARA QUE TER MEDO DA INDEPÊNCIA
    JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE ESTE DINHEIRO NÃO CHEGA ATÉ NÓS MESMOS.
    PORQUE TEMER ESSA SITUAÇÃO
    jÁ FAZ MUITO TEMPO QUE O TURISMO NA NOSSA CIDADE VEM DIMINUINDO POR CAUSA DESSA SITUAÇÃO

    CORAGEM ANALANDIA

    ResponderExcluir
  2. Caros Cidadãos Analândenses, será que algum desses sinais apresentados na postagem acima se enquadra com a situação vivida em Analândia?
    Você que conhece nossa cidade e a vida dos administradores atuais e dos EX. conseguiria identificar alguma semelhança com os comentados acima.Prestem atenção.
    Vamos ficar de olhos bem abertos.

    ResponderExcluir
  3. TODOS, TODOS os itens citados se encaixam na atual situação vivida aqui em Analândia.
    Muito triste!
    Analândia é um pedacinho do céu e não seria preciso praticar essas más atitudes.
    Tem espaço para todos.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!