sábado, 16 de abril de 2011

Crônica de Uma Tragédia e Busca Pela Justiça! Analândia -SP

Analândia, pequeno município do interior de São Paulo, há seis meses encontra-se de luto. Especificamente na data de 09 de outubro de 2010, a pacata cidade, regionalmente conhecida por sua segurança, foi abalada pela notícia do brutal homicídio de Evaldo José Nalin, o qual, além de Escrivão da Polícia Civil, ocupava o cargo de vereador municipal (PSDB), sempre demonstrando combativa fiscalização das irregularidades da administração municipal.

Segundo apurações realizadas pela Polícia Civil, a motivação do crime teria cunho exclusivamente político, concluindo o Ministério Público do Estado de São Paulo que dois indivíduos, um deles, o Sr. André Picanto, em companhia de um terceiro desconhecido, teriam efetuado covardemente 7 disparos de arma de fogo contra a indefesa vítima, a mando de Luiz Carlos Perin, vulgo “Chiba”, o qual é primo do então prefeito municipal – Sr. Luiz Antônio Aparecido Garbuio – e irmão do ex-prefeito, José Roberto Perin, conhecido como “Beto Perin”.

Diante dos fortes indícios, o Juízo da Comarca de Itirapina, a requerimento do Ministério Público estadual, determinou a prisão preventiva dos denunciados.

Todavia, pouco tempo depois, de forma estranha e ainda não totalmente elucidada, o acusado Sr. André Picanto veio a falecer, na cidade de São Paulo.

Já o outro acusado, Luiz Carlos Perin, vulgo “Chiba”, trancafiado preventivamente desde novembro de 2010, teve sua liberdade condicional deferida no último dia 05 de abril, pelo Juiz de direito, Dr. Daniel Felipe Sherer Borborema, da Comarca de Itirapina.

Em breve síntese, a mudança de posicionamento adotada pelo Juízo baseou-se primordialmente no vídeo em meio digital, especificamente um DVD, juntado ao processo criminal pelo próprio acusado “Chiba”, que continha suposta manifestação do Sr. Sebastião Donizeti Ferreira, acusando que terceiros, inclusive membros do Ministério Público, o teriam compelido a depor em desfavor do acusado.

Ora, em anterior depoimento judicial prestado pelo mesmo Sr. Sebastião Donizeti Ferreira, este afirmara categoricamente que teria recebido, pelo contrário, proposta do acusado Luiz Carlos Perin - “Chiba” – para atentar contra a vida de outro cidadão, demonstrando a periculosidade deste.

Diante das contradições entre o anterior depoimento judicial do Sr. Sebastião Donizeti Ferreira e o vídeo de produção unilateral carreado pela defesa, fez-se necessário o deslinde da controvérsia, realizando-se novamente a oitiva judicial daquela testemunha.

Nessa vereda, na Audiência do dia 13 de abril de 2011, em depoimento prestado no Fórum distrital de Itirapina, a testemunha, Sr. Sebastião Donizeti Ferreira, manteve seu depoimento judicial anterior e, via de consequencia, declarou expressamente que o vídeo juntado pela defesa foi encomendado para favorecer o acusado “Chiba”.

Em outras palavras, consta do termo de inquirição que o Sr. Sebastião Donizeti Ferreira, objetivando denunciar as supostas fraudes da defesa, teria recebido proposta de alta soma pecuniária para declarar, perante a câmera, todas as acusações que lhe foram ditadas, contra terceiros e membros do Ministério Público.
  
Nessa linha de raciocínio, muito embora todos os fatos devam ser sopesados exclusivamente pelo órgão julgador, a reviravolta no caso faz crer verossímil a manifestação do Ministério Público, de que foram utilizadas provas forjadas para suscitar a libertação do acusado – Chiba.

Enquanto isso, a população da pequenina e simpática Analândia, ansiosa por Justiça, aguarda uma resposta definitiva das autoridades, para que, quem sabe, desapareça por completo a inaceitável sensação de temor, vivida por aqueles que se opõe aos mandos e desmandos.

7 comentários:

  1. Angustia
    Meu Deus, até quando vamos ver tanta injustiça?
    sei que o Senhor tudo sabe e que tudo acontece no Seu tempo, mas então denos força e sanidade para viver com tudo isso e também dê forças e fortaleça a fé da Sra. Katia e família.
    Sra. Katia, continue com sua fé e em paz. Tenha certeza que nós, analandenses, nos solidarizamos com a sra.
    Fique em paz.

    ResponderExcluir
  2. SÓ QUE EM NOSSA CIDADE AS TRAGÉDIAS NÃO PARAM DE ACONTECER.
    TEM ATÉ SERES HUMANOS, QUE NÃO SÃO HUMANOS, QUERENDO INTERVIR ATÉ EM ENSINAMENTOS DE RELIGIÃO.
    FALO PARA ESTES IMBECIS, QUE SE JULGAM SANTOS, DONOS DA VERDADE: VOCÊS SÃO TÃO PODRE DE ESPÍRITO, QUE ACHAM QUE TODOS SÃO COMO VOCÊS, QUE SABEM SOMENTE SEMEAR O TERROR, A DISCÓRDIA.
    SEUS FILHOS SÃO CRIANÇAS INOCENTES, NÃO QUEIRAM FAZÊ-LAS SEU ESPELHO, SE NÃO SABEM SEMEAR A PAZ, ENTÃO DEIXEM PARA QUEM SABE.
    TENHO CERTEZA,QUE QUEM QUER FAZER UM ENSINAMENTO RELIGIOSO, NÃO QUER O PIOR PARA ESTAS CRIANÇAS, ELES QUEREM É QUE ESTAS CRIANÇAS CRESÇAM, ACREDITANDO EM UMA RELIGIÃO, SENDO CRIANÇAS PACÍFICAS, AMOROSAS, ACREDITANDO EM DEUS, EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
    POIS TEMOS É QUE ACABAR COM ESTE MAL QUE ASSOLA NOSSA CIDADE, ESTA CRUELDADE.
    E O MELHOR CAMINHO SÃO AS CRIANÇAS, POIS SE ENSINAMOS O BEM, ELAS COM CERTEZA VÃO FAZER O BEM.

    ResponderExcluir
  3. "..Até quando esperar
    A plebe ajoelhar
    Esperando a ajuda de Deus.."
    (Assim cantava a Plebe Rude a alguns anos atraz)

    Só Deus pra nos livrar!Por que o homem esse tô pra ver...

    ResponderExcluir
  4. O Fábio Oliva escreve muito bem...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia povo bonito de Analândia!

    Ei Paulo Melo, quem garante a vc que foi Fábio Oliva quem escreveu a crônica?

    Virou reporter investigativo também?

    De fato meu caro amigo Fábio escreve muito bem!

    Parabéns ao autor da crônica, diga-se de passagem o cara sabe o que fala!

    ResponderExcluir
  6. FICO EMOCIONADO AO LER UMA CRÔNICA IGUAL A ESSA , MAS FICO PUTO DA VIDA COM O DELEGADO, PROMOTOR, JUIZ , NÃO ELEUCIDAR ESTE CASO, TENHO NOJO DA LEIS BRASILEIRAS, INFELISMENTE É FEITA PARA POBRE E PR....DESCULPEM MAS ESCREVER O QUE...




    SE FOSSE EM MINHA FAMILIA EU JÁ ESTAVA PRESO

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Os cidadãos da cidade de Analândia estão de parabéns pela iniciativa em combater essa onda de crimes, em não se calar e acreditar na existência de justiça. Sorte a todos vocês!

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!