terça-feira, 15 de março de 2011

O que é corrupção?

Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.
A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime, veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.
* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público, e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.
* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar.

Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10, alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança é a Finlândia, o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%

6 comentários:

  1. PARA SER SINCERO NÃO ACREDITO NESTES DADOS VENDO O QUE ACONTECE EM ANALANDIA. POIS EM ANALANDIA É QUASE CERTO QUE A PORCENTAGEM DA CORRUPÇÃO PASSA DOS 10%, É LAMENTÁVEL MAS É O QUE VEJO.
    E PENSEM POVO DE ANALANDIA, NÓS SÓ COM DOIS VEREADORES PARA FISCALIZAREM TUDO ISTO É MUITO POUCO.
    DIGO DOIS PORQUE SÃO SÓ DOIS MEESSSMMMOOO.

    ResponderExcluir
  2. Já que estamos falando em vereadores, não vejo soluções nem dos 2 e nem de outros 4, 1 fica de fora, e dois novos tentam alguma coisa. Soluções esta para o turismo, bem estar da população etc. Uma boa parte da população que poderia dar idéias já que estão a par de tudo o que acontece na cidade, não tem nenhuma idéia sobre como melhorar, a palavra é acabar com o que tem, depois construimos, mesmo sem idéias ou projetos. Vamos lembrar da frase de um cara chamado Willian Shakespeare "Seja a mudança que você quer no mundo", como não sou nem situação e nem oposição, fico triste em pensar que a palavra de ordem é procurar o que passou e não procurar como melhorar, se bem que investigar o que já se passou é de suma importância. O sentar e reclamar sem duvidas é mais fácil, o parar, raciocinar, planejar, infelizmente aqui na nossa velha Analândia definitivamente parece que ficou em outros tempos. Vamos lá população que como eu pensa em tornar Analândia um lugar ótimo para se viver, vamos ter perspectivas de futuro, começar a clarear as idéias, e por em prática aquilo que as pessoas bem secedidas fazem, que é trabalhar com visão de futuro. Volto a dizer, sentar e reclamar, para os menos e para os mais esclarecidos é muito, mas muito fácil.

    ResponderExcluir
  3. Informação a todos: Nesses últimos dias vários animais passaram mal ou morreram sem motivos aparentes. Suspeita-se de envenamento por algum individuo da cidade. Prestem atenção em seus animais e se virem qualquer atitude suspeita acionem a policia imediatamente!!!

    ResponderExcluir
  4. Vitor de Souza Oliveira16 de março de 2011 às 19:11

    A corrupção engorda crápulas e mata crianças.

    ResponderExcluir
  5. Quero dizer a pessoa do comentário acima PARA O BEM que é pura verdade;ficar sentado e reclamar é facil,mas mais facil ainda é ficar vendo,falando e se escondendo com medo de repressão de alguem.Fiscalizar o passado de ANALANDIA principalmente sobre a antiga administração é muito importante inclusive para podermos melhorar o futuro da cidade,enquanto essa sujeira existir a cidade se tornara num verdadeiro lixão.
    Então,se cada pessoa que gosta de falar,reclamar tivesse um pouco de coragem e procurasse ajudar sem medo de aparecer com certeza ANALANDIA já estaria bem melhor.

    ResponderExcluir
  6. O QUE É CORRUPÇÃO:
    Vamos juntos varrer a Corrupção.
    A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro publico para seu próprio interesse, de um integrante da familia ou amigo. A corrupção é crime, veja alguns itens que revelam a práticas corruptas.
    * Favorecer alguém prejudicando outros
    * Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
    * Desviar verba públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.
    A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento de cada cidadão, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modifica.
    Isoladamente, pode parecer difícil, mas com o comprometimento e esforço de todos é possível detê-la.
    Para enfrentar essa batalha uma das principais armas é a EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!