domingo, 22 de agosto de 2010

Obra do Calçadão apresenta muitas irregularidades, mas as explicações não são convincentes, Analândia -SP

Durante alguns meses os cidadãos Analandenses e os turistas tiveram grandes transtornos no centro da cidade, devido aos buracos da obra da cobertura do calçadão,  tudo superável com a promessa de que seriam temporários, mas hoje vemos que foi só transtornos.

A prefeitura contratou um projetista a custo  de ouro, R$ 37.000,00 ,o Sr Cláudio Augusto Tomazela para elaborar e calcular o projeto, obra discutível, quanto a  melhora que traria  para a vida do cidadão Analandense.

 O caso é que o projeto foi de boa qualidade e não deve ser contestado tecnicamente, pois fora feito por Engenheiro competente, amparado por sondagem do solo e devidamente calculado para suportar a devida carga e tração  a que seria submetido.

O que nos deixa pensativo sobre a empresa  Paulo A. M. Ribeiro ME é que ela executou a visita técnica para tirar qualquer dúvida operacional entre o projeto e a exequibilidade da obra, ou seja, este seria o momento adequado para se fazer as peguntas pertinentes à obra e ponderar a real capacidade de realização da mesma.

O fato é que a Empresa iniciou as obras, executando-as em total desacordo com caríssimo projeto, colocando em risco a qualidade do empreendimento, isso tudo em comum acordo com a prefeitura, que no contrato assumiu " a função de fiscalizar ", dever que não precisaria ser  objeto de contrato.

  Outro ponto que podemos abordar é que o poder executivo não pode alegar ignorância, pois exibe em seu quadro de funcionários dois  Engenheiros Civís que  NÃO DEVERIAM TER PERMITIDO O INíCIO DAS OBRAS, ( ordem de serviço de 22/02/2010 assinado pelo Engenheiro civil Paulo Ricardo Monti Pinheiro crea 147610/0)  pois o maquinário apresentado não era compatível para realizar a obra projetada.

 O  Sr Paulo A. M.Ribeiro, profissional de mais de 35 anos de experiência, segundo depoimento próprio, sente-se lesado, pois executou parte da obra mesmo em desacordo com o projeto, em comum acordo com a prefeitura , o que lhe custou muito trabalho, 10 caminhões de concreto, além de ferragens, prejuizo de  muitos milhares de reais, mas pelo fato de ser Engenheiro Civil  assumiu o risco, não lhe sendo possível alegar que não sabia o que estava fazendo.

O  assessor do prefeito, o Sr José Roberto Perin ex prefeito que recebeu o dinheiro em 2008 e também não conseguiu realizar a obra, mas se pronunciou no jornal tribuna livre do dia 21/08/2010 e disse:

-Que "achou por bem atender um pedido dos vereadores aliados, que estão preocupados e irá iniciar um processo administrativo para cancelar o contrato ", mas como ele pode achar alguma coisa, atender ou não atender se está tudo errado ?  O caso é de justiça.

 -E faz outro pronunciamento dizendo  que 1 dos problemas é que, ele mesmo afirma que são muitos, "as medições estavam erradas", algo contraditório, pois logo a frente ele afirma" os maquinários pesados poderiam danificar o piso", oras como ele queria uma medição correta se a máquina utilizada estava errada ?  E ainda justifica o  erro .O caso é que não se trata mais de querer ou não querer anular, a obra não será realizada, pois apresenta sérios problemas que colocariam em risco vidas e muito dinheiro público, coisa que parece nào se importar.

- O assessor se refere aos vereadores aliados  quando diz: " os vereadores aliados estão dando apoio incondicional"  , o que não é bom,  pois estes deveriam somente apoiar as ações do executivo com a condição de  que estas fossem corretas. Mais um ponto que chama a atenção é quando o assessor se refere aos vereadores aliados, "estão preocupados", mas nenhum dos dito aliados compareceram na sessão que trataria deste assunto, qual a preocupação deles?  Estiveram de férias por 2 meses, exceto  alguns por motivos de doença não puderam comparecer, mas alguns deles foram vistos no outro dia trabalhando normalmente em outros afazeres que não o de vereador, que lhes rende R$ 1.800,00 mensais.
Mas quem realmente estiveram preocupados  foram os cidadãos que comparesseram  à sessão para tentar a  solução do caso e  através da Ong Amasa  conseguiram identificar os problemas,  que elaborando parecer, entregou cópias a todos os vereadores , sendo que  muitos que  se dizem  preocupados  nem  ao menos apareceu  na sessão, muito menos fizeram até agora qualquer pronunciamento sobre o caso , deixando este encargo ao ex prefeito, o qual fica em evidência, sendo o maior responsável por tudo.


 - Quanto ao processo licitatório tudo leva a crer que foi dirigido,  o que o  torna nulo e  pode ser acionado por qualquer cidadão, direito constitucional que o cidadão já está informado e saberá usá-lo, não precisando do poder executivo entrar em ação, visto ser ele o grande responsável pelo ocorrido, deixando muitas dúvidas sobre a sua real competência.

- O prefeito não se pronunciou, parece até não estar preocupado com o que está assinando, quem se manisfesta é o ex-prefeito , que em sua longa trajetória política demonstra desgaste, falta de crediiblidade  e condenações judiciais que já causam grandes prejuizos aos cofres.

O problema  se agrava a cada dia, ao ver que irregularidades em processos licitatórios em Analândia  são mais comuns do que se imaginava e até a assessora jurídica diz "O processo de licitação da obra aconteceu dentro dos padrões normais", o que causa mais medo ainda, a pergunta é,  isso é normal ?  Um exemplo é a av 8, julgada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado apresenta muitos casos de superfaturamento e pagamento a mais por serviços não realizados, e outros casos que irão aparecer.

 A grande preocupação é com o futuro de nossa cidade, pois precisamos sim de obras, mas de qualidade, que somente teremos se conseguirmos efetivamente a competitividade  entre as empresas que  realizam as mesmas.

 Precisamos  ter melhor CUSTO BENEFÍCIO nas obras de nossas cidade, quadro que em nada se parece com a realidade atual, pois somente se consegue com a realização de licitações justas, que não deixem brechas para eventuais desvios de dinheiro público.

9 comentários:

  1. É notorio que não exista uma boa administração em Analandia, pois é sabido que a maioria das denuncias é fundamentada, as obras realizadas muitas vezes deixa a desejar em muitos quesitos, princiapalmente qualidade, os asfaltos por exemplo é de pessima qualidade a camada dispenssada não aguenta uma chuva que logo é levado em bora a empresa que realiza a maioria das obras no municipio deveria ser investigada pois me parece que ela detem o monopolio das liciatações.

    ResponderExcluir
  2. O MACACO SÓ QUER ENTENDER??????22 de agosto de 2010 às 23:48

    EH, SR PROMOTOR, ESTÁ TUDO MASTIGADO HEIM????
    aVANTE A VIA, MEU CARO EXCELENTÍSSIMO PROMOTOR. ESTÁ ESPERANDO OQUÊ????PERDOE-ME A IGNORÂNCIA.

    ResponderExcluir
  3. ISTO É INCRÍVEL O, ZÉ-EX-EM-EXERCICIO,POIS O LEGALMENTE ELEITO NÃO "QUER" ASSUMIR, FICA DANDO DECLARAÇÕES DE COISA QUE ELE EM 18 ANOS DE MANDATO NÃO APRENDEU, POIS PARA FALAR DE OBRAS PRECISA DE CONHECIMENTO TÉCNICOS E ISTO ELE NÃO TEM BASTA VER A QUALIDADE DAS OBRAS EXECUTADAS EM SEU GOVERNO E OS CUSTOS DAS MESMAS, PARA TER CERTEZA DO SE TOTAL DESCONHECIMENTO. ´
    TÁ CERTO QUE O DONO DA EMPRESA QUE GANHA AS LICITAÇÕES, QUE AQUI OCORREM POSSAM SER AMIGOS DO ZÉ-EX, E ATÉ QUE DEVA DAR UMAS GORGETAS, PARA O DITO ZÉ, MAS O CARA PRECISA SER MUITO SEM NOÇÃO PARA CONTINUAR FAZENDO AS TAIS LICITAÇÕES DE CARTAS MARCADAS COM OS SEUS AMIGOS, QUANDO A MESMA SÓ FAZ CACAS, OU SEJA OBRAS QUE NÃO PASSARIAM POR UMA SIMPLES AVALIAÇÃO VISUAL.
    PÔ ZÉ VÊ SE TE EMENDA, QUE VOCÊ NÃO GOSTE DA CIDADE TUDO BEM MAS DAÍ A QUERE DÁ UMA DE NERO E TACAR FOGO NELA NÃO DÁ NÉ?
    ATENÇÃO, ATENÇÃO AMANHÃ É DIA DE SESSÃO DA CÂMARA VAMOS TODOS LÁ, NÃO PODEMOS A DAR TRÉGUA A ESTE BANDO QUE NÃO SE IMPORTA COM A CIDADE ONDE VIVEM.

    ResponderExcluir
  4. Irregularidades se encontra espalhada por Analandia começando nos administradores da cidade,nos vereadores sem capacidade que fogem de suas obrigações nas roubalheiras do nosso dinheiro nos comercios das notas frias nas pessoas que são ameaçadas,em certas construções particulares,em lotes ,na educação na saude nos funcionarios fantasmas nos laranjas e principalmente na cabeça tronco e membros daquele que se diz assessor . Se quiserem mais parem pra pensar e digitem aqui no nosso maravilhoso blog.

    ResponderExcluir
  5. PELO JEITO NÃO TEM ALGUEM CAPAZ DE RESPONDER SOBRE O CONCURSO DO DIA 4 COM CERTEZA SERA A MESMA TRAPAÇA DE SEMPRE E LA SE VAI MEUS ESTUDOS E VINTÃO QUE PAGUEI POIS FALARAM TANTO QUE HAVERIA UMA COMISSÃO PARA CORREGIR AS PROVAS MAS PELO VISTO FICOU SÓ NA CONVERSA

    ResponderExcluir
  6. nossa estou sentindo a presença de varios fantasmas pela cidade as eleições ta chegando a empresa concergi contratada de novo e os caças fantasmas nada?

    ResponderExcluir
  7. Berê diz...
    Além das desculpas esfarrapadas do Ex Prefeito, hoje pela manhã 23/08 outro fato que ao meu ver é um desrespeito com as CRIANÇAS ESPECIAIS OU EXCEPCIONAIS de nossa cidade e para com seus PAIS. Ao chegarem ao ponto de partida do ónibus que as levam para a APAE de Pirassununga, qual sua surpresa ao serem informadas que o MICRO estava quebrado e que as crianças voltassem para casa.
    Senhores até quando vamos conviver com esse descaso????
    Será que o Luizinho está preocupado com tal fato ou ele só se preocupa em ser MULEIRO????
    Parentes de excepcionais também votam?????
    É DIREITO CONSTITUCIONAL assegurar transporte para tais crianças!!!!!!
    Não adianta dar desculpa que o Micro só quebrou hoje porque é MENTIRA pois vi ele sendo guinchado na semana passada e daria muito tempo para o RESPONSÁVEL providenciar outra condução pois temos muitos carros novos a disposição por exemplo ( O UNO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO)...
    Cade o ónibus que o governo mandou para o transporte de crianças????
    Cadê os nossos administradores e vereadores que em entrevista para um certo jornal se dizem tão preocupados com o cidadão ANALANENSE.
    É meu povo no mínimo essas crianças não tem parentesco nenhum com eles não é?????
    Por isso meu povo vamos pensar muito bem nos nomes dos deputados que tais administradores e vereadores vão apoiar para as próximas eleições e digam não a TAIS VOTOS pois votar para quem eles apoiam é estar dando continuidade a tudo de ruim que está acontecendo em nossa CIDADE..
    Digam não a LOBE NETO E ALDO DEMARCHI....

    ResponderExcluir
  8. DIA 4-9-2010 TUDO BEM..23 de agosto de 2010 às 12:54

    A obra do calçadão não tem nada de irregular...ela está parada por falta de fiscalizão de VEREADRES...eles terça na sessão não aprovam a CI por serem os NOVOS CONCURSADOS DIA QUATRO...É a ORDEM DO ZÉ ...digam NÃO, ABRIMOS UMA CINDICANCIA INTERNA...os CORRUPITOS ACEITAM E ZEFINI...NADA IRÁ MUDAR OS CINCOS PASSAM A RECEBER 1500 REAIS MENSAIS E TUDO BEM...CADA VEREADOR TEM SEU PREÇO UNS GANHARÃO MAIS OUTROS MENOS...VAMOS ESPERAR A MANHÃ Á NOITE DIA QUATRO E CARTAS NÃO MENTEM...

    ResponderExcluir
  9. PESSOAL, EU ACHO QUE O SENHOR ,DIGNISSIMO PREFEITO LUIZINHO PENSA QUE É PREFEITO DE CORUMBATAI,POIS FIQUEI INDIGNADA DE VER A SENHORA PRIMEIRA DAMA DE ANALANDIA PARTICIPANDO DE MAIS UMA FESTA PARA ELEGER O MAIS BELO,O MAIS ELEGANTE IDOSO DE LÁ.
    ENGRAÇADO NÉ , AQUI NÃO PARTICIPAM DE NADA , QUANDO TEM,POIS NÃO SE PROMOVE NHENTE NESTA CIDADE...OS JOVENS DAQUI FICAM ENTEDIADOS COM A PASMEIRA DOS FINAIS DE SEMANA.
    PARABENS SENHORA PRIMEIRA DAMA...AGORA JÁ SABE COMO SE FAZ PARA PARTICIPAR DO SOCIAL, TOME POSSE DO SEU ESPAÇO E PROMOVA AQUI PARA NÓS TAMBÉM AQUELES MARAVILHOSOS MOMENTOS PASSADOS NO ULTIMO FINAL DE SEMANA.
    AHHHH,APRENDEU A FAZER BONECAS DE PALHA TAMBÉM?
    FICARAM LINDINHAS,ADOREI.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!