terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os 3 Rs: Reduzir,Reutilizar e Reciclar

O que é a regra dos 3 Rs?

"R" de Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo (principalmente na passagem do ano, não é?) e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, por exemplo o isopor.Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!



"R" de Reutilizar
Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!




"R" de Reciclar
Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta. A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.

8 comentários:

  1. RONALDO TANGERINO PENSA...
    - Onde foi que fui mexer?

    ResponderExcluir
  2. UM SER COMO ESTE NÃO PENSA,AGE SÓ POR INSTINTO, INSTINTO DA CORRUPÇÃO, DA SAFADEZA.
    SE DEPENDER DESTE SER NUNCA EM ANALANDIA VAI SE TER ALGUM PONTO DE RECICLAGEM.
    POIS AÍ ACABA A MAMATA, O DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  3. Por falar em reutilizar quero desejar ao novo PREFEITO LUIZINHO uma boa administração já que ele resolveu assumir o cargo a partir dessa segunda feira sinal que até agora era só de brincadeirinha.

    Então PREFEITO MOSTRE SERVIÇO COMEÇANDO COM A ANULAÇÃO DO FRAUDULENTO CONCURSO PUBLICO ONDE A FRAUDE FOI EM REDE NACIONAL
    Sera que tera coragem pra tanto ????
    Sera que conseguira colocar ANALANDIA novamente como uma das melhores cidades turisticas????

    ESTAREMOS AGUARDANDO SUA REABILITAÇÃO SR PREFEEITO FALAR É FACIL MAS CUMPRIR O PROMETIDO...

    ResponderExcluir
  4. Pergunta pro Mexirica do A$$E$$OR......né Tangerina, Laranjada, etc..... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. um ser humano trabalhador se vste de palhço e faz no CIRCO SUA GRAÇA MESMO SENDO UMA PESSOA SIMPLES HUMILDE MAS HONESTO TRABALHADOR , NOSSO PREFEITO GASTA O NOSSO DINHEIRO COM O CARRO OFICIAL E NÃO É HONESTO E NEM TRABALHADOR, FINGE DE SER HUMILDE E ENCHE OS BOLSOS SE DIZ GENTE DA GENTE QUE VERGONHA SR. LUIZ PAÚ MANDADO.

    ResponderExcluir
  6. Sera que conseguiremos reclicar alguns vereadores?
    Sera que vamos poder reaproveitar alguns deles?
    O lixo humano é o mais dificil de ser reclicado e aproveitado ainda mais aqueles que insistem em continuar na podridão.

    ResponderExcluir
  7. Ooooooo LUIZINHO, ou você faz alguma coisa por Analândia ou você também já era, que Deus te ajude, por que você vai precisar................. você não tem experiência nenhuma e como vai administrar uma cidade? Com certeza você fala: - Onde eu fui me meter...........

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!