A AMARRIBO BRASIL apresentou durante a programação do XII Encontro dos Filhos e Amigos de Ribeirão Bonito, neste sábado(30), um pouco de sua história e a trajetória da entidade nesses 12 anos de fundação.
O evento teve início às 10h00, na sede da entidade, com a presença de autoridades, convidados e visitantes, além de diretores e conselheiros da AMARRIBO BRASIL.
Josmar Verillo, Presidente do Conselho de Administração, contou um pouco da história da entidade desde a sua fundação 1999, quando um grupo de amigos se reuniu no Morro Bom Jesus e ali foi fundada a AMARRIBO. Os projetos para Ribeirão Bonito foram detalhados por Josmar.
Na sequencia veio a apresentação da Diretora de Combate à Corrupção, Lizete Verillo que falou da formação da Rede AMARRIBO que hoje conta com 202 entidades as quais trabalham com os mesmos propósitos e objetivos da AMARRIBO.
Nicole Verillo contou sobre o surgimento da AMARRIBO Júnior, seus projetos e futuro.
José Chizzotti, conselheiro da AMARRIBO aproveitou a presença de autoridades para pedir apoio jurídico às ONGs da Rede. Disse da importância da parceria com a CGU – Controladoria Geral da União e do compromisso assumido pela AMARRIBO em organizar a 15ª Conferência Internacional Contra a Corrupção.
Jorge Sanchez, Presidente da Diretoria Executiva, deixou de lado a formalidade para falar o quanto se sente feliz em integrar a equipe da AMARRIBO e de poder dedicar parte de seu tempo combatendo a corrupção no país. Jorge, que já viajou por diversos países representando a AMARRIBO, disse que a entidade é muito respeitada e requisitada.
Guilherme Haehling, Diretor Executivo da AMARRIBO discorreu sobre o momento presente da entidade, ressaltando a importância das parceiras com a CGU e a T.I. – Transparência Internacional, da qual a AMARRIBO deverá torna-se um capítulo no Brasil.
Leo Galdino Torresan, foi empossado por Josmar Verillo, Presidente do Conselho de Administração da AMARRIBO BRASIL para os próximos três anos. Leo agradeceu o companheirismo do Josmar prometendo muito trabalho e dedicação. Leo Torresan fez uma rápida apresentação do trabalho da entidade para os próximos anos.
Convidados
Paulo Veiga. Prefeito de Ribeirão Bonito, disse que a cidade vive tempos tranquilos. Enalteceu o trabalho da AMARRIBO, dizendo que a corrupção é um mal que tem que ser combatido. Veiga colocou a prefeitura à disposição para quem quiser conhecer a sala da transparência.
Marlon Reis, Juiz Estadual, autor do Projeto Ficha Limpa e fundador do MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Disse sobre o árduo trabalho que é combater a corrupção, mas que a sociedade tem que acreditar que unida poderá vencer esse mal. Citou o próprio Projeto Ficha Limpa de iniciativa popular e que acabou virando lei.
Vania Lucia Ribeiro Vieira, Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, disse que a AMARRIBO foi escolhida para organizar a 15ª Conferência pelo trabalho que apresentou durante todos esses anos. Ressaltou que o Ministro Chefe da CGU, Jorge Hage está confiante que o evento que será realizado no Brasil em 2012 será coroado de sucesso.
Eduardo Gaiesvski, Prefeito de Realeza – PR, foi homenageado pela AMARRIBO, tendo seu e-mail transformado em um quadro que será colocado entre outros existentes na sede da entidade.
O E-mail
Gaievski escreveu um e-mail contando da importância que a AMARRIBO teve em sua vida ao entrar para a política de Realeza. Gaievski deixou a iniciativa privada para se candidatar a prefeito de Realeza. Em pesquisa, Gaivski contava com menos de 1% das intenções de voto e acabou se elegendo prefeito com mais de 60% dos votos válidos. Na reeleição com mais de 80%.
Eduardo Gaieviski, disse que aplicou muito dos ensinamentos da AMARRIBO em sua cidade. De acordo com Gaievski, a cidade hoje tem muito dinheiro em caixa com a cidade bem administrada onde tudo funciona, diferentemente do que acontecia no passado. Muito emocionado Eduardo parabenizou a AMARRIBO pelo trabalho que desenvolve no país.
Após o envento, foi servido almoço na chácara da Eneida.
Dr. Marlon Reis Juiz Estadual, um dos fundadores do MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e autor do Projeto Ficha Limpa