domingo, 25 de julho de 2010

Publicação apresenta práticas sustentáveis para embasar políticas públicas

Uma publicação com práticas de sustentabilidade urbana foi lançada nesta quarta-feira (21/7) em São Paulo (SP). A Plataforma Cidades Sustentáveis apresenta - nas versões impressa e online - experiências já implantadas em diversas cidades do mundo. A ideia é que as práticas sirvam de referência para gestores e candidatos das próximas eleições no planejamento de políticas públicas e programas de governo.

A iniciativa é do Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. “Fizemos uma varredura para trazer propostas concretas que são bem-sucedidas. Os modelos escolhidos não são necessariamente os de grande impacto, pois buscamos a diversidade regional e temática e que já estivessem em prática”, afirmou o coordenador da Secretaria-Executiva do Nossa São Paulo, Maurício Broinizi.

Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas e, até 2050, o número será de mais de 75%. No Brasil, chega a 85% a população localizada em cidades, “o que coloca o tema como uma das grandes prioridades das políticas públicas dos países”, aponta a publicação.

As cidades também são responsáveis por dois terços do consumo mundial de energia e por 75% de todos os resíduos gerados pela população. Segundo o documento, “o cuidado com a natureza e as pessoas, o compartilhamento de excedentes e o estabelecimento de limites razoáveis ao crescimento, produção e consumo” são essenciais para um novo modelo de desenvolvimento. “

É preciso mexer na correlação de forças, na estrutura de poder do país, para que coisas como a sustentabilidade sejam prioritárias”, alertou o cientista político e pesquisador de ecopolítica, Sérgio Abranches. “O conceito de vontade política está esvaziado. Há articulações de interesses. Então, as mudanças terão que ser feitas da base”, completou.

Possibilidades práticas

Dividida em doze eixos temáticos, a plataforma reúne 73 experiências. Entre as práticas abordadas, está a contenção dos vazamentos de água feita por Tóquio, capital japonesa. O método fez com que a quantidade de água desperdiçada caísse pela metade nos últimos dez anos, de 150 milhões para 68 milhões de m³.

Em Bogotá, na Colômbia, foram construídos mais de 300 quilômetros de ciclovias e o transporte público foi melhorado. Como resultados das ações, a publicação destaca o aumento em cinco vezes o uso da bicicleta na cidade e a redução do tráfego de automóvel em 40%.

Outra prática citada por Broinizi foi adotada em Rizhao (China). O governo municipal tornou obrigatória a instalação de aquecedores solares em todos os prédios. Também, a maioria dos sinais de trânsito e as luzes dos parques são alimentados por células solares. A diminuição anual de emissão de gás carbônico foi de 53 mil toneladas.

Compromisso

O Movimento Nossa São Paulo vai enviar, a partir desta quinta-feira (22/7), uma carta-compromisso aos governantes dos municípios e estados brasileiros. Candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal, que estiveram presentes no lançamento da publicação, assumiram o compromisso de uma gestão pública voltada para o desenvolvimento sustentável nas cidades.

Os candidatos ao governo de São Paulo que assinaram o documento foram Aloísio Mercadante (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) – representado pelo deputado federal José Aníbal –, Paulo Búfalo (Psol) e Paulo Skaf (PSB) – representado pelo vereador Eliseu Gabriel. O candidato ao governo pelo PV, Fábio Feldman, deverá assinar a carta, informou seu candidato a vice, Rogério Meneses, presente no evento.

Dos candidatos ao Senado, assinaram a carta, Ricardo Young (PV), Romeu Tuma (PTB), Marta Suplicy (PT), que se manifestou por carta enviada ao Nossa São Paulo, e Aloísio Nunes Ferreira (PSDB), representado pela assessora Ana Maria Tebar .

FONTE: Portal Aprendiz

16 comentários:

  1. PRÁTICA SUSTENTÁVEIS NA VADA PÚPLICA; ANO ELEITORAL MAIS UM MILHÃO....O QUE FAZER...PERGUNTA O ACESSOR AS IRMÃZINHAS...VAMOS SENTIVAR O TURISMO...COMO ELAS PERGUNTAM ..SIMPLES, CONSTRUIREMOS SEIS QUIOSQUE..ONDE JÁ NÃO DÁ MAIS..DOU UM JEITO..DERRUBO TRES DA PRAÇA, FAREMOS TUDO PARA A POPULAÇÃO...UM SERÁ NO CEMITÉRIO, VAMOS COLOCAR PARA VENDER VELAS...OUTRO EM FRENTE DA DELEGACIA, VENDERÁ CHAVES... OUTO SERÁ NO ATENDIMENTO BÁSICO, NOSSOS FUNCIONÁRIOS TOMAR CAFÉ, FUMAR CIGARRS BATER UM BOM PAPO...OUTRO SERÁ NA ESTRADA DA FAZENDA SÃO FRANCISCO VENDERÁ CARDO DE CANA E PATEL...EO ÚLTIMO ESSE É FÁCIL NA ENTRADA DO BOSTERIRO, VENDEREMOS AMOSTRA DE NOSSA CAPACIDADE, BOSTA.......

    ResponderExcluir
  2. VOLTO LEMBRAR A POPULAÇÃO !!!! A CIDADE DE ANALANDIA SE ENCONTRA SEM PREFEITO O COMANDO ESTA NAS MÃOS DO POVO E JA ESTAMOS PONDO EM PRATICA NOSSOS SERVIÇOS SOMOS VOLUNTARIOS NÃO GANHAMOS CESTAS BASICAS ENTÃO JUNTEM-SE A NÓS POIS SOMOS DO BEM E QUEREMOS UMA ANALANDIA MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. Cidadãos vamos cobrar desses veriadores prestações de contas do trabalho de cada um deles ,é muito sossego pra tanto dinheiro a cidade esta um lixo,total abandono andar de carro é facil esquentar acento tambem ,emprego todo mundo quer dificil é achar quem queira trabalhar todo mes o bolso ta cheio enquanto isso ANALANDIA pede socorro e o pior a UBS nem pode fazer nada estamos num DEUS NOS ACUDA.

    ResponderExcluir
  4. A pratica certa aqui é o ministerio publico tomar conhecimento de tudo que se passa nessa cidade e levar a serio a situação tomando providencias contra essa quadrilha que esta levando a cidade pro esgoto. SR PROMOTOR ANALANDIA tem moradores não somos fantasmas e merecemos mais atenção por favor.

    ResponderExcluir
  5. deputados dizem que mandam verbas, até eu posso mandar só resta saber pra onde e pra quem vai essas verbas porque com certeza não é para beneficiar a cidade CUIDADO NESSA ELEIÇÃO nada de LOBINHO e nem de ALDINHO .

    ResponderExcluir
  6. VAMOS VER SE O POVO AGUENTÁ, O CALÇADÃO COBERTO FICOU...LINDO, LINDO...UMA OBRA FOI ENTREGUE ANTES DO TEMPO O DÁ COBERTURA...NÃO SOU PERSEGUIDOR DE NINGUEM......A CORBETURA SERÁ EM HOMENAGEM A ADIMISTAÇÃO.....O NOME VAMOS CHAMAR....RETALHOS DE ENCERADOS....AZUL E AMARELO....COISAS SÉRIA E MUITO SÉRIA....VERGONHA...VERGONHA....VERGONHA.....

    ResponderExcluir
  7. O POVO AGUENTA....A ENORME FROTAS DE UNO FICOU COMPLETA....OS VIDROS TODOS COM INSUFILME..... PARA QUE ....RESPONDO....VAMOS TENTAR ESCONDER O MÁXIMO POSSÍVEL... QUEM ESTIVER UTILIZANDO....DEPOIS FAREMOS MUITOS FANTASMA...VIAGEM PARA VÁRIAS CIDADES DA REGIÃO...IDÉIA DE QUEM.....DE QUEM....TUDO A ESCONDER.......ACESSORA....AGUENTA POVO ....O POVO AGUENTA......

    ResponderExcluir
  8. SABADO FIQUEI FELIX....O DESENHO QUE O SR. BATISTA APRESENTOU NA TV.....BEM CERTINHO.....ENGENHEIRO QUE FEZ DEIXOU O CUNHADÃO CALADO....QUE MAL FEITO...MINHA FILHA DE DEZ ANOS FAZ MELHOR....PIOR QUE O ORIGINAL ESTAVA COM O BATATA....COISAS DA ACESSORA...E O SR. BATITA, HOMEM TRABALHADOR, HONESTO, ACEITÁ...VAI TE CATAR...FALSIFICAÇÃO Á OLHO NÚ.....

    ResponderExcluir
  9. O nosso país deve seguir o exemplo de Analândia que está na vanguarda tecnológica.

    Enquanto:
    Campinas - São Paulo - Rio de Janeiro - estarão ligados até 2016 com o TREM BALA

    Analândia já em 2010 liga-se a Corumbatai - Rio Claro - Piracicaba com o TREM BOSTA

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Isso que é vanguarda
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. VAMOS FICAR ALEGRE E FELIZ.....A CAMINHO SÓ MAIS DOIS MILHÕES...VAMOS CUIDAR DOS NOSSOS IDOSOS...COM UMA BOA SAÚDE PREVENTIVA....MAIS LEITE NENEM...FLAUDÕES...DENTADURAS....REMÉDIOS Á VONTADE....APARELHOS DE SURDES....RÁIO X...ÓTIMAS AMBULANCIAS....INGEÇÕES SEM CUSTO ALGUM....PARA TERMINAR.....TODOS RECEBERÃO ...UM EXELENTE FUNERAL...VELÓRIO GRÁTUITO...VELAS...COROA...CAIXÃO...E COM DIREITO SEUS FÁMILIARES...TEM...TEM MESMO...VOTAR... VOTAR....SABE EM QUEM....ESSE NÃO CONTO...

    ResponderExcluir
  11. IRMÃO POBRE...MAS HONESTO.26 de julho de 2010 às 15:01

    REALMENTE; A CIDADE ES´TA SEM COMANDO...MAS CINCO VEREADORES NÃO SABEM...VOU CITAR FORA O CUNHADÃO LADRÃO , CORRUPITO , BUNDA MOLE......QUATRO PODERIAM RESOLVER....MAS O QUE ESPERAR...UM DELES O SR. PIÇOCA DIZ .....QUEM VOTOU EM MIM É BURRO...BEM FEZ O SEU IRMÃO...SOU POBRE MAS HONESTO...RICO ELE FICOU...MAS O MEU VOTO, E MINHA DA ESPOSA ELE NÃO TEM...LADRÃO, SAFADO,CORRUPITO NÃO...DURMAM COM ESSA.....POBRE E HONESTO....BOA SR... MERECE MUITO RESPEITO...SE O IRMÃO NÃO CONFIA...E A POPULAÇÃO...COITADA.

    ResponderExcluir
  12. No Brasil, para se conseguir um emprego público, seja ele qual for, existem duas maneiras que já estão totalmente instituídas no subconsciente de cada brasileiro.

    As duas formas são bastante claras, entretanto, são bastante distintas:

    A primeira delas exige muito do candidato:
    - através do seu sacrifício (estudo, dedicação, trabalho) o candidato além da competência deve passar por inúmeras provas, com graus de dificuldade cada vez mais alto e enfrentar um número de concorrentes cada vez maior;

    Na segunda escolha os métodos para se chegar ao emprego público, são os mais diferentes possíveis. Pode-se conseguir a tão sonhada boquinha através da venda de um VOTO, do troca-troca de favores, de uma propinazinha, de uma falsificação de documentos, de uma atuação como laranja. Os exemplos são muitos é melhor parar por aqui.

    A primeira forma que deveria ser a única maneira de se entrar no serviço público, já está bastante desgastada e ultrapassada. Afinal de contas porque perder tempo estudando, aprendendo com o esforço ou se dedicando através do trabalho árduo se da segunda forma é mais fácil conseguir uma "boquinha no serviço público"?

    Afinal de contas o que é mais fácil
    estudar horas seguidas...ou...corromper-se?
    trabalhar o dia todo.....ou...fazer troca-troca de favores?
    dedicar-se...............ou...fazer negociatas?
    ser responsável..........ou...aceitar propina?
    usar bem o voto..........ou...vendê-lo?

    Infelizmente, o estudo, a dedicação e o trabalho que deveriam ser os únicos caminhos para se chegar a uma condição de respeito na sociedade está sendo substituído pelos aconchavos, pela corrupção pesada e pela sacanagem.

    Hoje em dia temos:
    - secretários e diretores que nada sabem das pastas em que atuam e que deveriam no máximo estar limpando esgotos pois ali é o lugar destes ratos que infestam a nossa sociedade;
    - intocáveis da justiça que contrário a cuidar das leis sociais, deveriam estar enjaulados;
    - deputados, prefeitos, assessores que se tivessem vergonha na cara, cometeriam o suicídio. Agindo assim, pelo menos uma vez teriam dignidade da atitude tomada.

    Afinal de contas prezados leitores, de que lado vocês estão?
    Será que dormem com a consciência tranqüila ou tem o rabo preso?
    Será que conseguiram um posto de trabalho através do seu esforço ou contaram com a colaboração de corruptos?
    Com que moral, educam seus filhos ou alunos?

    ResponderExcluir
  13. Hoje dia 26 de julho, dia da Padroeira da cidade de Analândia. Se foi celebrada uma missa às 19:30 horas, a nossa igreja estava lotada, pois tivemos à presença do nosso Bispo Diocesano.
    Lamentável, no início da celebração, solicitou a presença de algumas autoridades da cidade. Pois se tratava da padroeira.
    Fiquei chateado, pois não havia nenhum representante do poder público.
    PERGUNTA EU DEIXO:
    TODOS OS REPRESENTANTES PÚBLICOS SÃO DE OUTRAS RELIGIÕES?
    A PADROEIRA PELO QUE EU SAIBA É DA CIDADE, NÃO É DE APENAS UMA PESSOA.
    E PARA DEIXAR BEM CLARO, NO DIA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, TAMBÉM NÃO TINHA NENHUM REPRESENTANTE, NA MISSA.
    SERÁ QUE NADA QUE ENVOLVE RELIGIÃO NÃO INTERESSA AOS GOVERNANTES?

    ResponderExcluir
  14. PIÇOQUINHA, HONESTO.27 de julho de 2010 às 07:58

    É ISSO AÍ PIÇOQUINHA O SR. NÃO TEM CULPA, CULPADOS, SÃO OS FANTASMAS QUE ELE TRAZ, AQUI NÃO RESIDEM, FORA FANTASMAS..

    ResponderExcluir
  15. TODA A POPULAÇÃO AJUDAR VENCEREMOS...NOSSOS CARROS NÃO DEVEM TER ADESIVOS DE DOIS DEPUTADOS, QUE LAVAM DINHEIRO EM NOSSA ANALANDIA...UM FEDERAL COIÓTE NETO ..O OUTRO O FOFÃO DE RIO CLARO, ALDINHO...LEVA TUDO....SÓ ASIM MOSTRAREMOS NOSSA FORÇA...MUROS NEM PENSAR , NÃO ASSINEM PERMIÇÃO...FORA CORRUPIÇÃO..

    ResponderExcluir
  16. Sr. Jorge Luiz realmente a cidade não tem um representante,e, bem sabemos porque, em contrapartida, o ex prefeito e sua corja não inconformados por não fazerem parte desta festa, chamaram ás pressas um circo que iria vir para Analândia sómente em Agosto, mas devido o encerramento da festa e querendo prejudicar a mesma , fizeram que esse circo estreasse neste fim de semana, como bem sabemos a cidade não comporta dois eventos ao mesmo tempo, então o EX-INCOMPETENTE conta com a distribuição de ingressos á população para estragar a festa da Padroeira da cidade. Sabe o que é isso INVEJA, INCOMPETÊNCIA ELES NÃO SE CONFORMAM DE TEREM FICADO FORA DA FESTA DO PADRE. TEREMOS INGRESSOS GRÁTIS DISTRIBUÍDO A POPULAÇÃO COM NOSSO DINHEIRO. APOSTEM !!! OU SERÁ QUE O CANDIDATO A DEP. ESTADUAL ALDO VAI BANCAR OU SERÁ O FEDERAL LOBBE NETO. VAMOS FICAR DE OLHOS NESTA FARRA.

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!