domingo, 29 de maio de 2011

SAMU reforça atendimento de saúde aos pacientes de Ipeúna


Já estão avançadas as obras nas futuras instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que deve entrar em funcionamento no município em meados do segundo semestre deste ano. De acordo com a secretária de Saúde Maria do Carmo Johansson, o Samu deverá agilizar os atendimentos, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços já oferecidos à população. “A Saúde é uma das premissas da atual administração e a cada dia são concentrados esforços para oferecer o melhor aos ipeunenses”, comenta.

Além das instalações adequadas ao Samu, a prefeitura contratou enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atenderão 24 horas por dia as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. 

O socorro é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.

A rapidez do atendimento, medida entre o momento da chamada e a chegada ao local em que se encontra o paciente, é um dos grandes trunfos do Samu, apontado, por isso mesmo, como fundamental para aumentar as chances de sobrevivência da vítima.

O Samu será implantado em Ipeúna, que terá como cidade-sede Rio Claro e atenderá também os municípios de Analândia, Corumbataí, Itirapina e Santa Gertrudes, trazendo um ganho na qualidade do atendimento à população.

4 comentários:

  1. Espera começar a funcionar pra ve se vai dar certo mesmo.....
    Falar do q não se conhece é muuuuuito facil!!!!
    Cerca de R$ 13 mil reais pra uma equipe q só pode sair da Base com a autorização do medico regulador A DISTANCIA!!!!! E tem outra essa equipe só atua no SAMU viu!!!!! dentro da unidade não!!!!
    Ou seja 13 paus pra ficar ESPERANDO emergência!!!!
    Tem dia q tem "infelizmente" tem dia q Graças a DEUS NÃO tem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Reflitam!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maria do Carmo Johansson Secretaria de Saude????? de onde????
    Que me perdoe a ausência pois a mesma é uma excelente profissional, mas errar a função de uma pessoa é extremamente desagradável...e ainda coloca é cache a veracidade das informações.

    ResponderExcluir
  3. É SE ELES REALMENTE ATENDEREM, VAI SER BOM, MAS NO BRASIL COM A ÉTICA QUE TEM OS PROFISSIONAIS,...DUVIDO MUITO...COMEÇA BEM, MAS ACABA LOGO.....

    ResponderExcluir
  4. NÃO QUERENDO SER PESSIMISTA...31 de maio de 2011 às 00:28

    LEMBRAM-SE DO ONIBUS MÓVEL QUE DEVERIA CIRCULAR PELOS BAIRROS . NEM NO COMEÇO FORAM AOS BAIRROS, FICAVAM NA PRAÇA...UNS TEMPOS E DEPOIS DESAPARECEU...PUFFFF!!!!!!! HELOOOO

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!