terça-feira, 7 de maio de 2013


Seis mil médicos cubanos virão trabalhar no interior

06 de maio de 2013 | 15h 04
LISANDRA PARAGUASSU - Agência Estado
O governo brasileiro se prepara para importar 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 06, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, depois de um encontro com o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez. "Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos um grande valor estratégico", informou o ministro.
A vinda dos médicos cubanos começou a ser negociada em janeiro de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff visitou Havana pela primeira vez. A intenção do governo brasileiro é levar os cubanos para trabalhar em cidades do interior do Brasil onde hoje não há atendimento e onde os médicos do País não querem trabalhar.
O Brasil, no entanto, terá que encontrar uma solução para a autorização de trabalho para esses médicos. Hoje, médicos formados no exterior precisam fazer uma prova de revalidação do diploma, o Revalida, em que menos de 10% dos que tentaram nos dois últimos anos foram aprovados. "Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de atendimento a regiões particularmente carentes do País", explicou Patriota. 

3 comentários:

  1. Lamentavel essa situaçao, o Brasil ter que importar medicos de Cuba, se os nossos politicos e presidente tivessem vergonha na cara, e investissem aqui no Brasil, com faculdades de medicina publica, onde a procura é muito grande e a disputa por uma vaga é muito disputada, nos poderiamos ter medicos de boa qualidade pra atender o Brasil todo e ate exportar medicos para paises de menor potencial, mas infelismente nao e isso que acontece, e aqui no Brasil pode ter certeza que alguem vai ser beneficiado com a contrataçao desses medicos cubanos. E lamentavel mesmo, a nossa situaçao, é vergonhosa a nossa situaçao, e o povo brasileiro aceita tudo de boca calada e nunca sai dessa merda cada dia mais pobre. Que tal todos nos brasileiroa fazermos um movimento bem planejado para exigir mais escola de medicina publica ao inves de ficarem construindo penitenciarias, temos que nos preocupar primeiro com a Educaçao, e ai por diante. Uma outra coisa muito importanta deveria existir a PENA DE MORTE para certos casos irreverssiveis onde o reu nao tem solucao , mas com essa pena de morte poderia prejudicar muitos politicos do mais alto escalao, entao novamente voltamos a estaca ZERO. E LAMENTAVEL a nossa situaçao. SO POR DEUS MESMO. boa tarde a todos .

    ResponderExcluir
  2. Acho muito válida essa iniciativa.Nosso povo não pode "pagar" por profissionais da área da saúde que teêm atitudes completamente "soberbas". Espero realmente que esses profissionais estrangeiros venham (independente do país de origem) , e quem sabe assim nossos profissionais revejam seus "conceitos" e de uma vez por todas resolvam trabalhar...boicote e oportunismo é coisa de sindicalista..nossos médicos devem sim honrar o juramento que fizeram!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, há rumores por ai que o Dr. Cirinho que atualmente reside em Taubate esta vindo morar em Analandia e vai ser o novo Secretario de Saude, e fiquei feliz, porque sei que ele é uma pessoa capacitada e um profissional qualificado, quem sabe assim alguem possa acertar as coisas no nosso hospital que nao anda nada bem, e tem muita gente decontente, começando pelos funcionarios , é muita gente mandando e pouca gente trabalhando, inclusive eu ja gostaria de fazer uma critica construtiva, tem funcionarios fumando na porta do local de trabalho e a fumaça esta entrando pra dentro das salas , e a lei diz que pode fumar no local de trabalho, desde que seja a 10 {dez} metros de distancia da ultima cobertura, mas isso nao esta acontecendo, e no hospital é lugar de tratar da saude e nao de ficar acabando com a saude e principalmente com a saude de quem nao fuma. Se todos os fumantes respeitassem os nao fumantes seria uma maravilha. Mas isso tudo pode ser falado e exigido numa simples reuniao de trabalho. obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!