quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESCOLHA A SUA ATITUDE!

Gostaria primeiro de apresentar o que o dicionário Silveira Bueno diz sobre alguns termos que usarei na postagem abaixo.

DEMOCRACIA: Forma de governo na qual o PODER emana do POVO e em nome dele é constituído; SOBERANIA POPULAR; IGUALDADE.

SOBERANIA: Qualidade de soberano; poder supremo; autoridade de soberano ou príncipe; autoridade moral; propriedade de um Estado que não depende de qualquer outra potência.

SOBERANO: Que exerce o poder supremo sem restrição nem neutralização; supremo; magnífico; altivo; imperante; que exerce o poder soberano.

Segundo a Constituição Federal de 1.988, estão entre os princípios fundamentais do Estado Brasileiro, quanto a forma de organização do nosso Estado, o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO (art.º 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:), quanto ao nosso regime político, temos o princípio da SOBERANIA POPULAR (art. 1º - I – a soberania;), quanto a nossa representação política deve ser através da PARTICIPAÇÃO POPULAR DIRETA (art.º 1º Parágrafo único – Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.)

Dessa forma, foi dado ao POVO o direito a participação nas decisões políticas e administrativas do Estado. Participação popular. Será que há algum a semelhança com o que vem ocorrendo em Analândia há pouco mais de um ano???

Há anos Analândia vivia presa a um modelo de controle político e social que baseava-se no coronelismo, símbolo de autoritarismo e impunidade; conjunto de ações políticas de latifundiários (chamados de coronéis) em caráter local, regional ou federal, onde se aplica o domínio econômico e social para a manipulação eleitoral em causa própria ou de particulares. Fenômeno social e político típico da República Velha, caracterizado pelo prestígio de um chefe político e por seu poder de mando. (Wikipédia)

O povo vivia em estado de dormência latente, por comodismo, medo ou muitas vezes por interesses egoístas de oportunistas.

Há pouco mais de um ano essa situação mudou. O que vemos é um povo cansado das perseguições, das de injustiças e de assistir calado as falhas na administração pública municipal.

Pessoas fiscalizando, controlando, cobrando de seus representantes políticos (prefeito, vice-prefeito e vereadores), uma participação efetiva e legítima das suas reais funções dentro de seus cargos públicos. Mesmo que muitas vezes a DEMOCRACIA não seja seguida a risca em Analândia.

É dessa participação popular que falo, desse povo que exerce sua soberania popular para o bem coletivo. São essas pessoas que devemos apoiar e motivar cada dia mais, mesmo que o processo pareça lento, pois nos dão a esperança de uma Analândia melhor. “Um por todos e todos por um.” Sempre!!!

Não vamos desistir NUNCA!!! Façamos a nossa parte!!!

Parabéns a todos que nunca desistiram de lutar por Analândia, e é UNIDOS POR ANALÂNDIA que conseguiremos fazer de nossa cidade uma cidade melhor!!! Eu tenho orgulho de ser Analandense de coração!!! E tenho orgulho do verdadeiro povo de Analândia, que luta por seus direitos e exerce sua cidadania da melhor forma possível.

Pra finalizar, deixo uma mensagem para reflexão de um grande líder popular, Mahatma Gandhi: “Para que o mal vença, basta que os bons cruzem os braços...” Escolha a sua atitude!!!
 
Este post foi enviado por um de nossos colaboradores.
 
A equipe do Blog agradece Liana Morisco!

Um comentário:

  1. ISSO SIM SÃO SABIAS PALAVRAS UM TEXTO PERFEITO ONDE DEIXA BEM CLARO QUE O BEM SEMPRE VENCE O MAL.ANALANDIA ESTA VIVENDO UMA GRANDE DEMOCRACIA POVO CONSEGUIU SE LIBERTAR ,DIZER GRANDES VERDADES DOA A QUEM DOER SÓ FAZ BEM A ALMA E ALIVIA O CORAÇÃO .TEMPO DA DITATURA JÁ SE FOI JUNTO COM MUITOS CORONEIS QUE SÓ TIVERAM BENEFICIOS PROPRIOS .ANALANDIA PASSOU POR ISSO HOJE JA É VISTA DE UMA MANEIRA DIFERENTE O CORONEL QUE AQUI EXISTIA FOI A DECADENCIA TANTO MORAL QUANTO FISICA O CORPO JÁ NÃO ACOMPANHA A MENTE E VICE VERSA ISSO ESTA CLARO E EVIDENTE POIS SEUS PROPRIOS ATOS MOSTRAM ISSO .TALVEZ A ILUSÃO DE PENSAR QUE ESTARIA SEMPRE NO PODER AFETOU SEUS NEURONIOS DOENTES .CONCLUSÃO QUANTO MAIS ALTO MAIOR O TOMBO E O MAIS DIFICIL E TRISTE É NÃO TER NINGUEM PARA AMPARA-LO NESSA QUEDA.OBRIGADO ATÉ O PROXIMO COMENTARIO.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!