sábado, 5 de março de 2011

A violência covarde dos corruptos

A indignação não está cabendo em mim: está vazando pelos olhos!

Recebemos, via rede, a notícia do brutal espancamento sofrido pelo Francisco e toda sua família, em Antonina do Norte CE.
A ligação estava ruim, ele chorava muito e fez o seguinte relato: Ele e sua família - esposa, irmão, cunhado... foram brutalmente espancados em via pública, na cidade de Antonina. Ele está com as costelas quebradas e os demais muito machucados e em estado de choque. Ele não tem a quem recorrer - o juiz só aparece uma vez por mês.
Na foto, ao fundo com a mão na cadeira, Francisco CE. De camisa amarela, Arimatéia PI.
Se alguém puder ajudar, se conhecer alguma autoridade como juiz ou promotor do Ceará por favor, faça contato.

                                                                                                                       Yara Cavini (Águas da Prata)


Ontem, (04/03) o Arimatéia Dantas postou um texto na rede que, por ser pertinente, coloco abaixo:

"Nossa militância contra a corrupção tem sentido um grande vazio. No Piauí tenho tentado estimular o debate, mas não tem vingado. Creio que pela falta de tempo de dedicar-me mais a esta missão. Mas de uma forma geral percebo isso em outros estados. Temos muitas perguntas que precisam de estudos mais dedicados para serem respondidas.

Tenho caminhado, literalmente caminhado, pelo Piauí e visto muitas obras inacabadas, obras como conjuntos habitacionais onde a sociedade fica calada, omissa... O que leva nosso povo ser tão omisso? Conivente?

O que fazer além de denunciar e gritar por Justiça? Temos dado cursos, palestras, feito panfletos, gritado, esperneado, etc, mas os ouvintes comovidos voltam pra suas casas, assistem a novela e a vida volta ao "normal". Algumas vezes conquistamos um ativista.

Precisamos de respostas. Refletimos e procuramos buscá-las.

Estamos envolvidos na luta, somos apaixonados, nossos sentimentos embotam a analise cientifica.

Precisamos de ajuda. Qual a pedagogia pra esta luta? Onde andam os poetas? Não temos hinos, não temos poesia... Esta luta é feita por pessoas apaixonadas. Alguns são verdadeiros Dons Quixotes.

Há época que temos muitos ativistas, depois vão sumindo e nos deparamos muitas vezes com o espelho pra termos dois.

Esta luta nos tira muitos privilégios e oportunidades. Somos chatos, somos eternos opositores, frustrados, irresponsáveis, loucos etc. Há quem nos chamem de super-heróis e nos elogiam, mas nossos alvos são pessoas poderosas e isso torna a caminhada mais longa e espinhosa. Muitos ativistas perdem oportunidade de empregos na iniciativa privada, são boicotados...

Sem falar nas ameaças. Estes(as) ativistas tem famílias que correm riscos. Agora, nosso companheiro de Antonina-CE, teve que vir pro Piauí devido a ameaças de morte a ele e a família.

Em Analândia mataram um vereador que se rebelou e denunciou. Infelizmente há muitos outros casos de ameaças que fazem da nossa militância uma luta de risco. Todos sabem dos perigos e os riscos, somos conscientes.

Queria que estudassem a segurança destes brasileiros. Onde erramos, onde estamos certos? Qual a pedagogia pra esta luta? A poesia!!! Não se faz uma luta desta sem poesia! Somos poetas que escrevemos poemas com nossos atos. Precisamos de> outras formas de poesia. Precisamos de musicas que cantem as vitorias, exaltem o patriotismo e o humanismo.

Somos duros na luta e choramos com facilidade. Esta luta tem a capacidade de nos humanizar a cada combate. Vendo nossos semelhantes sem teto enquanto milhares de reais são desviados dos conjuntos habitacionais, olhando nos olhos de um pai e marido que perdeu a filha e esposa num parto que poderia ter sido realizado numa maternidade que não existe devido ao desvio dos recursos, nasce a energia motivadora .

Somos testemunhas de um Brasil de fato onde a tristeza e a infelicidade reinam e sabemos que podemos resgatar o sorriso. Estes contatos diretos com as tragédias causadas pela corrupção paradoxalmente é fonte de energia. Muitas vezes olho pro céu e me pergunto de onde vem tanta determinação pra continuar lutando.

Certa vez, na marcha que fazia pra Brasilia, depois de caminhar uns 20km, por volta da 14h, exausto e com assaduras, olhando o sol forte e sem nuvens me perguntava: Meu Deus, será que vale a pena? . Olhava os outros marchantes ofegantes e a fileira desfeita e a reflexão queria continuar, mas cortei dizendo pra mim: Agora é hora de marchar!

Chegamos ao destino e depois do repouso não havia mais questionamentos. Estávamos prontos pra seguir e foi nesta caminhada que conhecemos o Ziller e o IFC, fato que contribuiu muito pra resposta à pergunta feita a Deus. SIM, VALE A PENA!!!!

Vale a pena porque existe a REDE AMARRIBO, porque estamos construindo a ABRACCI, por que existe a Transparência Brasil, porque existe A1M, porque temos a campanha Todos Contra a Corrupção (grifo meu)... Vale sim porque em Analândia o povo enfrenta a morte e segue em frente, em Antonina as crianças agora vão ter transporte escolar de qualidade, porque em Pedregulho a Câmara vai ter que seguir o regimento, porque em Ribeirão Bonito o prefeito foi derrubado pela força da ética, porque o Piauí ganhou mais militantes, porque, em resumo, NOSSOS FILHOS E TODOS OS OUTROS FILHOS, merecem um mundo que todos possam viver dignamente e com poesia".

Arimateia Dantas

5 comentários:

  1. Só pra começar.....Recebemos agora a intimidação...do sr. Prefeito ...através do Julio Mina...que a escola de Samba....de Analandia...não poderá desfilar...porque na sua estampa consta o nome de uma pessoa....que não é do seu agrado....Logicamente que isso não poderia partir do prefeito...que não está nem aí ...com a cidade e principalmente com o carnaval...Esquece entretanto....que os membros da escola não tem nenhum...vinculo politico...ou rabo preso com alguem....A camiseta da escola....doada pela ONG...NÃO fez nenhuma restriçao quanto as estampas....agora oque o prefeito acha que pode fazer....Tirar o sonzinho mixo que foi colocado na praça....Recolher alguns instrumentos em frangalhos que foi cedido...Ora...tenha certeza sr. prefeito...A escola vai pra rua sim senhor....porque não temos dono...agora quanto a vs. não temos certeza.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que não é o prefeito de direito e sim o de fato, aquele que se acha que pode tudo. Vá para o INFERNO... Êsse DÉSPOTA é um "merda" não faz nada pela cidade e quando alguém faz, o mesmo mete o bedelho. O povo quer e vai sair , vivemos num País livre. Uma pena que ainda se deixem usar por êsse psicopatas que acham se dono da população e da cidade. PEDE PRA SAIR OU VAMOS SAIR COM VOCÊ...A JUSTIÇA TÁ DEMORANDO MUITO PRA BOTAR ÊSSE CARA ATRÁS DAS GRADES.

    ResponderExcluir
  3. Já faz dois anos que Analândia não tem carnaval por causa que o cherife "perdeu" seu poder, e esse ano que teria alguma "coisinha", o cherife quer "botar" ordem na casa acabando com o feriado de carnaval.

    É brincadira isso!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sabendo do ocorrido.A intimidação para com os integrantes do bloco.E sinceramente não por demagogia acredito que o Sr Julio Mina não faria por má intenção uma vez que quem o conhece sabe quanto ele ama o carnaval.Pode ser que ele tenha sido instrumento do "recado" mas dúvido que isso tenha saido dele próprio.De qualquer forma é um absurdo que alguém queira "barrar","censurar" ou proibir uma manifestação popular e cultural que é o carnaval por um "detalhe" na camiseta que eu não sei qual é.Isso é um absurdo.Isso é radical e insano de mais.Não entendo como alguém pode se sentir DONO de alguém.Mas ainda bem que os organizadores do bloco, principalmente o Sr Ronaldo é uma pessoa de fibra e não se deixa abater.Essa é a prova de que JUNTOS, UNIDOS somos mais que QUALQUER UM.

    ResponderExcluir
  5. Conheço a história e a pessoa do Francisco.
    Homem de bem, lutando pela própria dignidade e pela dignidade de seus semelhantes, cidadãos com direitos definidos em constituição Federal, mas sem qualquer garantia dos mesmos direitos.
    Francisco é portador de deficiência física em membros inferiores! Certamente teve dificuldades para correr, fosse para atacar ou para fugir de seus agressores!
    COVARDES CORRUPTOS ou CORRUPTOS COVARDES?
    Estou indignada e triste.
    Sonia Dotta

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!