sábado, 8 de janeiro de 2011

Relembrando o passado!!

Cia. Rio-Clarense (1884-1888)
Rio Claro Railway (1888-1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1940)


OLIVEIRAS, click na foto é linda


Município de Analândia, SP
Ramal de Analândia - km 43,526 - SP-0739
Linha-tronco métrica - km 43,526
Inauguração: 15.10.1884
Uso atual: demolida
sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)

HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Rio Claro e São Carlos que passava pelo Cuzcuzeiro foi aberto pela Cia. Rio-Clarense em 1884, e fazia parte de sua linha principal, de bitola métrica. Comprada pelos ingleses que formaram a Rio Claro Railway em 1888, esta foi vendida para a Cia. Paulista em 1892, que ficou com a linha, que então chegava até Araraquara e foi renomeada como Secção Rio Claro. Em 1916, a Paulista prolongou a linha para a frente de Rio Claro com bitola larga, até São Carlos, mas aproveitando somente o leito a partir de quinhentos metros à frente da estação original de Visconde de Rio Claro. Com isto, o trecho entre a estação de Bifurcação (mais tarde Visconde de Rio Claro-nova) e o início, em Rio Claro, ficou reduzido a uma variante de bitola métrica, chamada a partir de 1922 de ramal de Anápolis, nome que em 1944 veio a se tornar ramal de Analândia. Antes disso, em fins de 1940, o trecho entre Anápolis e Visconde-nova foi suprimido e o ramal passou a parar em Anápolis. Em 01/09/1966, o tráfego no ramal foi extinto e os trilhos, logo a seguir, retirados.

A ESTAÇÃO: Estação inaugurada pela Rioclarense em 1884,Oliveiras foi desativada em agosto de 1940, quando o trecho entreAnalândia e Visconde do Rio Claro, remanescente ainda da linha-tronco original da Rio-Clarense, foi suprimido, e os trilhos, retirados. Em outubro de 1940, ela foi demolida (*RCP-1941).


A estação de Oliveiras, com o Cuzcuzeiro ao fundo. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista

Em 06/1998: por aqui ficava a estação de Oliveiras... Foto Nei Galvão da Silva

4 comentários:

  1. Desculpe-me, mas não dá para relembrar o futuro!

    ResponderExcluir
  2. Imaginem uma Maria Fumaça.....dando um rolê pras essas bandas....com um cenário magico....que somente aqui existe....Analandia iria bombar no turismo......

    ResponderExcluir
  3. E por falar em turismo.....Após varias obras na cidade.....e conhecendo o gerente da Concerge.....Fica muito estranho a qualidade das obras dos novos quiosques abandonados.....Me parece proposital....A finalidade é que me intriga....Tem gato na Tuba aí....

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!