quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Marcha contra a corrupção em São Paulo fecha a Paulista

Um grupo de cerca de 20 punks protagonizou cenas de vandalismo que destoaram da celebração à democracia protagonizada pela maioria do público

Aiuri Rebello, Fernanda Nascimento
Manifestantes durante a marcha contra a corrupção em São Paulo
Manifestantes durante a marcha contra a corrupção em São Paulo (Felipe Araujo/Agência Estado )
Dizendo-se apartidários, os manifestantes alternaram gritos de "Fora, Lula", "Fora, Serra", com frases como "Político ladrão, seu lugar é na prisão"
Entre bandeiras do Brasil e cartazes carregados pelas 5.000 pessoas que participaram da manifestação contra a corrupção na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, um grupo de cerca de 20 punks protagonizou cenas de vandalismo que destoaram da celebração à democracia protagonizada pela maioria do público. Os jovens quebraram vidros e jogaram pedras na lanchonete do McDonalds em frente ao Conjunto Nacional, próximo à Rua Augusta, e no Banco HSBC, na altura do número 1.700 da Avenida Paulista.
Gledson de Souza, um dos envolvidos no tumulto, foi detido pela polícia. O restante do bando se dispersou no meio da multidão e, até o momento, não houve outros incidentes.
A marcha saiu da frente do Masp por volta das 14h30 e, às 16 horas, começava a descer a Rua da Consolação, em direção ao Theatro Municipal. Todas as faixas de trânsito da Avenida Paulista no sentido centro foram ocupadas pelos manifestantes. Na Consolação, somente o corredor de ônibus permaneceu aberto para os veículos. O congestinamento não tirou o bom humor dos motoristas, que buzinavam e interagiam em apoio aos manifestantes.
Todas as tribos - Como no protesto do dia 7 de setembro, estudantes, motoqueiros, professores, índios, maçons e pessoas das mais variadas tribos e idades caminharam lado a lado. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), virou uma espécie de "símbolo da corrupção" para o movimento e foi o alvo preferencial.
Dizendo-se apartidários, os manifestantes alternaram gritos de "Fora, Lula", "Fora, Serra", com frases como "Político ladrão, seu lugar é na prisão". Entre as reivindicações estão a aprovação da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, do Voto Distrital, o fim do voto secreto nas votações do Congresso e o fim da impunidade para corruptos.
O povo fala - "A corrupção descarada e a apatia dos brasileiros frente a isso são alguns dos problemas mais graves do nosso país", disse o administrador de empresas aposentado José Aníbal Cruz, 66 anos. Ao lado do filho, Aníbal percorreu na manhã desta quarta-feira os 130 quilômetros que separam a cidade de Taubaté da capital paulista unicamente para participar das manifestações. "Temos que protestar. Não dá mais para ficar em casa".
Com um grupo de amigos do colégio, a estudante Jéssica Correia, de 16 anos, estava ali para lutar por educação de qualidade. "O ensino público chegou perto do absurdo", afirmou. "A prova disso é o péssimo desempenho das escolas estaduais no último Enem. Chega. Está na hora de consertar o Brasil".
Em Brasília, a marcha desta quarta-feira reuniu mais de 10.000 pessoas. O próximo protesto em São Paulo está marcado para o feriado de 15 de novembro. Dessa vez, os manifestantes planejam acampar no vão do Masp na madrugada do dia 14 para o dia 15 com o objetivo de chamar ainda mais a atenção da população para o problema da corrupção no país.

Um comentário:

  1. O POLÍTICO LADRÃO, NÃO VAI PARA PRISÃO, POIS ATÉ A CPI PARA INVESTIGÁ-LOS É GENTE DELES MESMOS, E SERÃO INVESTIGADOS SE QUIZEREM.....PONTO ISTO É REAL.
    VOTO FANTASMA NÃO EXISTE, PONTO. FAÇAM O MESMO.
    O POLÍTICO NÃO É INCRIMINADO POR JUSTIÇA COMUM, NÃO SEJAM BESTAS E ABRAM ESTES OLHOS.
    QUEM FOI ENCRIMINADO COMO MANDANTE DO CRIME QUE HOUVE NA CIDADE: O CHIBA, QUEM FOI QUE DISSE QUE ELE ERA O MANDANTE,NÃO ME FAÇAM RIR QUE DOI O DENTE. QUEM FICOU PRESO 5 MESES, FOI O CHIBA.
    SÓ QUE A CIDADE INTEIRA SABE QUE O INDIVÍDUO PRESO SÓ É MOLEQUE DE RECADO. FAZ AS TRAQUINAGENS, ARRECADA AS ARMAS, PÕE FOGO NOS PRÉDIOS QUE GUARDAM DOCUMENTOS COMPROMETEDORES, E OUTRAS COSITAS MAS.
    QUE TAL VOLTARMOS À ÉPOCA DOS CHERIFES,

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!