segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conselho municipal do Turismo - Contur ou Comunitur

O turismo é sem dúvida uma alternativa de renda para Analândia, precisamos sim trabalhar este mercado e corrigir os pontos falhos que impedem o desenvolvimento deste setor em nossa cidade. Precisamos então de discutir com pessoas especializadas em turismo, e nada melhor que ouvirmos o conselho de uma turismóloga, veja e vamos por em prática.

 * Pessoal, primeiro vou me apresentar, Camila Assoni, TURISMÓLOGA, formada pela Universidade Central Paulista de São Carlos/SP. Estou aqui porque quero contribuir para melhorar o turismo da cidade. Antes de tudo, só queria enfatizar que minha escolha por esta profissão deve-se pelo amor que tenho por Analândia e por acreditar no grande potencial turístico da mesma.


Já que descobrimos que a cidade não possui um Secretário de Turismo (que seria o primordial) existem pessoas que representam o setor na prefeitura e devemos a elas levar nossas duvidas, sugestões, indagações...

Apesar de parecer um clichê e com razão, o caminho para a melhoria e consequente resultado é a formação de um Conselho Municipal de Turismo ou CONTUR, COMUNITUR, como queiram. É o principal ingrediente da receita do bolo, que se faltar desanda tudo. Acredito que para muitos este assunto já se tornou muito maçante e sem resultados precisos. Em 2002 ou 2003, não me lembro, o Secretario de Turismo de Analândia ou a pessoa que respondia pelo setor era Alexandre Oliva e eu tive a oportunidade de estagiar com ele. Nesta época foram inúmeras as tentativas de colocar em funcionamento o CONTUR, foram muitas reuniões que não produziam e nem acrescentavam nada, apenas contribuíram para um desgaste e incredulidade por parte do trade turístico (donos de hotéis, pousadas, restaurantes, agencias, atrativos, comercio, etc). Mas a "coisa" pode e deve ser diferente. A maneira com que se conduziu o conselho na época, foi equivocada, não conseguindo atingir seu objetivo, mas podemos tentar outra vez e quantas vezes forem necessárias. Para finalizar peço que o pessoal ligado direto e indiretamente ao setor turístico (porque o CONTUR se faz com a presença de representantes de vários setores do município) acredite e faça valer a pena seus direitos.

Vamos lutar para ativação do Conselho e para uma maior participação da sociedade no turismo de Analândia.

Minha vontade de ajudar é enorme, estou aberta para qualquer duvida, questionamento, sugestão, critica. VAMOS CONSTRUIR UM NOVO TURISMO....

Obrigado Camila, é de pessoas com disposição e capacidade que Analândia precisa, a equipe do blog Unidos por Analândia ,  apoia sua iniciativa e está a disposição para ajudar , vamos por em prática sua proposta, acreditamos também que exista inúmeras pessoas aqui que possa ajudar, vamos trabalhar.

Um comentário:

  1. Camila, é sabido que o Turismo é um dos segmentos que mais emprega no mundo. Além de voce temos outros cidadãos e moradores com sua formação Universitaria que gostariam muito de dar sua contribuição para isso.Sabemos também que o Turismo requer ações constantes e envolve o meio ambiente, atendimento, saneamento basico, etc.... O Poder Público se acha impotente para alavancar o setor, e por isso deveria deixar isso para quem entende. Ainda é tempo, só falta boa vontade.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!