sábado, 29 de maio de 2010

Jornalista também precisa de reciclagem

O jornal Gazeta Central circulou na edição 21 a 27 de maio com matéria do repórter Paulo Melo sob o título “Presidente se embanana e complica trabalhos da Câmara”. A reportagem, de qualidade sofrível, peca contra todos os princípios do bom jornalismo: não ouviu o outro lado, emite juízo de valor sobre a competência das pessoas e, tem todas as características de matéria paga.


A matéria começa dizendo que “infelizmente, no Brasil, nem todos os vereadores que tomam posse, sabem legislar”. A constatação é verdadeira, mas não se aplica ao personagem retratado na matéria. Alguns deputados estaduais, federais e senadores também são criticados dessa forma, quando não legislam de acordo com a conveniência daquele que estão temporariamente no poder e até pagam parte da mídia para ser subserviente.

Além disso, é preciso dizer ainda que nem todos os repórteres sabem fazer bom jornalismo. A matéria em questão é caso típico.

Enveredando por seara que desconhece, o repórter diz que “certos vereadores estão precisando passar por uma reciclagem”. O gerúndio era desnecessário. Mas, do mesmo modo, alguns repórteres também precisam de reciclagem. Especialmente quando dizem que uma lei que prima pela transparência é inconstitucional.

A lei que pretendia obrigar o município a incluir no cantinho de cada publicação o valor que ela custou aos cofres públicos nunca poderia ser considerada inconstitucional, por estar de acordo com o princípio da publicidade que norteia a Administração Pública. É conversa fiada de quem tem hábito de pagar repórteres e jornais para publicar como se fosse “notícia” as chamadas “matérias pagas”.

Duvidamos que a assessoria jurídica do município tenha dito que o projeto foi vetado por apresentar vício de iniciativa. Seria uma ignorância jurídica tão grande que deveria ser estudada pela teratologia, a ciência que estuda as monstruosidades. A assessora jurídica do município não seria tão incompetente. Desafiamos quem quer que seja a apontar com quais artigos da Constituição Federal ou da Lei Orgânica a referida lei não se coadunaria.

Duvidamos ainda que a Dra. Adriana Minholo dos Santos tenha afirmado que a matéria tratada na lei é de competência exclusiva do município. A assessoria jurídica da Prefeitura de Analândia já falhou muitas vezes, mas não acredito que esse agora seria o caso. Vale citar, apenas como exemplo, que permitiu ao município cobrar durante longo período a multa de quase 10% sobre as contas de água, quando o Código de Defesa do Consumidor prevê apenas 2%. Mas essa isso é outro caso.

Cediço que votação secreta subtrai ao eleitor, na condição de representado, a possibilidade de controlar as escolhas dos representantes, facilita-o a votação aberta, sobretudo quando haja suspeita ou risco de acordos obscuros de bastidores. É o que dizem todos que defendem a transparência. Voto secreto é instituto que só se justificava no período da ditadura. Esse câncer, se ainda consta do regimento interno da Câmara de Analândia, precisa ser extirpado. O contribuinte, que é quem paga o salário dos vereadores, tem o direito de saber como eles votam: se a favor ou contra os interesses do povo.

Ainda que tivesse agido de forma contrária ao regimento interno, o presidente da Câmara Municipal de Analândia teria agido de acordo com os mais elevados interesses públicos. Deve é ser aplaudido - e muito aplaudido - por isso.

Alegar-se que quando foi empossado, prometeu cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica e que esse simples gesto estaria em desalinho com estas normas é de uma torpeza inaceitável. Os vereadores Ângelo Antônio Bueno, Luiz Fernando Carvalho, Demilson Kleiner, Luiz Carlos dos Santos e Antônio Cavalcante também fizeram o mesmo juramento. E está lá, na Constituição Federal, na Constituição Estadual e na Lei Orgânica que a principal função do Poder Legislativo é a de fiscalizar o Poder Executivo.

Mas fiscalizar que é bom eles não fazem. Ou seja, não cumprem todas aquelas normas. Ao contrário, se prestam ao papel de blindar a administração municipal de Analândia contra qualquer tentativa de fiscalização. E o que é ainda pior: aprovam prestações de contas sem examinar um documento sequer. Na verdade, praticam verdadeiro estelionato, porque recebem para fiscalizar, mas não fiscalizam. Devem gastar quase todo o pagamento com a compra de analgésicos para amenizar torcicolo, de tanto que balançam a cabeça para o Executivo. Como diria Boris Casoy, “isso é uma vergonha!”.

Diz a matéria que “certos vereadores devem procurar entendimento, antes de criarem qualquer tipo de projeto de lei ou tomar alguma decisão nos trabalhos da Câmara”. O conselho também vale para certos repórteres que nada questionam e fazem vistas grossas sobre as papelarias que vendem carne para prefeitura, políticos que exigem que certos funcionários lhes entreguem parte do salário ou que dão enormes prejuízos aos cofres públicos em razão de assédio moral contra servidores públicos.

Por fim, desafio o prefeito Luizinho Garbuio a abrir os processos licitatórios e as prestações de contas do município à população; assim como o repórter Paulo Melo e os vereadores Ângelo Antônio Bueno, Luiz Fernando Carvalho, Demilson Kleiner, Luiz Carlos dos Santos e Antônio Cavalcante a acompanharem comigo o exame da papelada. Esses documentos não resistem nem a meia hora de fiscalização.

Fábio Oliva

Jornalista Investigativo

Editor da Folha do Norte

Filiado à Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Líder Avina

Membro fundador da Asajan - Associação dos Amigos de Januária

( (38) 3083-0095, (38) 9195-7005, (38) 9943-6506

+ fhcoliva@terra.com.br

MSN: fhcoliva@hotmail.com

19 comentários:

  1. É COM ESTE BLOG, QUE CRESCE A ESPERANÇA DO POVO DE ANALANDIA, EM ACABAR COM ESTA VERGONHA. OBRIGADA FABIO OLIVA POR ABRIR OS OLHOS DE TODOS! ESTAMOS CANSADOS DE LER REPORTAGENS PAGAS.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe agora Leandro voce começa a enxergar o lado correto. Quem avisa, amigo é! Ainda é tempo de voce mudar de postura.

    ResponderExcluir
  3. Espero que depois que o Presidente da Camara ler esta materia, nao continue agindo como os vereadores citados, pq é ridiculo o papel deles.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom ler materias de verdadeiros jornalistas. Parabens Fabio Oliva e muito obrigado por estar com o povo de Analandia!!!!

    ResponderExcluir
  5. http://pminhoco.wordpress.com/29 de maio de 2010 às 11:46

    tai...mais uma xapoletada na caras dos "cagões" do poder...Clamo a população a enfiar na cara desses pulhas...a maior vergonha escrita na historia dessa cidade....A Enganação Dessa Gente em forma de Plano de governo....Enquanto nobres edis...tem a petulancia de apresentar projeto de CORRIMÃO DE DELEGACIA ....estampa nesse ato...a maior incompetencia e ingnorancia da sua principal função... Pagar R$1.800,00 para esse empregadinho mixo da população é realmente um desperdicio inqualificavel...

    ResponderExcluir
  6. Fabio Oliva,voce só vem engrandecer essa luta!Que eles aceitem o desafio e abram as contas então!

    ResponderExcluir
  7. SR Leandro

    Homen de fé de boa indole que sabe todas as maracutais do nosso Prefeito e de seu acessor tenha pulso firme pois todos nós ja imaginamos que o senhor esta cansado de receber ameaças desta gangue se posicione

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Caro Amigo Fabio Oliva,

    Desde a primeira vez que conversamos por 15 minutos em frente minha casa no ano passado quando o Senhor veio para Analândia em uma das reuniões de capacitação da Ong AMASA, onde estive também presente, notei claramente as veracidades e competência de suas palavras, onde ficou cravado em minha “memória” quando Senhor disse que chegaria um momento na situação política de Analândia que os Vereadores teriam em escolher trabalhar corretamente para os anseios do povo e não para o Prefeito e seus Assessores.
    Isso fica comprovado que devemos verdadeiramente trabalhar em beneficio e legislar para todos, não como é claramente feito aqui em Analândia onde poder Executivo trabalha em seu próprio beneficio e ou para um grupo de pessoas, com apoio de alguns vereadores que estão sendo coniventes com erros, que temos a obrigação de fiscalizar e cobrar maior responsabilidade e empenho do Poder Executivo com população desta Cidade, em certos momentos como ocorreu e foi muito bem elucidado pelo Senhor, vemos que este Poder ineficiente e omisso tenta obviamente como sempre fez por anos aqui, barrar os trabalhos da Nobre Casa Legislativa, de forma a difamar e tentar jogar as pessoas menos esclarecidas contra os Vereadores e a Ong AMASA que muito vem contribuindo para os trabalhos e a fiscalização deste Poder Executivo que trabalha para ele mesmo e algumas pessoas, que são comprados e até mesmo ameaçados, alias ameaças que também venho sofrendo, mas tenho ORADO A DEUS EM NOME DO SENHOR JESUS, que esta situação que encontramos terá um fim, talvez se não for pelos nossos próprios esforços que seja pelo SENHOR.

    AGRADEÇO APOIO DA ONG AMASA E DE FABIO OLIVA, ABRAÇO A TODOS,

    LEANDRO EDUARDO SANTARPIO
    PRESIDENTE DA CÂMARA DE ANALÂNDIA-SP

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Fábio, em tudo, e cabe lembrar que os mesmos vereadores que permitiram a votação em aberto, pediram para ser secreto,com a desculpa esfarrapada de cumprir a lei, a mesma lei que descumprem a cada momento . O vereador caqui votou contra o veto e depois não foi homem suficiente para manter seu voto, mostrando a falta de competência que tem e o que tudo indica a desonestidade de esconde.

    ResponderExcluir
  10. AGORA SIM SAIU UMA MATERIA DIGNA DE SER ESCRITA EM UM JORNAL INFELISMENTE O JORNALECO GAZETA NÃO MERECE NOSSO RESPEITO POIS SABEMOS QUE A MATERIA FOI SIMPLESMENTE DITADA O JORNALISTA SEQUER SABIA QUE ESTAVA ESCREVENDO UM JORNAL SEM COMPETENCIA PARA FAZER SUA PROPRIAS MATERIAS A RECICLAGEM ESTA VALENDO PARA VOCE TAMBEM JORNALISTA ALIAS PARA TODOS INTEGRANTES DESSE JORNAL ,ANALANDIA PRECISA SER DIVULGADA É NAS TRAPAÇAS NA POUCA VERGONHA NA CORRUPÇÃO NA ROUBALHEIRA DE DINHEIRO PUBLICO DINHEIRO ESSE USADO PARA PAGAR A VOCES PARA ESCREVEREM O QUE LHES É MANDADO SE FOREM UM JORNAL DE CONFIANÇA VENHAM ATÉ UM INTEGRANTE DA ONG E FAÇAM UMA MATERIA DE VERDADE COLOQUEM O QUE ACONTECE AQUI MAS SEM QUERER RECEBER POIS A ONG É UMA ENTIDADE DE RESPEITO .FAZER MATERIAS FAJUTAS É FACIL ESCREVER VERDADES É QUE É DIFICIL AINDA MAIS QUANDO ESTAMOS SOBRE PRESSÃO DE BANDIDOS É JORNALISTA PERDEU A CHANCE DE FICAR QUIETINHO AQUI O POVO NÃO PERDOA ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU.

    ResponderExcluir
  11. Vereador Rodrigo Balerini29 de maio de 2010 às 22:13

    Fábio, 30 minutos será muito. Basta relembrar o caso da Av. 08, em que o Ver. Nando e O Sr. Beto Perin, tentavam nos convencer de que as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas, não passavam de meros erros formais. Afirmavam que se tratava de perseguição política, e usavam esse argumento para pressionar os Vereadores a votarem contra um requerimento meu, que pedia esclarecimentos sobre a obra. Nem preciso dizer que a estratégia deu certo e o requerimento foi rejeitado. Porém obtivemos esta documentação com ajuda da Amasa, e o que pude ver foi uma terrível demonstração de desvio de dinheiro público. O que alguns chamam de erros formais eu conheço como ROUBO, LADROAGEM, SURRUPIO... 14 bueiros, onde deveria ter mais de 40, palmeiras de 5 metros a 200 reais cada, mais que hoje, dois anos depois, ainda não tem nem 4 metros de altura e podem facilmente ser encontradas a 50 reais, asfalto que deveria ter sido refeito e não recapeado, galerias de águas pluviais (bom se não tem bueiros não precisa de galerias! Pelo menos nisso eles foram coerentes.)
    Não há como se calar diante de tanta sujeira. Se fosse uma administração séria não se incomodariam em prestar contas a sociedade e a Câmara.
    É realmente uma pena que o PL que tratava da obrigatoriedade da menção dos custos das propagandas oficiais não teve o veto derrubado, porque essa matéria estaria digna de se mencionar o valor pago por ela no rodapé. O jornal poderia, ao menos, enviar um jornalista para assistir a seção antes de escrever tamanha barbaridade.
    O falta de ética é um problema que assola quase todos os níveis da sociedade, e o jornalismo, assim como a política, não está de fora.
    Já dizia a Senadora Heloisa Helena, que a ética na política é composta de vergonha na cara e amor no coração.

    ResponderExcluir
  12. alguem que só deseja o bem de Leandro29 de maio de 2010 às 22:20

    Estimado Presidente da Camara Leandro :
    "SE DEUS É POR NÓS ,QUEM SERÁ CONTRA NÓS?"
    Continue confiante Leandro, você há de vencer todos estes obstáculos, Deus certamente suprirá todas as suas necessidades. Continue este homem de Fé, e que Deus continue se agradando de você que inicia e termina uma sessão em nome de DEUS.Seja um verdadeiro Cristão.Faça a sua parte.

    ResponderExcluir
  13. José Maria Pierobon Junior - Ju Maria30 de maio de 2010 às 01:57

    Estou confiante que Deus está libertando nossa cidade das pestes bubosas que se instalaram por aqui. Pois ja temos sinais claros. Achamos que quando fomos roubados na eleição teriamos somente dois soldados para lutar pelo bem da população Analandense. No decorrer dos trabalhos do legislativo, podemos perceber que esse numero de soldados inteligentes aumentaram. ME refiro ao Leandro e ao Nalin.
    Sei que não é facil lutar contra essa peste, mas o mais importante, não é esperar recompensa humana e sim a recompensa DIVINA "Buscai primeiro o REINO DE DEUS, e depois tudo vos será acrescentado.

    Peço a esses que continue priorizando seus trabalhos em defesa do povo.

    Não consigo imaginar como consegue dormir os vereadores citados pelo jornalista Fabio Oliva. Nem vergonha na cara tem, pois nem olhar para o povo conseguem.

    Em uma passagem que Jesus nos ensinou,fala: Não subimos o mais alto dos céus enquanto não pagarmos até o ultimo setil.
    Que seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu.

    ResponderExcluir
  14. ... parabéns Leandro, agora vc tá mostrando que é um homem honesto, e que junto com os vereadores de bem e com o povo, conseguiremos vencer o mal!!!
    esperamos que vc continue assim!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Presidente Leandro! Sabia que não nos decepcionaria. Não esperamos nada além do que nos é de direito, e temos direito de ter uma Câmara comprometida com a verdade, com a população e seus interesses, com a transparência dos atos é gastos públicos. Sei que sua posição é complicada, más isso engrandece ainda mais seus grito de liberdade. Força e Fé nesta caminhada, más lembre-se que agora suas palavras precisam ser sacramentadas com atos e toda a população estará de olhos atentos nestes atos. Não dá mais pra falar sem agir! Estaremos ainda mais de olho na sua conduta daqui pra frente.
    Não se preocupe com os demais Vereadores, porque assim como você está se libertando deste governo sujo, aqueles que quiserem o bem de Analândia também se libertarão. E aqueles que acreditam na impunidade, esses tenho muita pena, pois infelizmente aprenderão os direitos e principalmente os deveres de um homem público da pior maneira. Una-se àqueles que realmente trabalham por nossa cidade, pois seu trabalho será muito importante para nossa querida Estância.

    ResponderExcluir
  16. Parbéns ao sr. Fábio Oliva pelo brilhante texto, que de forma pedagógica mostra quanto é perigoso uma midia que publica, "releases" pagos sem um mínimo de critério. Isto ele fala ao analisar a matéria recente publicada com certeza, a mando do Zé-ex-em-exercício-Perim, pois o prefeito legal Luizinho não teria cabeça para tal, na "Gazeta de Região".
    `Parabéns também ao senhor Leandro Santarpio que reconheceu no texto recado dado, e o aceitou de bom grado e sabendo desde já que terá de escolher o lado que vai estar a partir de então e sabendo que irá receber pressões política e pessoais.
    Infelizmente moramos, numa cidade onde a corrupção política grassa por culpa do poder executivo,na mão de uma família que vicia através de concessões e pressões hoje inócuas já que esta tchurma conhecida como a turma do Zé já está no fim de carreira uma vez que a população local já não aguenta mais e como se diz O POVO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO"

    ResponderExcluir
  17. Muito bem Leandro.Eu tinha plena certeza que você saberia de que lado ficar.O meu voto não foi seu mais sempre tive certeza de que você faria a diferença nesta palhaçada toda, o povo de Analândia estará do seu lado daqui pra frente, esperando que tudo de certo pra você e para os vereadores que valem a pena (Balerine Nalin e Adriano) e pra todos nós, tenha coragem amigo...E que assim eu você e todas as pessoas de bem possam criar nossos filhos numa cidade boa onde todos sejam amigos e respeitados independente de nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  18. Leandro pensa bem,acima de nós apenas DEUS!

    ResponderExcluir
  19. Sabemos que devera ser candidato algum cargo e que ta desde já,a fazendo sua campanha.Mas penso que no momento esta do lado dos que AMA Analandia AH e temos a AMASA não vai ser mais a farra que ja foi. AME SUA CIDADE E SEU POVO.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!