sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MAIS UMA CANDIDATA QUE TEVE SUA CANDIDATURA BARRADA

TSE barra candidatura de Abadia ao Senado pelo Distrito Federal

02 de setembro de 2010 • 21h50 • atualizado em 03 de setembro de 2010 às 06h09



O Tribunal Superior Eleitoral barrou a candidatura de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao cargo de senadora pelo Distrito Federal

Direto de Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral barrou nesta quinta-feira (2), por 5 votos a 2, a candidatura de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao cargo de senadora pelo Distrito Federal. A decisão acatou recurso do Ministério Público Eleitoral contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal que havia liberado a candidatura da tucana. Ainda cabe recurso contra a decisão do TSE.
Abadia é a representante tucana na chapa do candidato ao governo Joaquim Roriz (PSC), que teve seu registro de candidatura cassado pelo TSE na última terça-feira (31), mas ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. A construção da chapa definiu o palanque do presidenciável José Serra no DF, que pode ficar prejudicado pelas decisões desfavoráveis aos candidatos na Justiça Eleitoral.
O MPE recorreu ao TSE por achar que a candidata não atendia às exigências de elegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenada por órgão colegiado.
Abadia foi condenada em 2006 pelo TRE-DF por compra de votos e abuso de poder político. Ela teria usado a máquina administrativa do DF para realizar uma reunião eleitoral. A punição foi uma multa de R$ 2 mil.
À época, Abadia havia assumido o governo do DF, com a saída de Roriz - então no PMDB - para concorrer ao Senado. Ela disputou o governo em 2006, mas foi derrotada por José Roberto Arruda.
Para a defesa da candidata, se a punição com multa não seria suficiente, a decisão deveria ter sido pela inelegibilidade. À época da condenação pelo TRE-DF, Abadia não foi cassada por não ter sido reeleita para o cargo de governadora.
Mas o relator, ministro Arnaldo Versiani, alegou que a compra de votos "gera sempre a cassação do mandato, pouco importa que ela tenha obtido um voto, dez ou mil votos. Basta apenas um para configurar a sanção".

4 comentários:

  1. AMANHÃ SERA O CONCURSO PUBLICO E AI??? TEM GENTE ESTUDANDO,CONFIANTE E COM ESPERANÇA QUE NÃO AJA TRAPAÇA MAS É DIFICIL DE ACREDITAR O QUE TEM DE BOLA CANTADA,TEM GENTE GRITANDO

    JÁ PASSEI JÁ PASSEI ELES ME PROMETERÃO E AGORA JOSÉ COMO PODE ISSO?

    ResponderExcluir
  2. E ai eu pergunto:
    SR LUIZINHO ,VOCE SABE O QUE SIGNIFICA DECIDIR SOBRE ALGO??
    OU TERA UMA FORCINHA SOBRE NATURAL PORQUE ATÉ AGORA O QUE VIMOS E SABEMOS É QUE O SR NÃO APITA NADINHA DE NADA DEIXOU O PRIMO COLOCAR AS REDIAS AGORA SEGURA PEÃOOOOOOO

    ResponderExcluir
  3. o feriado chegando
    e os coitados dando duro
    pra tampar os buracos das cagadas
    que fizeram no calçadão os vagabundos dos vereadores fujões é quem devia ta la afinal eles são os melhores fiscalizadores e trabalham por uma ANALANDIA melhor,então comecem mostrar isso concertando o que voces aprovaram

    ResponderExcluir
  4. É MACUMBA VAI MACUMBA VEM
    A CORUJA BATEU ASAS O LOBO BAIXOU A CABEÇA E O COISA RUIM COLOCOU O RABINHO ENTRE AS PERNAS

    CRUIS CREDO QUE MEDA

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!