quarta-feira, 7 de julho de 2010

Agressão ao CQC em Analândia gera polêmica


Polícia Militar é acusada falsamente de violência contra programa de televisão

Por Marina Formaglio

Nessa última quinta-feira, 1º de julho, a equipe do programa “Custe o que custar” (CQC) veio para Analândia para gravar um de seus quadros de maior destaque: o “Proteste já”. A intenção era denunciar o problema no tratamento de esgoto que continuou a poluir o rio Corumbataí . Enquanto eram gravadas as cenas diretamente no local da denúncia, correu tudo bem. A polêmica surgiu algumas horas depois, por volta das 13h30 ao começar a manifestação em frente à prefeitura municipal.

Quem assiste ao programa, já sabe como funciona o quadro. Primeiro é apresentado o problema, depois é cobrada uma atitude das autoridades públicas para que ele seja resolvido. Porém a situação fugiu ao controle da produção quando começaram as agressões verbais e físicas por parte dos funcionários da prefeitura.

No mesmo dia, a imprensa publicou notícias de que quem agrediu a equipe do CQC foi a Polícia Militar, tendo como fonte a prefeitura de Analândia. O sargento André Marquezeli diz que se sentiu grato pela rede Bandeirantes e pelo próprio repórter Danilo Gentili terem negado publicamente as acusações. Ainda acrescenta que vai cobrar pessoalmente uma satisfação das pessoas que culparam a PM. “Além disso, dependendo de decisões superiores, podemos entrar com um processo por difamação”, afirma o sargento.

Marquezeli diz que a polícia recebeu uma ligação com a denúncia de que estava havendo um tumulto em frente à prefeitura, então foi até o local para averiguar o que estava ocorrendo. Ao chegar lá, André encontrou uma manifestação “barulhenta”, como ele mesmo disse, porém pacífica. Ele fala que apenas permaneceram no lugar para cumprir com o seu dever, que é garantir a segurança, “eu me vejo como um negociador da paz, fico presente para agir como um intermediário entre as partes discordantes”.

Sobre como se iniciou a briga, ele diz não ter visto exatamente como aconteceu, por não estar tão próximo do repórter Danilo Gentili enquanto entrevistava o ex-prefeito e atual chefe de gabinete, Beto Perin, protagonistas do incidente. Mas acha que pode ter começado no momento em que uma funcionária aparece dando um tapa na câmera de um membro da ONG Amasa e logo em seguida tenta interromper a gravação da equipe do CQC. “Depois disso só vi o tumulto, foi quando entramos em ação para separar as partes”.

Assim que a equipe saiu, foram fechadas as portas da prefeitura. Em seguida foi colocada uma placa alegando que tal atitude foi tomada para evitar uma invasão da ONG junto ao CQC. Termo questionado pelo próprio repórter, já que se trata de um prédio público e por isso de livre acesso a todos. Sendo assim incoerente o uso da palavra “invasão”.

“Não sei se isso é legal ou não, não tenho conhecimento das leis que regem esse âmbito da política, estava lá apenas para manter a paz”, comenta o sargento Marquizeli ante ao ato da prefeitura de fechar as suas portas. “Se cada um tomasse conta de suas responsabilidades, o mundo giraria muito melhor”.

Mais atos de violência de figuras públicas

Esta não foi a primeira vez que foram feitas denúncias contra algum membro da prefeitura por agressão, nem de tentativa de responsabilizar a Polícia Militar por seus crimes. Há menos de um mês uma cidadã de Analândia foi agredida verbalmente durante uma sessão na câmara dos vereadores, e policiais precisaram entrar novamente em ação para acalmar os ânimos. Porém foram publicadas em jornais da região notícias de que a PM foi negligente e que, além de não tomar nenhuma atitude, ainda foi a agressora.

Nessa ocasião, o sargento Marquezeli veio procurar o blog Unidos por Analândia para fazer uma retificação do ocorrido.

Além disso, a prefeitura municipal de Analândia já foi condenada a pagar indenizações por atos de violência do ex-prefeito Beto Perin. Uma delas foi para o ex-funcionário Valter Luiz de Oliveira, que recebeu uma quantia no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais), existem mais casos julgados e condenados a pagar indenizações.

12 comentários:

  1. PARABENS AO MARQUIZELI QUE NÃO SE CALOU NESTE TRISTE ACONTECIMENTO DA HISTORIA ANALANDENSE.

    ResponderExcluir
  2. ESTA É A CARA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RUINZINS

    SE ESCONDEM COMO RATOS DEPOIS ACUSAM PESSOAAS E AUTORIDADES POLICIAIS DO FATO OCORRIDO .
    SR PREFEITO MOSTRE SER UM HOMEM DE VERDADE E TIRE DA PREFEITURA ESTE INCAPAZ DO SEU PRIMO .
    PARECE QUE VC NÃO ESTA PERCEBENDO QUE QUANDO ESTOURAR A BOMBA SOBRARA PARA VC POIS O ZÉ DAS MENTIRAS E AS IRMÃS METRALHAS SERÃO OS PRIMEIROS A APAGAR AS LUZES PARA PREJUDICAR OS OUTROS.]
    ONTEM JA JOGOU A CULPA NA CETESB AMANHÃ EM OUTRA PESSOA E QUANDO APARECER A PF SOBRARA PARA VC AMANSSADOR DE MULAS.

    ResponderExcluir
  3. ENGRAÇADO ESTE DELEGADO APARECER EM ANALANDIA BEM NESTE INSTANTE FIQUEM DE OLHO POIS IREMOS APURAR SR DELEGADO.

    ResponderExcluir
  4. DEVEMOS FALAR PARA A CORREGEDORIA APURAR OS FATOS POIS O DELEGADO JA QUERIA COLOCAR NOS NOSSOS HONESTOS POLICIAIS .

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Marina Formaglio, por esclarecer, de forma verdadeira o ocorrido em Analandia!

    ResponderExcluir
  6. Ops, o passarinho voltou, e me falou que o Paulao e a alguma Dra. da prefeitura tao a caminho de Sao Paulo, vao dar uma passadinha na TV BAND para negociar o que vai ser mostrado no programa dia 12!! Ué, mas se quem agrediu foi o CQC, pq estao com medo?! A Liminar foi negada, agora vao tentar comprar a BAND?! kkk PIADA MESMOOO.. RS RS RS RS RS..

    ResponderExcluir
  7. O SR. DELEGADO EU CONHEÇO DESDEQUE ERA MILITAR, É DE BOA FORMAÇÃO,SEMPRE CONSEGUIO TUDO NA VIDA COM SAQUEFICIOS COMO EU CONHEÇO DESDE ÇRIANÇA SEI DE SUA INDOLE NÃO AGREDITO QUE TENHA INTERFERIDODE TAL MANEIRA, EXISTE PESSOAS QUE NÃO MEREÇAM SER DEFENDIDA MAS ESSE MERECE E MUITO.....ABRAÇO SR.MINELI.

    ResponderExcluir
  8. Este é um delegado competente e com certeza não merece certos comentários, sempre foi um bom policial e com honras se tornou delegado. Sabemos que em toda profissão tem os bons e os ruins êsse podemos afirmar que não é corrupto.

    ResponderExcluir
  9. É lamentavel!Mas as 'coisas'que tem acontecido nesta cidade!a população não sabe mais o que é certo e o que é errado.B.O. NÃO ADIANTA,PREFEITURA,RECLAMAR PRA QUEM?CONSELHO TUTELHAR NÃO FUNCIONA,ESCOLA MEIA BOCA,HOSPITAL E PARA POUCOS(COM MEDICO VELHO QUE TODA DOENÇA E UM CANCER)CAMÂRA DE VEREADORES MEIA BOCA, SO MESMO UMA INTERVENÇÃO FEDERAL!!!!ALGUEM NOS AJUDE?

    ResponderExcluir
  10. Por gentileza, ninguém vai denunciar o nepotismo nesta cidade? José Roberto Peri é primo do Prefeito, segundo a súmula do supremo Tribunal federal é proibido ele exercer cargo de confiança: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

    http://nalei.com.br/blog/decima-terceira-sumula-vinculante-proibe-o-nepotismo-442/

    ResponderExcluir
  11. Isso se chama TAPAR O SOl COM A PENEIRA

    ResponderExcluir
  12. putssss....cade a honestidade em prefeitaooo..
    so vc msm ...sua irma a dracula bateu no cara...nossa nossa nossa..nao pode neh....negocia la na band vc consegue tudo, quem sabe neh.....sai dai luizinhu volta pra escola tira xerox que la eh seu lugar vc nao sabe comandar uma prefeitura..alias vc nao comanda neh ...quem faz as coisas ai eh o betaooo!!!!

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!