sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que desandou no Mundo ?

A pergunta poderia ser: o que está errado no mundo? Pois as pessoas se esqueceram do que é essencial para se ancorar no superficial. A natureza é sábia. Nenhum de seus entes – à exceção do homem – dela retira mais do que o necessário para sobreviver. Um jacarandá não esgota os nutrientes da terra. Desta extrai somente o imprescindível para crescer e se conservar. O leão não mata todas as gazelas. Mata uma, quando tem fome. Todos sabem que dependem da continuidade da vida para subsistir.
O homem, não. Pretensioso, cheio de si, destrói toda uma floresta. Acaba, por atacado, com uma obra que levou milhões de anos para existir. São suficientes alguns minutos e o uso de uma motosserra para acabar com esse tesouro.
Poucas pessoas têm consciência do descalabro. Chegam a ser hostilizadas, pois consideradas “inimigas do progresso”. Quando a felicidade não se avalia na vertical. Não é juntando dinheiro que se consegue ser feliz. A felicidade é horizontal. É estar bem consigo mesmo. Ninguém consegue estar bem num deserto. Sem água, sem vegetação, sem biodiversidade. Santo Agostinho já recomendava que não se juntasse mais do que o necessário para subsistir. O restante é de ser entregue a quem precisa mais do que a gente. Quem se satisfaz com o essencial? 
Será que a vocação da espécie humana é competir? Na competição desenfreada em todos os níveis, as pessoas crescem espiritualmente? São mais felizes? Tornam-se melhores? São dignas de serem consideradas celebridades?
Pobre destino desse verbete: “celebridade”! Deveria lembrar a celebração de pessoas capazes de belos gestos. Primícias da raça humana. Aquelas que se destacassem por seu crescimento em graça e sabedoria, em atributos que merecessem cópia. Hoje, celebra-se o nada, o vazio, o mau exemplo, a desfaçatez.
Algo vai muito mal na face da Terra. Lembra-me a busca por alguém digno de se salvar, antes da catástrofe. Será que entre os líderes, os poderosos, as “celebridades”, conseguiremos lotar uma arca, para que sirvam como semente da “nova humanidade”?Quem se arrisca a relacionar os ocupantes da próxima arca, que bem poderá ser uma nave espacial? 
José Renato Nalini é Desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo. E-mail:jrenatonalini@uol.com.br.

5 comentários:

  1. Venho pensando nisso constantemente, mas como existe seres sem misericórdia nesse mundo, capazes de tornar nossa cidade escrava!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTISSIMO SENHOR DESEMBARGADOR JOSÉ RENATO NALIN.
    LI COM MUITA ATENÇAÕ O SEU TEXTO, QUASE APOCALÍPTICO, COM A PERGUNTA: O QUE DESANDOU O MUNDO?
    PARA MIM A RESPOSTA É MAIS SIMPLES DO QUE PODE PARECER AO SENHOR, POIS MAIS DO QUE AS PALAVRAS, COMPETIÇÃO E CELEBRIDADE, SEJAM REALMENTE RESPONSÁVEIS PELO ATUAL ESTADOS DE COISAS. EXISTE UM CONCEITO, MAIS ANTIGO, DA QUAL COM TODA MINHA HUMILDADE DIGO NÃO SABER A ORIGEM, MAS QUE DEU INICIO A TODA DEGRADAÇÃO HUMANA, E QUE LEVOU ÀQUELE QUE ERA SELVAGEM, MAS QUE VIVIA PLENAMENTE EM ACORDO COM A NATUREZA, MUITO EMBORA O BICHO HOMEM, TAMBÉM FAÇA PARTE DA NATUREZA.
    O CONCEITO AO QUAL ME REFIRO, E TENHO CERTEZA QUE HOJE O SENHOR DEFENDE COM TODO ARCABOUÇO JURÍDICO A SEU FAVOR, MAS QUE INFELIZMENTE PARA MIM É, O ELEMENTO CAUSADOR DA DOENÇA CHAMADA AMBIÇÃO, QUE HABITA O CORAÇÃO DO HOMEM CIVILIZADO E QUE TODOS O CONSIDERAM COMO PERTENCENTES NATURAIS Á VIDA.
    ESTOU FALANDO DO CONCEITO DE PROPRIEDADE PRIVADA, E QUE DEU ORIGEM A OUTROS CONCEITOS PERNICIOSOS AO BEM ESTAR DA HUMANIDADE, COMO CONCEITO DE NAÇÃO E OUTROS DE IGUAL TEOR.
    NÃO CONHEÇO A ORIGEM DESTE CONCEITO, POIS ACREDITO QUE NEM NA TEORIA CREACIONISTA OU NA TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, ALGUMA ESPECIE OU INDIVIDUO TENHA GANHO UMA PROCURAÇÃO, PARA SE AUTODENOMINAR DONO DE ALGUM PEDAÇÕ DE CHÃO DESTE ENORME PLANETA AZUL CHAMADO TERRA. PORTANTO PEÇO AO SENHOR, LICENÇA PARA DIZER QUE APÓS A EFETIVAÇÃO DO CONCEITO DE PROPRIEDADE PRIVADA O HOMEM ESTAVA DEFINITIVAMENTE CONDENADO A ESTE CALAMITOSO ESTADO DE COISAS, QUE MAIS PARECE ATENCEDER O FINAL DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE NA TERRA. COM TODO O MEU RESPEITO DEIXO A PERGUNTA: SERÁ O HOMEM CAPAZ DE REVERTER ESSA SITUAÇÃO?!!

    ResponderExcluir
  3. POVO MAIS ESCLARECIDO...ALCANÇO A COMPREENSÃO DOS TEXTOS DO NALINI E DO LUIS CELSO, MAS NÃO SEI ESCREVER NESTE NIVEL...ENTÃO LÁ VAI MINHA RESPOSTA A LUIS CELSO- SERÁ O HOMEM CAPAZ DE REVERTER ESSA SITUAÇÃO? HÁÁÁÁÁ !!! É SÓ NO PESCOÇOTAPA, POIS A COISA TÁ MESMO ESCABROSA COM TANTA EDUCAÇÃO, TEM VEZES QUE TEM QUE SE METER A MÃO NA MASSA PARA QUE PASSE A FUNCIONAR MELHOR.
    POR BEM NÃO ESTAMOS VENDO REAÇÃO NENHUMA.ENTÃO...VARA NELE...

    ResponderExcluir
  4. QUE VÁ NO PESCOÇÃO24 de julho de 2011 01:26

    PARABÉNS RELES MORTAL, POR BEM NÃO VAI, ENTÃO TEM QUE IR NO PESCOÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. Cidinha Marcondes24 de julho de 2011 14:09

    SERÁ O HOMEM CAPAZ DE REVERTER ESSA SITUAÇÃO ?

    SIM É SAINDO Á RUA COM SUAS ESPADAS E CORTAR AS CABEÇAS DOS POLITICOS, SEM MEDOS, ASSIM DAREMOS EXEMPLOS PARA OS PRÓXIMOS QUE VIEREM, É DERRUBANDO OS MUROS , DESTRUINDO TUDO PARA UMA NOVA RECONSTRUÇÃO. COMO ? A ESPADA É A "ARMA" SIMBÓLICA. CORTAR AS CABEÇAS DOS POLITICOS É DIZER PRA ELES ATÉ NUNCA MAIS E NAS URNAS SENDO CONSCIENTES DE QUE CORRUPÇÃO NUNCA MAIS. NÓS CIDADÃOS PODEMOS LUTAR COM NOSSA ARMA QUE É O VOTO. ENTÃO ESTAMOS ESPERANDO O QUE PARA REVERTER ESSA NAÇÃO.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!