quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EPTV - Polícia prende um dos suspeitos de matar vereador há 18 dias

Com ele, polícia apreendeu armas descritas por víuva da vítima

27/10/2010 - 18:43

EPTV

A polícia de Rio Claro prendeu um dos homens suspeitos de ter assassinado o vereador Evaldo José Nalim, há 18 dias em Analândia, região Central do Estado de São Paulo.

O homem de 26 anos, cuja identidade não foi divulgada, está preso em Itirapina por porte ilegal de arma. Com ele, a polícia encontrou dois revólveres calibre 38 cano longo, sendo um cromado. As características são, segundo a polícia, parecidas com a descrição feita pela viúva do vereador, que presenciou o crime.

A polícia chegou até o suspeito porque o nome dele estava uma lista de contatos apreendida com traficantes, durante uma operação de combate às drogas. Na casa do rapaz, no Jardim Guanabara, os policiais encontraram as armas.

O delegado da seccional de Rio Claro, Roberto José Daher, espera o resultado da perícia para saber se as balas que mataram o vereador saíram das armas. Se for comprovado, o suspeito será indiciado pelo crime.

Nalin, que também era escrivão de polícia, foi morto com sete tiros na noite do dia 9 de outubro em sua casa no Centro de Analândia. Ele também vinha recebendo ameaças. Em um áudio gravado durante uma sessão da Câmara, o vereador diz que uma delas foi feita pelo ex-prefeito da cidade e atual chefe de gabinete, José Roberto Perin.

Na gravação, ele acusa Perin de persegui-lo. “Está me ameaçando. Tendo em vista as perseguições que ele está fazendo com relação a minha pessoa, tentando me transferir de Analândia”, dizia um trecho. Perin negou todas as acusações.

Nalin tinha um pedido de transferência feito pela prefeitura ao delegado seccional de Rio Claro. O vereador, que estava no primeiro mandato, questionou a prestação de contas da prefeitura, em 2008. Ele pedia à Presidência da Câmara que as contas passassem por auditoria, além de investigar outros indícios de irregularidades.

O prefeito Luizinho Garbuio alega que só fez o pedido por causa de reclamações de alguns moradores. “A população me procurou dizendo que estava sendo mal atendida na delegacia por ele. Eu pedi a transferência e não fiz nada escondido”, disse.

Investigação

No dia 13 de outubro, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o assassinato. Ao todo, 10 testemunhas já foram ouvidas. A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito, mas, se o delegado achar necessário, o prazo pode ser prorrogado.

A polícia já sabe que os dois criminosos que atiraram no vereador não eram da cidade, mas eles ainda não foram identificados. “Tudo leva a crer que o fato dele ser policial não interferiu no cometimento do crime. Foi de ordem política ou pessoal”, explicou o delegado que investiga o caso, Roberto Daher.

Mais ameaças

O vereador João Sodeli assumiu a presidência da Câmara Municipal de Analândia, na noite de terça-feira (27), após o vereador Leandro Santárpio renunciar aos cargos por estar sofrendo ameaças.

Na segunda-feira (18), uma bomba caseira explodiu perto da sala onde ele trabalhava na Casa da Agricultura. Além das ameças, Santárpio disse que a renuncia foi motivada por perseguição política e também por pressão da família, que temia por sua segurança. Quando foi reeleito, ele era da base do atual governo, mas nos últimos meses estava atuando com a oposição.

O vereador Rodrigo Balerini disse que também está sofrendo ameaças. Na segunda-feira (25), ele recebeu um telefonema anônimo dizendo que estava em uma lista negra. “Já venho sofrendo ameaças há algum tempo, eu espero a participação efetiva da polícia. Analândia está um caos, não consigo mais viver tranquilo”, disse.

Balerini gravou a ligação que recebeu no telefone celular. “Fiquei sabendo que muita coisa ruim vai acontecer por aí. Tô sabendo que existe uma lista negra. Eu só queria te dizer que você precisa tomar cuidado, né? Você é o próximo da lista”.

A polícia não descarta uma possível ligação entre o assassinato do vereador e as ameaças sofridas pelos outros.


52 comentários:

  1. MENTIROSOS, ARDILOSOS, FALSOS, GANANCIOSOS, ANDAM À MARGEM DA CONSTITUIÇÃO. ESTA CIDADE ESTA PARECENDO UM FAROESTE. QUEM NÃO REZA EM SUA CARTILHA RECEBE AMEAÇAS, E ...

    ResponderExcluir
  2. VOCES NAO VÃO NOS CALAR E NEM NOS INTIMIDAR.CADA DIA APRECEM MAIS PESSOAS INDIGNADAS.
    OH! COLEGA ,VOCE ESTA DESESPERADO HEIM, ESTA ATIRANDO PARA TUDO QUANTO É LADO? AMEAÇA PRA TODO LADO, PARECE QUE QUER ELIMINAR OS ABSTÁCULOS RAPIDINHO, ANTES DOS 30 DIAS, Não adianta tudo já caminha sozinho.
    E O SEU " ANJO DA GUARDA, O SEU DEVOTO" JA TE ABANDONOU? POIS É DEUS É MAIOR E ONIPOTENTE.

    ResponderExcluir
  3. Suspeito

    queremos preso o autor e não suspeitos eta delegado ruim de serviço

    ResponderExcluir
  4. BALERINI, QUAL POLÍCIA VOCE PROCUROU? SÓ SE FOR A FEDERAL,ESPERAMOS.
    E NÃO TEM NADA DE CLIMA PROPÍCIO QUE LEVAM ALGUMAS PESSOAS A FAZEREM AMEAÇAS DE MORTE NÃO.
    PORQUE O O NANDO XERECH, O PEQUENO PONEI,O CAQUI, PIÇOCA,NÃO RECEBERAM AMEAÇAS,FICAM NAS SESSÕES DA CAMARA BOCEJANDO. É SÓ POR O TICO E O TECO PARA FUNCIONAR,SR DELEGADO, PELO AMOR DE DEUS AGILIZA. PORQUE ENQUANTO O SR ESTA AÍ COM TANTAS PRECAUÇÕES PARA NÃO ERRAR,OS CORONEIZINHOS DAQUI ESTÃO NUMA DESABALADA CORRIDA PARA VER QUEM AMEAÇA MAIS EM MENOR TEMPO.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus será que agora vai...
    A Rodrigo e Adriano, queremos dizer que estamos orgulhosos de vocês, que confiamos em vocês, dois guerreieos solitarios nós não os abandonaremos, vcs têm ao seu lado o povo que os elegeiu, e hoje mais que isso todo o povo analandense que quer uma cidade melhor que quer justiça! Contamos com vcs, obrigado por ficar e lutar!

    ResponderExcluir
  6. todos são suspeitos, até ter certeza!!!

    ResponderExcluir
  7. Elesw conseguiram abalar a familia do Leandro deixando-o assim exposto e sem forças pra continuar, mas eu quero ver o que eles vão fazer agora, o Rodrigo gravoua ligação, por essa ninguém esperava, e espero que o bandidonho que foi preso abra a maldita boca e conte pra todo mundo quem é que mandou... Como se isso fosse algum mistério pros analandenses!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Agora sim a camera de vereadores esta feita Branca de neve o beto e os sete anoes agora sim vira mais bagunça o Delegado cai na real po Vamos chamar o Datena e cadeia neles Ja era impossivel mudar Analandia agora entao com essa camera de vereadores antes aida tim 3vereadores e meio o leandro agora sao 7 contra 2 onesto Mais como dis o Datena ainda tem esperança

    ResponderExcluir
  10. O Nalim sempre foi uma pessoa transparente tanto que em sua casa esta sempre os adolecentes e como ele nao tinha inimigo recebia todos com muito respeito e carinho tanto ele como sua Esposa e filhos espero que seja preso o Verdadeiro bandido e mandante pois mesmo assim nao ira mudar o sofrimemto da familia Amasa parabens voces sim querem um Analandia melhor pena que muitos querem ajudar mais voces sabem bem como e a nossa cidade

    ResponderExcluir
  11. Balerini quando pessoas igual a voce trabalha onestamemte isso pertuba muito os que nao fazem nada so pessoas fracas que ameacao as outras pessoas inteligente tenta aprendar com pessoas igual a voce nao ficam de ameaça ou fofoca continui assim pois Deus estara com voce e sua familia e nunca perca a fe

    ResponderExcluir
  12. Pelo amor de Deus vamos esperar morrer mais gente sera que a policia federal qualquer coisa nao esta vendo os fatos de Analandia Vamos fazer uma FAIXA BEM GRANDE E COLOCAR NA RODOVIA PARA VER SE ALGUEM NOS AJUDA POIS SO ASSIM PARA CHAMAR A ATENÇAO DAS AUTORIDADES VAMOS APROVEITAR O FERIADO DE 15/11 E FAZER ESSA FAIXA BEM GRANDE EM LETRAS VERDE LIMAO OU ROXO

    ResponderExcluir
  13. dIA 2 FINADO VAMOS FAZER FAIXAS E CARTAS E POR EM FRENTE O CEMITERIO PEDIDO APOIO A POPULAÇAO

    ResponderExcluir
  14. Sr. Delegado ; Srs promotores:
    Eu pesso encarecidamente, Analândia não pode perder mais um filho seu... Justiça, Atitude, pelo amor de Deus Olhem por nós eu estou inplorando!!!!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Alô Quem fala... quem se ferrou... Alguem conhece aquela voz??? E aquele: ééééé... Falo naaaaada!!!!

    ResponderExcluir
  17. Amigo assima acho que quis dizer que teve um carreteiro que ganhou um celular estou certo?

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo!
    Confesso que eu não botava muita fé no menino não, mas estou felizmente dando o braço a torcer, guerreiro, valente, homem de fibra, coragem, honra... Não deixe se intimidar pelas ameaças, é disso que precisamos, gente jovem na política, gente que represente nossas indignações, eu sei que você e Adriano agora estão no meio dos lobos, mas não desanime, nós estaremos lá contigo a cada sessão te apoiando, te vendo crescer a cada dia assim como temos feito neste dois anos, eu tenho certeza que você tem um grande futuro político e com certeza tem causado medo no nosso amigo B.P. , do contrario ele não estaria dispensando tanta atenção com você.
    Balerini, um verdadeiro filho de Analândia, lutando por ela, pode ter certeza, nos orgulhamos muito de você!!!!

    ResponderExcluir
  19. PARABÉNS SENHOR DELEGADO PELO QUE VEMOS AS INVESTIGAÇÕES ESTÃO CAMINHANDO MUITO BÉM!A LEI É ESTA COLHER PROVAS E APRESENTAR AO MINISTERIO PUBLICO E NÃO TRABALHAR COM SUPOSIÇÕES SEM PROVAS QUE PODERIAM BENEFICIAR OS CULPADOS NO FUTURO.

    ResponderExcluir
  20. Vomos fazer algo urgente para Analandia sera que esses 7 vereadores agora terao vergonha na cara para trabalhar por Analandia nao por eles o mais estranho e que so sai palavras bonitas abraços beijos so escondido Atençao temos mais 2 anos para os 7 anoes e branca de neve nao se esquecao

    ResponderExcluir
  21. Amasa tem algo muito bom transparencia e carater pois nao fazem diferenças de pessoas nem de partido trantam todos com respeito Beto nao e feio seguir bom caminhos fazer o bem nao se importando a quem

    ResponderExcluir
  22. Sera que tem churrasco para os novos anoes ou sera um jantar

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo!
    Confesso que eu não botava muita fé no menino não, mas estou felizmente dando o braço a torcer, guerreiro, valente, homem de fibra, coragem, honra... Não deixe se intimidar pelas ameaças, é disso que precisamos, gente jovem na política, gente que represente nossas indignações, eu sei que você e Adriano agora estão no meio dos lobos, mas não desanime, nós estaremos lá contigo a cada sessão te apoiando, te vendo crescer a cada dia assim como temos feito neste dois anos, eu tenho certeza que você tem um grande futuro político e com certeza tem causado medo no nosso amigo B.P. , do contrario ele não estaria dispensando tanta atenção com você.
    Balerini, um verdadeiro filho de Analândia, lutando por ela, pode ter certeza, nos orgulhamos muito de você!!!!

    ResponderExcluir
  24. Pessoas que ligam e nao falam quem sao ou tem paixao pela outra ou inveja mais como a voz de analandia acabou agora falta acabar os celular ppipipipipipip esse numero nao existe sera P

    ResponderExcluir
  25. E AÍ COMPANHEIRO TÁ NA ESCUTA?
    VÊ SE DA PRÓXIMA VEZ MUDA A VOZ ESTA FICOU MUITO NA CARA.

    ResponderExcluir
  26. CÂMBIO TÁ NA ESCUTA? PEGUE OUTRA RODOVIA, POIS ESTA ESTA INTEDITADA, CÂMBIO.

    ResponderExcluir
  27. Vamos chamar A MAE DINA OU UM PAI DE SANTO OU UM PADRE OU SAO JORGE DO TIMAO A TORCIDA DO FLAMENGO SEILA ATE O PELE pois nada da serto em analandia ate eu escrevo errado mais e o certa pena aindo vou aprender a digitar certo com c ou s egora Beto Perim com P ou Ruim Vamos voltar a ser Analandia do bem Papai noel esse e o presente que pesso Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Ana Paula Munhoz Tortello28 de outubro de 2010 às 14:07

    Ana Paula Munhoz tortello

    " Tomara que prendam logo os assassinos, só assim o nosso amigo NALIN descansará em paz!"

    ResponderExcluir
  29. QUE VERGONHA! MAIS UMA VEZ ANALÂNDIA APARECENDO NAS PÁGINAS DO JORNAL DA MINHA CIDADE(JUNDIAÍ), MINHA FAMILIA É PERIN MAIS ESTAMOS MORRENDO DE VERGONHA DE FALAR NOSSO SOBRENOME POR ESSES TEMPOS..
    CADA HORA É UMA COISA!!
    AONDE ESTA A CIDADE QUE EU TANTO AMO?
    A CIDADE EM QUE RECEBE MINHAS VIZITAS FIÉIS TODOS OS ANOS?
    AGORA ELA APARECE TODO O MES NAS PAGINAS DO MEU JORNAL E NA TELA DA TV!
    AQUI FICA O DEPOIMENTO DE MAIS UMA INDIGNADA COM A SITUAÇÃO...
    JUSTIÇA MEU POVO!!!!

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo hoje nao posso por meu nome mais passei a ter grande respeito por voce e saiba que estarei sempre te apoiando mesmo de longe nao tenha medo pois como foi dito acima voce tem um futuro politico muito bom poriso que esse M Tem medo pois homem trabalhador e onesto causa medo em ladroes pois agora ja passou a seca nao, tem como eles colocar fogo em nada

    ResponderExcluir
  31. Pra quem gosta do Danilo Gentili aproveitem pois acho que logo tiram do ar

    http://www.youtube.com/watch?v=SCCjevXwCRE&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  32. Vanderlei e Rodrigo agora vejo o que voces estao lutando e o porque e outras pessoas igual a voces querem nao e o poder mais sim a liberdade de sair de casa falar com quem quiser poder ver nossos filhos vivendo bem tendo empregos para as mulheres de carteira asinada ter laser em nossa cidade onde teremos nossas propia vida nao viver vidas de outros

    ResponderExcluir
  33. Rodrigo e Adriano, parabéns pela força e coragem!!! É de pessoas como vcs que Analândia ainda vale a pena...!!!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Sei como é receber ameaça por telefone. A gente sente uma mistura de sentimentos: medo, raiva e tristeza. Dá vontade de ouvir mais, para tentar descobrir quem é, mas a PESSOA QUE AMEAÇA, desliga o telefone e te deixa ali, INDIGNADO, PROSTRADO, DE BOCA ABERTA! Eu me surpreendia dizendo: “FILHO(A) DA PUTA!, “ DESGRAÇADA(O)!” Depois, eu chorava um montão, abria minha bíblia e rezava por mim, pelos meus familiares e amigos, pela população de Analândia e pelos meus inimigos. Até que aprendi a não atender ligações de números não identificados ou desconhecidos e de orelhão.SÓ QUE FUI MUITO BURRA!!! A BURRICE DO OPRIMIDO ALIMENTA O OPRESSOR!
    PARABÉNS A VOCÊ, BALERINI! Você colocou em prática um ensinamento dado pelo Fábio Oliva: GRAVOU A LIGAÇÃO TELEFÔNICA , criando prova da ameaça e oferecendo recursos para que a POLÍCIA investigue. Mais uma vez você provou do que é capaz e honrou cada voto que recebeu nas urnas! Mais uma vez você provou que é vereador para praticar a política genuína, para o povo. Continue contando comigo e com a população que reconhece em você a esperança por uma Analândia sem corrupção, sem ameaças, sem atentados, sem morte! Com um berro sufocado na minha goela: VIVA, BALERINI, NÃO MORRA! E, VIVAS AO BALERINI!!

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  38. Rodrigo!
    Estamos orgulhosos de você não sei quais são suas pretenções futuras, mas concordo com o amigo assima, vc tem um grande futuro pela frente, moldado com honra e dedicação ao povo que confia em vc, estamos do seu lado, vc e Adriano são nossas esperanças como já foi dito a cima!

    ResponderExcluir
  39. Não deixe-se entimidar Rodrigo, estamos com vc, se precisar buscar forças estamos aqui dispostos a te apoiar, do seu lado pro que der e vier, Amigo, é bom saber que ainda existem homens que tem honra de verdade. OBRIGADO por ficar e lutar!

    ResponderExcluir
  40. Cuidado em capachinho, kda vez mais o patrão te mete em enrrascada se eu fosse vc eu metia o pé na tabua!

    ResponderExcluir
  41. A policia foi em um posto da cidade apreender as imagens das cameras do posto. Que estanho voces nao acham, tinham as imagens e ficaram todos quietos? São cumplices? Qual o motivo para nao mostrar essas imagens? Com certeza mais uma maracutaia das grossas. Vamos arregaçar as mangas e verificar. Com certeza essas imagens ja foram deletadas. Por incrivel que pareça esse posto vende gasolina mais barata do estado de SP. São milagreiros?? Falcatrua das grossas esta no ar, nao percam proximos capitulos desta novela....

    ResponderExcluir
  42. JÁ PENSSOU QUE IRIA DAR UMA CARRETADA DE BANDIDO JUNTO COM B.T.

    ResponderExcluir
  43. SABE OQUE DEIXA O B.T.MAIS FULO? É QUE ELE NÃO PODE PROCESSAR NINGUÉM! KKKKKKKKKKKKKKK É UÉ. DAS VEIS UM E OTRU COLOCA AI QUEEEEEEE, MOSTRA ACARA, SAI DO ANONIMATO, SEJA TRANSPARENTE, SÓ SE FOR A TRANSPARENCIA DA PREFEITURA. DORRRRRRRRRRRRRR.

    ResponderExcluir
  44. ISTO É BURRICE OU CERTEZA DE IMPUNIDADE?
    PORQUE DO JEITO QUE A COISA ANDA SE VOCÊS CAIREM DE QUATRO NÃO LEVANTA MAIS. É UMA BURRADA ATRÁS DA OUTRA.
    VOCÊS ESTÃO SUBSTIMANDO A INTELIGÊNCIA DESTE POVO.
    VOCÊS FIZERAM LAVAGEM CEREBRAL EM ALGUNS,SÓ EM ALGUNS,O RESTO CONTINUA MUITO INTELIGENTE VOCÊS ESTÃO VENDO.
    É UMA PENA QUE DIGNIDADE E INTELIGÊNCIA NÃO SE VENDE EM COMÉRCIO NENHUM.

    ResponderExcluir
  45. MUITO ENGRAÇADO, SOMENTE QUEM RECEBE AMEAÇAS, BILHETINHOS,RECADINHOS, PRESSÕES, TUDO PARA AMEDRONTAR, É SÓ OS VEREADORES QUE ESTÃO TRABALHANDO PARA A POPULAÇÃO. PORQUE SERÁ?
    SERÁ QUE OS OUTROS NÃO ESTÃO NO MESMO BARCO?
    COM CERTEZA NÃO. OS NOSSOS VEREADORES ESTÃO EM UMA CANOINHA,PORÉM ESTA CANOINHA ESTÁ SENDO SEGURA E PROTEGIDA PELA POPULAÇÃO, POIS ESTA POPULAÇÃO
    SABEM QUE ESTES ESTÃO TRABALHANDO CORRETAMENTE.
    JÁ OS OUTROS...
    SÃO OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  46. " O que me preocupa não é o grito dos sem ética, dos sem caráter, dos corruptos, dos sem vergonha. O que me preocupa é o silêncio dos bons".

    ResponderExcluir
  47. Concordo com a postagem acima, impressionante só recebe ameaça os vereadores que lutam por Analândia, os outros estão cada vez mais feliz, incrível mesmo será que a policia não percebe isso? A quadrilha tomou posse, agora acabou as ameaças???

    ResponderExcluir
  48. Vereador Rodrigo Balerini29 de outubro de 2010 às 12:39

    Agradeço a todos de coração pelas palavras de apoio. Essa não é uma luta individual do Balerini ou do Adriano, más sim uma luta coletiva. Todos nós queremos ver nossa cidade prosperar, crescer economicamente, ganhar em qualidade de vida e principalmente obter liberdade plena... aquela mesma liberdade outrora garantida pela Constituição Federal, porém atualmente cerceada à nosso povo. Liberdade para pensar, agir, expressar-se, transitar...
    Vamos seguir nossa batalha! Os frutos nascerão naturalmente após esse longo e arduo trabalho chamado PLANTIO.
    Juntos somos fortes!

    ResponderExcluir
  49. RODRIGO DEUS É JUSTO O SEU TRABALHO VAI SER´RECOMPENSSADO ,MAIS DO QUE IMAGINA SÓ SINTO A FALTA DO VERADOR NALIN E DO EX. PRESIDENTE , NÃO SOU PUXA SACO MAS A VIDA DIFÍCIL E SEM DINHEIRO É DIFÍCIL FÁCIL É SE DESONESTO. AJUDEM O EX. PRESIDENTE MORALMENTE ELE FOI CORAJOSO DEMAIS O POVO VAI TER MEMÓRIA CURTA NINGUEM ENFRENTOU O ACESSOR E TEVE CORAGEM DE DENÚNCIAR NA JÚSTIÇA, COM PROVAS CONCRETAS.

    ResponderExcluir
  50. Acontece é que estes vereadores ainda não perceberam que embarcaram numa canoa furada e está prestes a afundar.
    Fiquem espertos. Apesar de tudo que vejo de errado,ainda acredito na conversão do ser humano,e pode até parecer mentira,mais eu estou torcendo por isso
    Que amanhã vocês vão ver que o dinheiro e o poder não são nada perto das graças de DEUS,que não tem coisa melhor que andar de cabeça erguida.

    ResponderExcluir
  51. não adinta ninguem tentar mostrar para os vereadores da situação o erro que estão cometendo fazendo tudo que o acessor manda atraves do blog pois a maioria não usa a intenet e muito menos o blog. esse tipo de atividade não faz parte da capacidade deles, pode acreditar, tem que ler muito e isso não é o forte deles...

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!