sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Escolinha da Serra - Analândia - SP


Foto da Escola da Serra na Fazenda dos Bertoli

Esta escola tem muita História, será ótimo resgatá-la, na foto não é possível ver uma parte que já foi demolida, que é justamente na continuidade da que ficou e era do mesmo tamanho..... Ali também existe um poço. 

 Esta escola chamava-se ou chama ainda  ALBERTO CRESTANA e todos os moradores antigos do alto da serra estudaram nela.

 A Prof. Terezinha (esposa do Sr. César Chiari) lecionou lá por muitos anos. 

 Estudaram lá os familiares dos Garbuio, Chiari, Santarpio, Stroze, Vani, Perin, Sandre, etc.

Quem tiver mais informações por favor nos ajude a resgatar.

 A Equipe do Blog Unidos por Analândia agradece.

8 comentários:

  1. Realmente foram tempos "magníficos", estudei na Escolinha Rural do "Córrego Seco" até 4º série, pois este nome que está no meu histórico escolar.
    Tempos que os alunos respeitavam os Professores como se fossem os seus pais, tive a oportunidade de ser educado pelas Professoras: Prof. Terezinha Chiari, Prof. Rute Rocha, Ivete Vivaldini, Bel Vivaldini, entre outras.
    Aprendi com essas Professoras não só a alfabetização, mas principalmente a dignidade e honestidade.
    Muitas saudades dessa época, precisamos resgatar e valorizar este local que hoje está em domínio do Poder Executivo ?

    ResponderExcluir
  2. VIZINHO DA PROPRIEDADE20 de agosto de 2010 13:39

    A escolinha RURAL CÓRREGO SECO, É MAIS DAS PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS,POR MERA COVARDIA O EX.PREFEITO ,TOMOU POSSE ,COM DESCULPA DE CONSTRUIR UM LOCAL DE ENCONTROS DE SITIANTES...SABE QUANDO ...NUNCA..NUNCA...ELE FALOU VÁRIAS VEZES EM MINHA PROPRIEDADE..

    ResponderExcluir
  3. será que alguns dos cinco porquinhos fujões estudaram nessa escola?

    ResponderExcluir
  4. UMA DAS PROFESSORAS DO "CORREGO SECO"20 de agosto de 2010 19:28

    OLHEM A FOTO...QUE LUGAR MÁGICO...
    ESTE PRÉDIO ESCOLAR ERA MESMO FANTÁSTICO.
    FUI PROFESSORA NESTA ESCOLA POR MUITOS ANOS.
    ME RECORDO DE MUITAS CRIANÇAS QUE POR LÁ PASSARAM COM MUITA, MAS MUITA SAUDADE.
    ERA UM PRÉDIO SUFICIENTE PARA 4 SALAS DE AULA, MAS TRABALHÁVAMOS SEMPRE EM DUAS,ENTÃO HAVIA UMA SALA COM OS PRIMEIROS ANOS E A OUTRA COM TERCEIRO E QUARTO ANO.
    ESTE PRÉDIO TINHA UM CERTO MISTÉRIO PARA MIM E TAMBÉM PARA AS CRIANÇAS,POIS COMO FICAVA PERTO DE UMA MATA VIRGEM MUITOS MORCEGOS IAM LÁ,E ME RECORDO QUE TÍNHAMOS MEDO,OU MELHOR ...EU TINHA MEDO.
    HAVIA TAMBÉM UMA COZINHA COM FOGÃO DE LENHA,PIA, E UMA PEQUENA BANCADA. CHEGÁVAMOS COM A MERENDA (UM ENORME LATÃO),UM SACO COM PÃES;ACENDIAMOS O FOGO PARA QUE A MERENDA FOSSE SERVIDA QUENTINHA.
    OS PRATOS E TALHERES ERAM LAVADOS TODOS OS DIAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS QUE TAMBÉM SE INCUMBIAM DE SUBIR NUMA ENORME TAMPA DE CIMENTO QUE HAVIA SOBRE O POÇO E BOMBEAR AGUA PARA O BANHEIRO , PARA LAVAR AS LOUÇAS E TAMBÉM PARA BEBER.
    LÁ FAZIA FRIO QUASE QUE O ANO TODO, PARECIA UMA MINI SUIÇA. NOS MESES DE JUNHO E JULHO O FRIO ERA DE LASCAR,BLUSAS E MAIS BLUSAS E NADA DE ESQUENTAR A NÃO SER NA HORA DO INTERVALO EM QUE FICÁVAMOS AO REDOR DO FOGÃO(CLARO QUE NÃO ACOMODAVA A TODOS).
    CONTÁVAMOS COM O AUXÍLIO DO CASAL,QUE LÁ MORAVA, LUIZ CARLOS E IVONE,QUE TINHAM MUITO CARINHO COM A ESCOLA E MUITO AJUDAVAM NA MANUTENÇÃO DO PRÉDIO,BALDEANDO ÁGUA TODAS AS VEZES EM QUE A BOMBA NÃO FUNCIONAVA...FAZENDO A LIMPEZA AO REDOR DO PRÉDIO,TRANSPORTANDO OS ALUNOS...
    NAS LATERAIS DO PRÉDIO HAVIA UMA FILEIRA DE PINHEIROS BEM CRESCIDOS,O QUE EU ACREDITO QUE DEIXAVA O LUGAR MAIS FRIO AINDA...MAS NÃO PENSEM QUE ERA SOFRIMENTO PARA MIM IR TODOS OS DIAS A ESTE LUGAR.ERA MUITO BOM IR PARA LÁ,POIS SABIA QUE LÁ NOS ESPERAVAM CRIANÇAS ESPERTAS,CARINHOSAS,ATENCIOSAS... E SOBRETUDO AGRADECIDAS.
    PELO QUE ME RECORDO E QUE OUVI ALGUMAS PESSOAS CONTAREM É QUE AQUELA ESCOLA DEVERIA TER SIDO UMA ESCOLA AGRÍCOLA,O QUE NA PRÁTICA ACHO QUE NUNCA ACONTECEU.
    POIS É LEANDRO , ME RECORDE BEM DO TEMPO EM QUE VOCÊ FOI MEU ALUNO.ERA UM GAROTO TRANQUILO,GENTIL,PRESTATIVO...E SEMPRE ATENTO AOS SEUS DEVERES COMO ALUNO. SAUDADES MESMO!LEMBRA-SE DAS FESTINHAS QUE FAZÍAMOS NAS DATAS COMEMORATIVAS? COMO ERA BOM ESSE TEMPO!!!
    PUXA , ACHO QUE ESCREVI DEMAIS...ME DESCULPEM,MAS TEMPOS BONS NÃO SAEM DA NOSSA MEMÓRIA.

    ResponderExcluir
  5. Olha a escola foi demolida parcialmente, isso pode ? Sendo patrimonio público não poderia.

    ResponderExcluir
  6. E POR ACASO AQUI NESSA ADMINISTRAÇÃO TEM ALGUEM QUE RESPEITA PATRIMONIO PUBLICO????O QUE ELES RESPEITAM É SOMENTE O PROPRIO PATRIMONIO QUE É A CONTA BANCARIA DELES KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. segundo a mensagem:

    "UMA DAS PROFESSORAS DO "CORREGO SECO" disse..."

    fica evidente que o dinheiro é apenas dinheiro
    e que a vida é totalmente diferente da busca
    pelo dinheiro. O que marca nossas vidas não é a capacidade de armazenar dinheiro, o que marca nossas vidas é a nossa capacidade de construir junto com os outros histórias que são valorizadas e sentidas por todos.

    A vida pode ser bem mais simples do que o poder, o dinheiro, a cobiça, a falsidade

    A vida pode ser uma escola de 4 paredes, bons amigos, um fogão de lenha e muitos dias frios para ficarmos todos juntos.

    Parabéns a você "uma das professoras"

    ResponderExcluir
  8. celso roberto Bertoli24 de setembro de 2010 22:16

    Boa Noite.
    Sou de Santos, onde moro e meus pais e avós sempre moraram em Analândia. A escola que vcs publicaram a foto era da fazenda do meu avô Ernesto Bertoli. O Luiz Carlos e a Ivone citadas pela professora são meus primos, alías, o Luiz Carlos é filho do saudoso Cirio. Eu sou filho do Hélvio. Fiquei emocionado ao ver a foto. Não vou a Analândia desde 1987. perdi contato com todos os meus familiares. Estou usando o seu blog no sentido de conseguir contato com eles, no caso, o Luiz Carlos Bertoli, o João Carlos Marchezelli, a tia Diva e César Marchezelli. Se tiver notícias meu e-mail: celsobertoli@ig.com.br Obrigado. Sou leitor do seu blog. Parabésm. Também sou jornalista em Santos e editor de uma revista sobre Saúde.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!