Borás, a cidade sem lixo, mostra que progresso não precisa produzir sujeira.
Em Borás, na Suécia, a maior parte dos resíduos sólidos gerados pela população de cerca de 64 mil habitantes é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás), que abastece a maioria das casas, estabelecimentos comerciais e a frota de 59 ônibus que integram o sistema de transporte público da cidade.
Em função disso, o descarte de lixo no município sueco é quase nulo, e seu sistema de produção de biogás se tornou um dos mais avançados da Europa.
"Produzimos 3 milhões de metros cúbicos de biogás a partir de resíduos sólidos. Para atender à demanda por energia, pesquisamos resíduos que possam ser incinerados e importamos lixo de outros países para alimentar o gaseificador", disse o professor de biotecnologia da Universidade de Borás, Mohammad Taherzadeh.
Taherzadeh falou durante o encontro acadêmico internacional Resíduos sólidos urbanos e seus impactos socioambientais, realizado em São Paulo.
Promovido pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Borás, o evento reuniu pesquisadores das duas universidades e especialistas na área para discutir desafios e soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, com destaque para a experiência da cidade sueca nesse sentido.
em Analandia é totalmente igual...voces não viram ainda ???
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk
vcs. já pararam para pensar ANALÂNDIA sem LIXO, o LIXO pode ser de várias formas, mas o pior LIXO que temos ainda vamos ter de aturar alguns, esse LIXO a justiça irá remover: O LIXO HUMANO É O PIOR, ELE MANDA MATAR, ROUBA, ENGANA,CORROMPE, E PASSA POR INÔCENTE, ESSE É O PIOR LIXO UM SER HUMANO, UM ANALÂNDENSSE, CALA BOCA BICO DURO.
ResponderExcluir