A segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.
Assim, segurança pública é um processo (ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade), que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos. Deve ser também otimizado, pois dependem de decisões rápidas, medidas saneadoras e resultados imediatos.
Sendo a ordem pública um estado de serenidade, apaziguamento e tranquilidade pública, em consonância com as leis, os preceitos e os costumes que regulam a convivência em sociedade, a preservação deste direito do cidadão só será amplo se o conceito de segurança pública for aplicado.
Parabéns á Polícia Militar e Civil de Analândia, sob mais esta tragédia em nossa pequena e ex-pacata Analândia, prenderam o assassino do saudoso Sr. Moacir.
ResponderExcluirSabemos que a falta de investimentos na Segurança Pública de uma forma geral, retrocede este respeitado e necessário Orgão Público, com falta de pessoal, equipamentos e mecanismos para combater a criminalidade, que a cada dia está mais modernizada e descentralizada.
Quando é necessário fazemos criticas positivas, porem quando é necessário elogiar também devemos faze-las, parabéns a todos os envolvidos na investigação que prendeu o criminoso do Sr. Moacir