sábado, 9 de outubro de 2010

O mau cheiro de Analândia é o mesmo do Rio Tiete

                                 Rio  Tiete o Rio mais poluido do Brasil

A decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana dá origem a um gás com cheiro de ovo podre: o gás Sulfídrico (H2S), também chamado de Sulfeto de Hidrogênio. Os efeitos desse gás em nosso organismo são perigosos, ele afeta as mucosas respiratória e ocular provocando fortes irritações e compromete a saúde do indivíduo que tem contato com o gás. O gás sulfídrico só é formado na ausência de oxigênio, e pode ser encontrado em rios poluídos, estação de tratamento de esgoto, é resultante de processos de biodegradação.


Um teste bem prático pode ser aplicado com o intuito de detectar os níveis de gás Sulfídrico em um determinado ambiente poluído. A Ong Consciec Ambiental formulou um Kit composto por papel filtro e solução aquosa de acetato de chumbo. O teste é bem simples: é só mergulhar o papel filtro na solução de acetato de chumbo, de forma que fique bem umedecido. Expor este papel nas proximidades da região a ser analisada: se o papel tiver mudado da cor branca para uma cor escura (preta), pode-se dizer que o ambiente analisado está poluído por gás Sulfídrico.

Esse mesmo teste foi aplicado no Rio Tietê em São Paulo, e em apenas uma noite foi comprovado o alto teor de gás Sulfídrico, devido a coloração do papel ter passado de branca para preta, ou seja, o Rio Tietê prolifera gás Sulfídrico em grande quantidade.

A reação química presente no teste é a seguinte:

Pb (H3CCOO)2 (aq) + H2S (g) → PbS + 2 H3CCOOH (aq)

Observe a formação de Sulfeto de Chumbo na reação, a formação desse sal insolúvel é responsável pela mudança de cor no papel.

Os moradores de Analândia não estão suportando mais o mau cheiro provocado pela Prefeitura de analândia que construiu um merdeiro ao lado da cidade, queremos solução urgente.

3 comentários:

  1. O fato da ETE(estação de tratamento de esgoto) ter sido construida ao lado da cidade e em um ponto no alto na minha opinião se deve ao fato do beto perim querer aparecer em tudo, pois ele acha que é dono da cidade e na sua insanidade mental construiu a famigerada ETE no ponto memos indicado, pois ninguem em sã consiencia construiria uma ETE tão próxima à cidade e muito menos em um ponto elevado, obrigando com isso o bombeamento dos esgotas através de bombas, só se justifica o bombeamento de esgoto em locais de relevo muito plano, sem opção de desnivel, não é o caso de Analandia, pois aqui temos desnivel suficiente para levar os esgotos até um ponto distante da cidade e com isso evitar bombeamento, o qual tem apresentado problemas constantes e a distancia da cidade eliminaria o cheiro desagradavel.
    A falta de planejamento e o pouco caso com o CIDADÃO levou esta obra a ser construida da forma menos indicada e no local tambem menos indicado deixando para nós, CIDADÃOS, esse abacaxi para ser descascado.

    ResponderExcluir
  2. A coisa esta ficando séria, mais séria do que muitos estão pensando, vai feder, já está.

    O caso é que não vai sair barato para os que se dizem agentes públicos, mas que na verdade são enganadores e estão causando enorme prejuizo a cidade.

    Recomendamos ao prefeito que tente resolver este problema o mais rápido possível, pois a cabeça que vai rolar é a dele, não a do assessor.

    ResponderExcluir
  3. Bosteiro ao lado da cidade, é uma piada de mau gosto, o prefeito deveria fazer uma casa ao lado e levar a familia dele para morar, o que acham ? Deveria levar o assessor junto, ele é tão competente.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!